Duque de Caxias alvo da manipulação da História

Caxias foi ao longo de sua vida e morto alvo de manipulações da História que vinculadas insistentemente na Sociedade Brasileira viraram "verdades".Vez por outra se constata por parte de pessoas sérias a manifestacãor de conceitos errôneos ou manipulados sobre Caxias.Nosso artigo "0 Duque de Caxias e a manipulação da História." 26 aborda o assunto.Dentre as manipulações que tem prosperado alinhe-se entre outras as seguintes:

-Haver Caxias como comandante da atual Policia Militar do Rio de Janeiro ,em 1838, reprimido um levante de escravos liderado por Manoel Congo e havê-lo massacrado e alguns de seus companheiros.Acusação feita por conhecido político nos anos 30 e filho de Vassouras.Pesquisas recentes da OAB-Rio que aprofundaram no assunto com base documental ,nada encontraram a respeito.Caxias apenas se deslocara até Vassouras para avaliar a situação face a possibilidade de a revolta envolver escravos trabalhando por seus donos na Fabrica de Pólvora de Estrela ,na raíz da serra de Petropólis, o que se tornaria um problema de segurança nacional ,por ser a única do pais.

A revolta foi reprimida por autoridades e por forças locais chamados pedrestres, sob a liderança do cel GN Francisco Peixoto de Lacerda Werneck ,ancestral de Carlos Lacerda. Manoel Congo foi julgado em jan 1839 e condenado e executado na forca ,sob a acusação de haver morto dois perseguidores .

Hoje no Bairro Pedreira de Vassouras foi erigido Memorial a Manoel Congo ,conforme Sebastião Almeida em artigo no Serra x Mar,2a quinzena fev 1997 p.4-Turismo dirigido a Costa Verde,Vale do Paraiba,Região Serrana e Sul de Minas. Esta versão manipulada responsabilizando Caxias e não o cel citado Francisco Peixoto, conseguiu abrigo inclusive no Diario Oficial do Rio de Janeiro,na administração do Governador Moreira Franco,mas claro que a sua revelia .

-Haver Caxias comandado repressão violenta em 1842 ,em Silveiras-SP,em combate a revolucionários liberais que antes haviam massacrado implacavelmente autoridade policial local .É o que se contava e se espalhava no Vale do Paraiba.

Em realidade a região do Vale do Paraiba paulista foi subordinada ao Rio de Janeiro e a repressão citada foi praticada por Guardas Permanentes do Rio e sem nenhuma subordinação a Caxias ,fato que esclarecemos em plaquete História Militar do Vale do Paraiba 27.

-Haver em conluio como Ministro da Guerra e o comandante do Exército Farrapo feito uma traição às tropas farrapas em Cerro dos Porongos ,em 14 nov 1844.

Esta insinuação fez parte de um ofício forjicado.O propio cel Chico Pedro que poderia ter confirmado o fato em suas Memórias publicadas ,caso o fato tivesse ocorrido ,nada, mencionou 28 .É um documeto falso como eram As Cartas Falsas que provocaram a revolução de 1822 bem como a pseudo Ata do Clube Militar de uma reunião em 25 jun 1922 que não houve, em que se acusava um ten Algayer que nunca esteve no Clube Militar de ofensas inomináveis a chefes do Exército que não estavam numa reunião que não houve e foi inventada em 1930 em Recife conforme abordamos em artigos vários e no O Guararapes 1996. 29

-Haver na Guerra do Paraguai, em conluio com o presidente Mitre lançado a montante do rio Paraguai cadáveres de soldados coléricos para atingir adversários políticos do presidente argentino.Acusação feita por um livro já com mais de 30 edições chamado Genocídio Americano em que seu autor ,ignorando a Heurística, no tocante a Autenticidade,Fidedignidade e Integridade das fontes para a seleção das confiáveis para que a História traduza verdade e justiça, manipulou como quis sua "estória" e vem colhendo lucros e louros de seu trabalho calunioso que teve muito boa acolhida no público civico-masoquista no Brasil.

Este fato que o autor mencionado dizia basear-se em documento, levou o gen Jonas Correia presidente do IGHMB a Buenos Aires no Museu Mitre e não se surpreendeu ao ser-lhe mostrado o "documento", apontado pelo autor irresponsável.Tratava-se de um panfleto político circunstancial e não o que insinuava,repetimos o autor.Mais aí esta seu livro "que não veio para esclarecer mas para confundir ".e faturar!!!

A manipulação da História se constitui uma praga no Brasil .Ainda bem que as inteligências que nos governam não dão crédito a essas mentiras,o mesmo não se pode dizer da imensa massa eleitora e a estudantil .

O fato não é novo pois.Já em 1872 amigos e admiradores de Caxias publicaram as suas expensas obra BRASILICUS citada e comentada ao final ,que rebate críticas infundadas ao seu comando no Paraguai e quando este estava fora do poder.

Assistimos e não é ficção, por volta de 1991 ,em curso no Museu Nacional,a covardia cultural de um professor de História de Universidade Federal Fluminense dizer para jovens estudantes que ali foram tirar curso "-O Duque de Caxias foi uzeiro e vezeiro em expulsar posseiros de terras no estado do Rio de Janeiro"

E estas manipulações covardes não terão fim! Terão o efeito sobre inocentes úteis como a calúnia, que comparada a um saco de penas lançado ao vento, jamais poderão ser recolhidas todas as penas e ainda mais em nossos tempos em que a Mídia em geral não promove uma espécie de Projeto Verdade. Ou seja,debates amplos e democráticos sobre a História do Brasil para que a verdade termine por aparecer e o povo exercer seu sagrado direito de escolher a informação.O Tele Curso em seu conjunto uma grande realizaçào no tocante a História Contemporãnea vem manipulando acintosamente ,passando interpretações sem o direito do contraditório ,como de um modo geral o programa o faz .E um professor de baixa estatura com auxílio de mais outros dois que normalmente fazem o contraditório manipulam mentes jovens desavergonhadamente como donod absolutos da verdade .E é lamentavel que tenham o apoio ao que tudo indica do Centro de Documentação da TV Globo e do Centro de História Contemporãnea da Fundação Getúlio Vargas ,entidades envolvidas em pesquisas históricas mas que no caso não observam a Heurística,quanto a Autenticidade ,Fidedignidade e Integridade das fontes .Pelo menos e o que podemos concluir nos créditos dados a estas entidades ao final das manipulações,verdadeira ação psicológica na juventude estudantil brasileira .E o pior a mentira deles vencerá .Mas aqui fica o registro da pretensa História do Brasil Conteporãneo antes de que tenha decorrido ao menos uns 50 anos dos fatos que interpretam .Pobre Juventude ,tiveram substituídas as cadeiras de Moral e Cívica e Estudos Brasileiros que apresentavam grandes falhas por estas manipulações políticas citadas .E vai aqui a nossa crítica a todos os que participam direta ou indiretamente delas .

Felizmente a Rede Globo na novela O Rei do Gado apresentou o Duque de Caxias como sinônimo de patriotismo,honestidade,espírito público,na personagem senador Caxias.Foi um bom sinal entre outros do ano de 1996.

Que exemplos como estes frutifiquem ! E que promovam um Projeto Verdade que honre a função social da Imprensa,alavanca para promover a Unidade Nacional e não dividir as almas brasileiras .

Outra clássica manipulação por exemplo é a que vem sendo passada ao alunos do cursos pela TV de que "o povo assistiu bestificado a proclamação da República".Usam o documento até onde lhes interessam.Ou seja um documento que não atende o quesito da Integridade da fonte e assim terminará a inverdade sendo consagrada ao custo da verdade conforme foi abordamos em artigo.Controvérsias sobre a Proclamação da República.."30 .

Enquanto a História do Brasil não for escrita com apoio em fontes confiaveis aprovadas pela Heurística aplicada a seleção de fontes autênticas,fidedignas e íntegras teremos história manipuladas e biografias honradas conspurcadas.

Ao leitor responsável e necessário espírito crítico e indagar -Em que fontes se baseou o historiador para afirmar tal fato? Se não lhe parecerem boas deixe-as de lado.

Um exemplo mais recente e a obra A Noite das grandes fogueiras de Gilberto Meirelees em que tomou como verdadeiro documento forjicado sobre a Ata de uma reunão que não houve no Clube Militar onde um tenente que se encontrava em Ipameri-Goiáz e que nunca entrou no Clube Militar teria tumultuado uma reunião e dirigido ofensas a generais presentes que haviam exercido importantes funções no governo de Arthur Bernades, conforme denunciado pelo Jornal de Comércio do Rio sob o título a "Ata Falsa do Clube Militar "31.

Ao historiador cabe avaliar as fontes históricas em que baseia seu trabalho e ao leitor atento avaliar se o historiador fez bom uso das fontes em que baseou seu trabalho.Pois como afirma um dito popular-O papel aceita tudo que nele se escrever ,inclusive a mentira.

Ao retornar do Paraguai Caxias foi acusado por um deputado liberal de haver trazido do Paraguai mais cavalos do que teria direito.

E em reunião do Senado de 15 jul 1870 em longo discurso defendeu sua atuação no comando dos brasileiros e dos Aliados ,ao ponto de sentir-se cansado e ser -lhe dado um intervalo para continuar, a pedido do Ministro da Marinha.

E então explicou o episódio dos cavalos tão manipulado pela oposição segundo A.de Carvalho em Caxias.p.280.

"Até aqui se quis imputar-me um crime de haver trazido do Paraguai os animais de meu uso.Os meus amigos não deram grande apreço a esta acusação.Mas nem por isso deixarei de defender-me .

Ei tinha direito a trazer 6 cavalos e 12 bestas de bagagem.Trouxe 3 cavalos e 4 bestas.Creio que não fui além daquilo que poderia fazer .Ainda sofro no meu soldo o desconto do valor desses animais ,porque não estive em campanha cinco anos ."

A Monarquia Brasileira constitucional era então uma Democracia e todos deviam prestar-lhe contas.Esta Democracia se extendia até na guerra. Era comum oficiais do Partido Liberal fazerem acusações a Caxias em jornais que publicavam cartas que enviavam do front.E Caxias foi um dos arquitetos e fiadores desta Democracia !

Enfim, cabe ao leitor distinguir o que é História ou verdade ou que é Estória ou mentira e fantasia 32.E principalmente no caso o integrante do Exército de Caxias!