BOM-DIA MANAUS


Cláudio Moreira Bento
Presidente da AHIMTB



Fomos despertados pela importância da Amazônia Brasileira ao assistirmos magistral palestra na Academia Militar das Agulhas Negras, proferida pelo hoje acadêmico da AHIMTB Gen Ex Liz Gonzaga Schroeder Lessa que acabara de exercer o Comando Militar da Amazônia.
E daí em diante nosso interesse foi num crescendo tendo participado do Simpósio sobre a Amazônia, a convite do Gen Divisão Carlos Patrício de Freitas, Comandante da Escola Superior de Guerra que o promoveu e realizado no BNDS no Rio.
E constatamos que a Amazônia não dispunha de uma História Militar Terrestre Crítica, analisando as lutas internas e conflitos externos e pressões internacionais sofridas por ela e as potências que se apresentam num crescendo preocupante, das quais a Sociedade Civil Brasileira não tem a devida consciência cívica como nós não a possuíamos até assistirmos palestra do General Lessa que ele a repetiu para diversos auditórios militares e civis.
Daí havermos produzido a pedido do hoje acadêmico da AHIMTB, Gen Ex Paulo de César Castro, quando comandante da ECEME e para ela a obra:
Amazônia Brasileira – Conquista, Consolidação e Manutenção (1616-2004) História Militar Terrestre da Amazônia. Porto Alegre: Metrópole, 2004
Obra sobre a égide da Academia de História Militar Terrestre da Amazônia, hoje esgotada e que incorporou informações de acessibilidade pela Internet de todas as monografias relacionadas a Amazônia, produzidas por alunos da Escola de Estado-Maior do Exército e seu curso CPAEx.
E agora surge a obra notável como Memória Bom-Dia, Manaus, de autoria do notável memorialista castrense e social Cel João Bosco Camurça, livro que traduz a saga (castrense e social) de um Aspirante a Oficial de Intendência do Exército, em Manaus nos anos de 1963/65 servindo 27º Batalhão de Caçadores e atual 1º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Manaus desde a 1ª Guerra Mundial, como 47º Batalhão de Caçadores proveniente de Nioaque - MS.
A obra se constitui numa preciosa memória histórica sobre a ?????? (ilegível) militar e social em Manaus em 1963/65 e principalmente, na visão de um tenente o que ali se passou na Contra Revolução Democrática.
Memória entremeada por lances de sua vida militar, social e familiar, descritos com precisão e humor contagiante, característica de seu estilo como no seu livro Minha Vida de Cadete, já objetivo de nossa apreciação anterior.
Merece destaque em seu trabalho o histórico do 1º BIS, o nome da oficialidade de seu tempo, dos quais só conhecemos o escritor e historiador Cel Hiram Freitas Câmara – e biógrafo do Marechal José Pessoa na obra na ????? (ilegível) deste ilustre chefe e agora coordenador da obra ECEME – A Escola de Método – Um século pensando o Exército. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1905
Livro alvo de nosso comentário no Informativo – O Guararapes 47, 2005 (<<<clique para acessá-lo).
Outra contribuição notável foi a sua análise e resgate da estrutura militar terrestre da Amazônia, além de focalizar cenas de quartel, piadas de caserna e oficiais que passaram pela sua Unidade. Enfim é leitura preciosa, útil e divertida e trabalho incomum mas utilíssimo sobre todos os seus aspectos. E que escreva mais, pois tem especial dom para tal mister, restando lamentar a sua demora em nos brindar com trabalhos literários notáveis da literatura militar brasileira.