Gen Bda ANTONIO MACHADO BORGES (1935-2013)

 

 

Faleceu em 18 de junho de 2013, 4 dias depois de completar 78 anos, o General Antônio Machado Borges. Ele era filho da cidade de Caririaçu localizada na Micro Região do Sul Cearense. Ele foi como cadete,nosso contemporânea na AMAN e integrante da Turma de Monte Castelo de Infantaria,  formada em 20 de dezembro de 1956, a 2ª turma egressa da AMAN depois da minha, em 15 fevereiro de 1955, a Turma Aspirante Mega, o heróico Aspirante a Oficial que  tombou morto no combate de Montese.

Nos reencontramos na AMAN em 1979/1980, como instrutores de História Militar, ao tempo  em que esta cadeira era de longa data privativa de oficiais com o curso de Estado- Maior, para ministrarem com mais experiência  lições de vida militar e iniciar os cadetes nos domínios da História Militar Critica, à luz de fundamentos da Arte e Ciência Militar e  relacionar a Arte Militar com o que lhes era ministrado de Tática em seus cursos.

Nossa equipe que funcionou em 1978 como três oficiais, a partir de 1979 passou a contar com seis oficias que inclusive passaram a realizar pesquisas históricas para o Estado- Maior do Exército , cuja Seção de História e Geografia fora extinta por volta de 1970 e a sua Comissão de História que a sucedeu foi extinta em 1974.

 Em contrapartida a Cadeira de História teve  patrocinada pelo Estado- Maior do Exército a publicação de seus livros textos A História da Doutrina Militar e a História Militar do Brasil, os celebres livros azuis que até bem pouco tempo  serviram de livros textos da Cadeira de História Militar, nos quais estudaram e foram nossos alunos como cadetes todos os generais de Brigada, egressos da AMAN e alguns dos atuais generais de Divisão

       E também o Estado-Maior publicou em 1978, de nossa autoria o manual Como estudar e pesquisar a História do Exército Brasileiro que foi reeditado pelo Estado-Maior do Exército em 1999, e distribuídos as AMAN, EsAO e ECEME. Livros azuis cujos remanescentes bastante desgastados pelos tempos, fazem hoje parte do acervo da FAHIMTB e AHIMTB/ Resende Marechal Mário Travassos, no interior da AMAN.

Como instrutor de História desde 1978, recebi a missão de receber em Resende Machado Borges e a sua família, a sua esposa D. Marli Shoéller Machado Borges , duas filhas  adolescentes e seu filho Tom. Uma de suas filhas D. Maria Cristina é esposa do atual comandante da AMAN, o paulista paulistano General de Brigada Tomas Miguel MIné Ribeiro Paiva, que foi meu aluno e de seu sogro de História Militar, em 1980. A outra filha casada com um oficial de Infantaria em missão nos Estados Unidos veio de de lá para o último adeus, ao pai e sogro.

Desde então o Machado Borges e Cariri para seus amigos, ficou ligado a Resende onde passou a residir ao  ser transferido para Reserva e para onde se transferiram sua mãe aqui falecida e duas irmãs.

Machado Borges ou Cariri, pseudônimo que usava em seus e.mails, fez uma bela carreira, tendo comandado de 5fev 1982 a 5 fev 1984, o histórico 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Batalhão Cel Gomes Carneiro , da 6ª Brigada de Infantaria Blindada em Santa Maria. Batalhão cuja síntese histórica abordamos no livro em parceria com os coronéis Luiz Ernani Caminha Giorgis e Mario José Menezes na obra do Projeto História do Exército no Rio Grande do Sul  6ª Brigada de Infantaria Blindada Brigada Niederauer.Porto Alegre: Promoarte/AHIMTB,2002. p.120/125. Sua bela carreira de Oficial de Infantaria foi coroada com sua promoção a General de Brigada.

Era sempre bem humorado e um grande papo , ao contrario do significado etimológico de seu berço natal Caririaçu de “Caladão” . Lamentavelmente foi chamado para o andar de cima, mas escreveu em sua passagem pela terra uma bela História de  soldado e cidadão exemplares e de chefe de família amantíssimo.

Deixa entre seus múltiplos amigos e admiradores feitos em Resende e em especial entre seus companheiros que integram a Reserva  em Resende muitas saudades e boas lembranças do bom amigo, solidário,  generoso e gentil.

 

 

Em nome da AHIMTB/Resende Marechal Mario Travassos

Cel Claudio Moreira Bento

Presidente