A ESTRELA DO CONDE DE CAXIAS 33

Em 9 nov 1843, precedido da justa fama de pacificador do Maranhão,Minas Gerais e São Paulo ,o conde de Caxias assumiu a Presidência e o Comando das Armas da Provincia do Rio Grande do Sul,com a missão de pacificá-la ,após 8 anos em lutas.

Tomou as medidas para encetar sua campanha e sair em campo.O Exército a comandar, encontrava-se no Passo São Lourenço,a pé.Para remontá-lo executou ousada,incruenta e feliz manobra,ao transportar ,por terra ,desde o Rincão dos Touros em Rio Grande,passando por Pelotas,São Lourenço,Camaquã,Tapes, etc, 7.000 cavalos para reconquistar a mobilidade daquele Exército que lhe caberia comandar.32

Ao iniciar em 19 mar sua marcha de Cachoeira-São Gabriel, tendo-o a frente ,os soldados divisaram nos céus um fenômeno jamais visto.Era um enorme cometa que os soldados logo batizaram-É a boa estrela do nosso general barão de Caxias !É a Estrela de Caxias ! E o imaginário popular entrou em cena! E a nova se espalhou pelo Exército como um rastilho de pólvora .E foi sendo passada ao povo gaúcho em caminho ,não demorando a chegar nos acampamentos dos farrapos em Alegrete ,onde haviam se reunido em Constituinte,levando-os a crer em maus presságios à causa!

O cometa possuia um enorme cauda apontando justo para o Alegrete .Foi vista enquanto durou a marcha de Caxias de 16-30 mar 1843, no itinerário Cachoeira,São Sepé,São Gabriel-Alegrete -Santana.Nesta chegou em 30 ,Caxias , seu Exército e a sua"Estrela ".

Sobre este fenômeno pedimos ao grande astrônomo Ronaldo Rogério Mourão, cientista pela Sorbonne e de renome internacional e nosso confrede no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)que fizesse uma comunicação ao NEPHIM(Núcleo de Estudos e Pesquisas de História Militar ) que coordenavamos ,do Instituto de Geografia e História Militar ,no que fomos prontamente atendidos.

Sintetizando sua elucidativa explicação cíentífica da "Estrela de Caxias",que os soldados e o povo gaúcho tomaram como um sinal de sorte e fortuna para Caxias e alguns farrapos como um mau presságio para a causa que há 8 anos defendiam.

Aliás foi a missão pacificadora de Caxias benéfica para o Rio Grande e o Brasil!

O que no Rio Grande foi denominada "Estrela de Caxias"em realidade foi designado nos anais de Astronomia de Cometa Brilhante de 1843.Ele foi um dos mais notáveis que apareceram de 1800-1899.Tal era o seu intenso brilho que foi observado à luz do dia em diversos pontos do globo terrestre.Ele foi descoberto em 5 fev 1843. Foi observado na Europa em 17 e 18 mar 1843.Nos EUA a sua última observação foi em 19 abr 1843.No Rio,astrônomos o observaram de 8 fev-3 abr 1843.

O cel Pedro de Alcântara Bellegarde ,diretor da Escola Militar do Largo do São Francisco o estudou do Observátório Astronômico da Escola.Ele estimou sua cauda de tamanho igual ou maior do que a distância Terra-Lua,mas em realidade era o dobro desta distância,ou 323 milhões de quilometros.Bellegarde previu até a colisão da Terra com a cauda do cometa,cujos efeitos seriam inapreciáveis por constituída de gazes.

O cientista D.Pedro II também o observou e afirmou que a cauda quase atingia o zênite.O Cometa Brilhante de 1843 ou a "Estrela de Caxias", foi pintada por José dos Reis Carvalho,mestre de Desenho da Escola Naval.

Esta pintura encontra-se no Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,Lapa no Rio.E na mesma dependência da invícta espada de 6 campanhas de Caxias e o seu bínóculo com o qual acompanhou ,impressionado no Rio Grande o cometa que passou à tradição e ao folclore gaúchos como a"Estrela de Caxias."

Decorridos 4 anos do aparecimento da "Estrela de Caxias",o barão de Caxias foi admitido há exatamete 150 anos atráz ,em 11 mai 1847, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro(IHGB) ,como sócio honorário.Entidade que desde 1925 abriga como a sua maior reliquia ,a espada de campanha de Caxias, da qual, o hoje Espadim de Caxias ,arma distintivo do cadete do Exército ,criada em 1931,pelo então cel José Pessoa , é cópia fiel reduzida’

Sobre o Cometa Brilhante ,ou "Estrela de Caxias" Dutra Mello escreveu:

"Oh! quem diz que não são núncios do Eterno!

Oh !quem me diga que um tal astro um ser não possa,

O anjo do Sistema que passeia,

Visitando os domínios que dirige?"

Indiscutívelmente , durante e após o aparecimente da "Estrela de Caxias" este teve muita sorte.Conseguiu consolidar a Unidade Nacional, em 1 o mar 1845 com a Paz de Ponche Verde em condições honrosas.

Foi eleito pelos gaúchos senador vitalício,cargo que exerceu por cerca de 30 anos.Eleição não por méritos políticos ,mas por reconhecimento e gratidão dos gaúchos ,cuja psicologia e valores apreendeu e com eles bem se comunicar ,ao ponto de certa feita dizer a seu grande amigo gen Osório e até de certo modo seu confidente, ao engarregá-lo de mobilizar o 3 o Corpo de Exército no Rio Grande ,para a Guerra do Paraguai em 1866: "- Fale a estes guascas(bravos,testemidos,intrépidos) naquela linguagem que nos dois sabemos falar!"

O seu mandato de senador pelo Rio Grande lhe assegurou condições para chefiar o Governo do Brasil por mais de 4 anos ,como Chefe do Gabinete de Ministros;ser Ministro da Guerra por mais de 6 anos e, o Comandante-em-Chefe dos brasileiros em duas guerras externas em que estiveram em jogo a Soberania e Integridade do Brasil.

Foi um um brasileiro providencial! Poderia-se afirmar sem erro que o século XIX foi o Século de Caxias no Brasil!

Falou-nos o ilustre astrônomo sobre a" Estrela de Caxias!" O que teriam a dizer-nos sobre ela os astrólogos ? Aguardemos !!!