A ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS E A NOVA CAPITAL - LIGAÇÕES ( MEMÓRIA)

Cel Claudio Moreira Bento
                      ( Presidente da FAHIMTB e AHIMTB Resende Academia Marechal Mário Travassos).

 

 

Idealizou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e suas mais caras tradições o Cel José Pessoa, como comandante da Escola Militar do Realengo em 1930 . A escolha de Resende para localizar a AMAN obedeceu a critérios geopolíticos defendidos por seu secretario, o então Capitão Mário Travassos, que o acompanhou em seu primeiro contato com Resende em 1931 e que se consagraria como destacado geopolítico brasileiro. Chefe Militar que como coronel foi o comandante fundador da AMAN, em 20 de março de 1944.

 

 

  Na foto, o então 1º Ten de Cavalaria, Jose Pessoa Cavalcanti de Albuquerque ,vestindo uniforme, há 100 anos do 4º Regimento de Dragões da França, no qual ele combateu e foi promovido a capitão por ato de bravura como comandante de Pelotão. E nesta missão foi colhido pelo Tifo, sendo recolhido a um Hospital da França, onde conheceu e se apaixonou pela jovem enfermeira inglesa voluntária da Cruz Vermelha Blanche Mary Edward, com a qual casou antes mesmo de terminar a guerra e dela ficou separado por seis meses, antes de retornar ao Brasil, ao estagiar em Versailles, num curso de Tanks de Guerra, de que seria o introdutor no Brasil. Ai teve inicio a sua imortal saga de empreendedorismo que culminou com a Presidência da Comissão de Localização e Planejamento da Nova Capital.

 

Sobre a nova Capital Brasília ,em 1949, o Marechal José Pessoa, como paraninfo da Turma de Aspirantes da AMAN. Turma  General José Pessoa,  em seu discurso aos novos aspirantes , abordou a influência geopolítica da Nova Capital, a ser construída no Planalto Central, nos destinos do Brasil e suas repercussões geopolíticas, hoje confirmadas e. inclusive a de prestar apoio aos irmãos brasileiros da Amazônia, isolados da comunhão nacional.

Decorridos 5 anos e como Marechal na inatividade José Pessoa assumiu, em 1954, a Presidência da Comissão de Localização e Planejamento da Nova Capital, por nomeação do Presidente Getúlio Vargas que neste mesmo ano colocou  fim a sua vida em 24 de agosto. Época em que cursávamos o último ano do Curso de Engenharia na AMAN e se comentava a distinção que ele havia recebido do Presidente Getúlio Vargas, que  em realidade foi o construtor da AMAN, como uma promessa da Revolução de 1930 que ele liderara. Nesta Comissão ele trabalhou intensamente por dois anos, em 1944-1955 , inclusive na Presidência do Presidente Café Filho que sucedeu o Presidente Getúlio Vargas .Em 1958 o Marechal José Pessoa publicou o resultado de seu intenso e profícuo trabalho na Comissão intitulado:

     Nova Capital do Brasil- relatório geral de sua localização. Rio de Janeiro: Imprensa Militar, 1958.

E foi membro da Sub Comissão de História e Geografia da Comissão presidida pelo Marechal José Pessoa, o agora Marechal Mário Travassos, ligado a idealização da AMAN e a sua inauguração e que assim analisou geopoliticamente a localização da Nova Capital:

“ A Nova Capital esta voltada para o Atlântico Norte. O Oceano dos três mares chaves( Direções), Caraíbas (canal), Mediterrâneo e Ártico, sem entretanto perdermos as vantagens de relações de Comércio internacionais que já usufruímos , da posição geográfica de nossos portos em relação ao Atlântico Sul .”

Eleito Presidente o Dr Juscelino Kubistchek, o construtor o da Nova Capital , ele encontrou nos trabalhos muito adiantados pela Comissão da Nova Capital presidida pelo Marechal José Pessoa, as condições para poder tornar Brasília uma realidade em tempo Record.

Mas o nome do Marechal Jose Pessoa e sua atuação para tornar realidade Brasília era  ignorado. Isto motivou criarmos em Brasília, em15 de junho de 1999, a Delegacia Marechal José Pessoa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)  que fundáramos em Resende em 1º de Março de 1996 .no aniversário do término da Guerra da Tríplice Aliança e do inicio das atividades oficias da AMAN em Resende. Fundação da AHIMTB,ao abrigo de instalações externas da AMAN. Delegacia Marechal José Pessoa,criada ao abrigo do Colégio Militar de Brasília (CMB) para divulgar a esquecida pela Mídia, atuação decisiva do Marechal José Pessoa para tornar a Nova Capital Brasília, uma realidade . Delegacia que sob a competente direção do acadêmico emérito  General Arnaldo Serafim, foi elevada em 23 de Abril de 2011, Bicentenário da AMAN, em AHIMTB –DF Academia Marechal José Pessoa, chefe hoje com a sua participação na concretização de Brasília. mais reconhecida e divulgada pela Mídia.” História é Verdade e Justiça!.”

. Quanto ao Marechal Mario Travassos o reverenciamos em 23 de Abril de 2011, Bicentenário da AMAN, que ele inaugurou como seu 1º comandante fundador, criamos a AHIMTB –Resende Academia Marechal Mário Travassos, também ao abrigo da AMAN, onde até o presente nada lembrava o seu ilustre  nome.

 No inicio das atividades da Academia Militar em Resende em 1º de março de 1944 , Cel Mário Travassos   assim  registrou no 1º Boletim da AMAN há 70 anos:

"É para nós grande honra assinar o Boletim n° 1 da Escola Militar de Resende. Conhecedor, até os seus últimos pormenores, das origens da Nova Escola Militar, que datam do ano de 1931, nunca pensei que pudesse ver realizado o sonho do então Coronel José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, tão cedo concretizado, graças ao espírito dinâmico, à capacidade técnica e a experiência do Exmo Sr General Luiz Sá Affonseca, e viesse me tocar a missão de insuflar vida, à majestosa realidade que é hoje a Escola Militar de Resende.

É preciso  que as massas de concreto armado e revestimento de mármore de nossa Escola criem alma e falem hoje e sempre do grande momento em que definitivamente os processos de formação dos oficiais do Exército Brasileiro devem ser consolidados de forma a marcar época."

 

Hoje os marechais José Pessoa e Mario Travassos. ligados a idealização da AMAN e de Brasília, a Nova Capital, foram consagrados patronos de Cadeiras da FAHIMTB,,bem como o Presidente Juscelino Kubitschek. como Coronel Médico da Policia Militar de Minas Gerais,por seu relatório da resistência militar do Governo na Revolução de 1932, no Túnel da Mantiqueira ,entre as cidades Cruzeiro, paulista, e mineira de Passa Quatro. Cadeira inaugurada pelo ilustre acadêmico Cel PMMG Affonso Heliodoro dos Santos, dedicado presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, onde, com muita devoção, preserva a memória do Presidente Juscelino do qual foi no passado seu íntimo amigo e colaborador .História é Verdade e Justiça!. E acreditamos que a FAHIMTB assim fez justiça a estes três grandes brasileiros ligados a concretização de Nova Capital.

Sintetizamos as vidas e obras dos marechais José Pessoa e Mário Travassos em:

 

2010-200 anos da criação da Academia Real Militar a AMAN.

Resende: FAHIMTB,2010. p.64 e 81.