SIVAM

UM GIGANTESCO PASSO PARA A PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA


Cláudio Moreira Bento

Segundo concluímos de Vídeo Institucional II, sobre o SIVAM ( Sistema de Vigilância da Amazônia ), elaborado em 13 jan 2001, a desprotegida, cobiçada e para nós traída Amazônia Brasileira, pelo "inimigo azul", ou brasileiros que a desrespeitam e agridem o desenvolvimento sustentável da área que abriga 1/3 da água doce do mundo e a maior quantidade de animais e plantas de planeta, além de constituir 60 % da área do Brasil etc.

Ela se estende por 9 estados onde o inimigo azul, ou maus brasileiros, conferem há anos um perfil perverso à Amazônia Brasileira representado por queimadas; desmatamentos; garimpos clandestinos, que poluem seus rios com mercúrio; grilagens fabulosas de terras; extração ilegal de essências raras de vegetais; narcotráfico; contrabandos diversos, especialmente de armas e pedras preciosas, madeiras e vegetais com princípios ativos para curar doenças; conflitos fundiários, envolvendo colonos, fazendeiros, posseiros e grileiros, especialmente no extremo sul da Amazônia; exploração desordenada do solo em desrespeito ao desenvolvimento sustentável; organizações guerrilheiras em países vizinhos em regiões fronteiriças e, instabilidade política em algum desses vizinhos, e potencialmente geradores de reflexos negativos para o Brasil; presença na Amazônia de estrangeiros e organizações estrangeiras, com o objetivos não identificáveis com segurança e, finalmente problemas sociais decorrentes do baixo estágio de desenvolvimento de Amazônia: desnutrição, baixa expectativa de vida, alta mortalidade infantil, baixa densidade de médicos e leitos hospitalares, insuficiência de meios de comunicação e quase que total ausência de saneamento básico.

Perfil perverso da Amazônia que tem sido alvo no exterior de satanização quanto a exageros no tocante ao desmatamento, queimadas e mau tratamento dos índios .

E tudo isso com o objetivo inconfessável de convencerem a Opinião Publica Mundial, ligada ao G/7, da necessidade de internacionalizar a Amazônia ou de limitar ali a soberania do Brasil .

E tudo por culpa do descontrole pelo Brasil do " inimigo azul da Amazônia ",incluindo-se como tal autoridades e funcionários públicos, corruptos ou omissos, que fornecem os argumentos para o inimigo vermelho tentar se apossar da Amazônia Brasileira e de suas riquezas com o apoio da opinião publica mundial manipulada .Manipulação ao ponto de em alguns paises da Europa automóveis trazerem em seus parabrisas esta agressiva frase : Você já matou hoje um brasileiro?

E o SIVAM, idéia surgida na ECO 92, se apresenta com uma arma notável se bem utilizada pêlos amigos azuis, os brasileiros patriotas, conscientes da riqueza para seus descendentes que a Amazônia guarda em seu interior .

Para ajudar a controlar este mal e tentar eliminá-lo o SIVAM exercerá atividades de Controle de Tráfego Aéreo, Defesa Aérea e de Vigilância e Monitoramento Ambiental através de 25 radares para localizar aeronaves; construção de obras civis em 12 localidades, onde SIVAM se estrutura; 200 plataformas flutuantes para controlar via satélite o estado das águas dos rios; 10 radares meteorológicos; 914 terminais de usuários com telefone, fax, transmissão via satélite e um computador, 81 estações meteorológicas; 300 rádios que recebem e enviam mensagens e localizam seu portador e 14 estações detetoras de raios.

O material usado nas construções foi adaptado a realidade de Amazônia para durarem ??????

Suas instalações se repartem pelo seguintes locais:

Manaus - Alem do Armazém do SIVAM e outras instalações numa área de 138.000 m2, se situa o CVA - Centro de Vigilância Aérea que cuida da Defesa Aérea.

Tefé - onde possui Unidade de Vigilância Transportável e uma Unidade de Comunicações

Belém - Possui um Centro do SIVAM e uma Unidade de Vigilância.

Tiriós - na fronteira do Suriname onde se chega só de avião, e existe fábrica para o material necessário a construção. Ali se situa um Pelotão de Fronteira provisório .

Jacareacanga. Possui uma Unidade de Vigilância

Porto Velho .Possui diversos tipos de radares e a mais completa Unidade de Vigilância. Ali se encontra a Base Aérea dotada de aviões Super Tucano operáveis de dia e a noite. E seu aeroporto é dotado de equipamento de pouso por instrumentos.

SINOP - Possui uma Unidade de Vigilância e um radar transportável para instalação onde se fizer necessário.

ANAPOLIS - GO - Ali possui sua base o 2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação que opera a Vigilância com 5 aviões R -99 A destinados a vigilância do Espaço Aéreo, monitorando o espaço de cima para baixo, com radar sueco, localizando aeronaves a baixa altura e também opera 3 aeronaves R-99 B destinadas ao sensoriamento remoto de incêndios, desmatamentos e movimentos na floresta, dispondo de radar sueco .

Ele opera dia e noite e seu radar ultrapassa nuvens.

O SIVAM se constitui no maior e mais sofisticado projeto de controle ambiental do mundo e é dotado de um eficiente Sistema de Comunicações .

Ele se constitui um passo gigante a serviço da preservação ambiental, do desenvolvimento sustentável, e da manutenção da Soberania do Brasil sobre a nossa Amazônia Brasileira.

Usamos neste artigo algumas figuras que explicaremos .Em exercícios militares o inimigo e tratado por Vermelhos e os amigos por Azuis .O inimigo Azul seria um falso amigo Azul que consciente ou inconsciente faz o jogo do inimigo Vermelho. E na Amazônia os inimigos azuis estão presentes fazendo o jogo do Vermelhos ! Confirmar é obra de simples raciocínio e verificação !

E assim a parte do Exército com responsabilidades no SIPAM( Sistema de Proteção da Amazônia) tem expressivamente aumentada a sua capacidade de defender a Integridade e a Soberania do Brasil na área e cooperar com nações vizinhas amigas para que façam os mesmo em relação a elas. E tudo graças aos esforços das equipes do Comando Militar da Aeronáutica que há 10 anos trabalharam febrilmente para implantar o SIVAM.


Cláudio Moreira Bento

Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil

bento@resenet.com.br