A Confederação do Equador 1824

Generalidades

A permanência da Família Real no Brasil de 1808-1821 criou condições infra-estruturais para a Independência do Brasil.Portugal fora constitutucionalizado em função da Revolução do Porto de 1820 e D.João VI obrigado a retornar a Portugal tendo antes jurado a Constituição.Deixou em seu lugar como Regente do Brasil seu filho D.Pedro e com o seguinte alerta que a tradição consagra-"Coloca a coroa do Brasil na tua cabeça antes que outro aventureiro o faça."

Pressões sobre o Príncipe obrigando-o a retornar a Lisboa ,inclusive à força e, recusando-se a tal ,com respaldo de forças militares do Brasil ,o que passou à História como o Dia do Fico. Fato que o levou a proclamar a Independência do Brasil em 7 de set 1822 e ser aclamado cerca de um mes mais tarde , Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil.

Era o final de uma luta surda de bastidores entre a maçonaria azul ou inglesa liderada por José Bonifácio de Andrada, favorável à Monarquia Constitucional ou a maçonaria vermelha ou francesa liderada por Gonçalves Ledo e favorável a República Constitucional.Houve um confronto entre as duas que resultou na prisão na Fortaleza de Santa Cruz de muitos maçons da linha republicana e inclusive o alagoano padre Antônio José Caldas .Este depois de fugir da fortaleza foi ter na Argentina onde colocou-se a serviço de Alvear e com ele invadiu o Brasil em 1827 ,na qualidade de capelão.Em 11 set 1836, proclamação da República Rio-Grandense ele encontrava-se próximo em Rio Branco atual no Uruguai, defronte a Jaguarão, influenciando nos acontecimentos com ligações com outros maçons na localidades próximas como Jaguarão que foi a primeira a reconhecer a República Rio-Grandense conforme abordamos em artigo:.Alagoas e a República do Brasil. Revista do Museu do Açucar.Recife,n o 5,1970.

Face as ameaças internas e externas sobre o nascente império, D.Pedro I melhorou o Exército.Em fala do trono destacou:

"O Exército esta pronto em armamento,pessoal, em disciplina em breve chegará ao auge."

Criou um avançado e modelar para a época Depósito de Recrutas entre outras medidas de fortalecimento.

Enquanto Portugal não reconhecesse a nossa Indepêndencia o que só ocorreu em 5 ago 1825 se impunha esta mobilização ,pois as três divisões de Portugal que guarneciam o Rio,a Cisplatina e a Bahia em pouco foram obrigadas a retornar, não sem parte dos seus quadros haverem aderido ao Brasil.

Isto foi a oportunidade para oficiais brasileiros ascenderem hierarquicamente no Exército Imperial do Brasil o qual só teria sua primeira organização pelo Decreto de 24 dezembro de 1824 ,em que foram abolidas denominações de unidades pela cor da pele de seus integrantes .

Havia no povo uma mágoa contra contra militares portugueses que segundo João Ribeiro

"Eles inflamavam e justificavam os ódios nativistas.Eram grosseiros,soberbos e prepotentes e por toda a parte semeavam o rancor e a cólera."

Depois de 322 anos de domínio colonial com governos militares ,as mágoas e ressentimentos de parte de lideranças políticas da Assembléia Constituinte iriam se tranferir para o Exército Brasileiro.

O Imperador se empenhava em constitucionalizar o Império, mas a Assembléia não chegava a um denominador.Cansado de esperar ,o Imperador espalhou no Exército,

"Que a Assembléia Constituinte o acabara de depor e de degredar o Exército para os confins do Brasil."

Aliás esta idéia de afastar o Exército da Corte e confiná-lo no litoral e fronteiras existia e com a Abdicação seria implementada e diminuida a importância do Exército com a criação da Guarda Nacional e Policias Militares em 1831 e origem de algumas revoltas e motins.

A Guarda Nacional então criada na Regência ,na Revolução de 1842 em São Paulo e Minas tornou-se política e a eleição de seus oficiais não era respeitada e sim manipulada.Com o tempo tornou-se anti -Exército ,situação que perdurou até 1918 quando foi extinta pelo presidente Wenceslau Braz.

O início de sua decadência e incapacidade para a Defesa Nacional a não ser no Rio Grande do Sul, o demonstra o insuspeito trabalho de Jeanne Berrance de Castro.A milicia cidadã-A Guarda Nacional 1831-50.(Coleção Brasiliana n o 359).

E foi com apoio do Exército que o Imperador dissolveu a Assembléia Constituinte e outorgou um Constituição que vigorou 65 anos ,tendo inserida nela a figura do Poder Moderador para previnir e solucionar crises politico-militares.Com teria sido o destino do Império com a Constituiçào elaborada pela Constituinte ? Tente o leitor uma simulação sobre esta pergunta!

Esta participação atraiu sobre o Exército animosidades de parte de algumas elites políticas da Corte pelo que seria cobrado alto preço do Exército na Regência ao tentarem confiná-lo nas fortalezas e fronteiras e logo a seguir reduzí-lo a efetivos perigosos como os regimentos de Cavalaria do Exército que iriam aderir à Revoluçào Farroupilha por passarem a efetivos de 100 soldados.

Isto explicaria ,em parte ,diversos motins que tiveram lugar na Regência após ter o Exército e seus chefes tomado posição a favor do povo ,indo reunir-se no Campo de Santana sob a liderança do pai do futuro Duque de Caxias.Sobre isto escreveu Evaristo da Veiga em nome da Assembléia:

"Tudo,tudo se deve à resolução e patriotismo do povo e a coragem invencível do Exército Brasileiro que desmentiu as senhas insensatas da tirania."

E suas lideranças atuaram prudentemente para evitar outra tentativa precoce de República.

Em 2 jul 1824, primeiro aniversário da Independência na Bahia ,teve início em Pernambuco mais uma revoluçào republicana -a Condederação do Equador 1824.Terminado este movimento, o Exército passou em 24 dez 1824 por sua primeira organização.Foram renumeradas as unidades de Linha e de Milícias e eliminadas denominaçòes que caracterizavam a cor da pele de seus integrantes,

 

Desenvolvimento da Confederação do Equador de 1824

Suas causas próximas prenderam-se à dissolução da Assembléia Constituinte e outorga da Constituição de 1824 pelo Imperador D.Pedro I ,com o apoio do Exército.

O Imperador nomeou governador de Pernambuco o Marquês de Recife,Francisco Pais Barreto.Reagiu a esta medida Manoel de Carvalho Pais de Andrade, presidente de Junta Governitativa de Recife-Olinda. E se recusou a transferir o governo ao Marquês do Recife.E em 2 jul 1824 ,1o aniversário da libertação da Bahia ,proclamou a Confederação do Equador e convidou outras províncias nordestinas a participarem.

Tropas da guarnição do Exército do Recife prenderam Pais de Andrade no Forte do Brum.Dali foi libertado pela guarnição do forte e juntou-se em Olinda às tropas revoltadas .O movimento conseguiu a adesão do Ceará,Paraiba e Rio Grande do Norte.O porto do Recife foi bloqueado temporariamente por força naval que foi obrigada a retirar-se, face a informe de Portugal estar enviando esquadra para atacar o Brasi e restaurá-lo como sua Colônia.

O Imperador incumbiu aoo cel Francisco Lima e Silva,pai do futuro Duque de Caxias ,de comandar expedição a Pernambuco para debelar a revolta.Ele foi transportado por Divisão Naval ao comando de Cockrane .Desembarcou sua força em Maceió e seguiu por terra rumo ao Recife.

Em Barra Grande operou junção com forças do Exército do Recife que para ali haviam se deslocado junto com o Marquês do Recife.Em 12 e 13 set depois de desbordar resistência revolucionária na Ponte dos Carvalhos ,o cel Lima e Silva entrou no Recife com o que Pais de Andrade buscou asilo em fragata inglesa -a Tweed.

Em 17 set o cel Lima e Silva atacou Olinda fazendo com que os revolucionários buscassem proteção no interior.A revolução foi neutralizada na Paraiba e a seguir no Rio Grande do Norte .Em 28 nov 1824 ,após cerca de 5 meses de revolução, remanescentes revolucionários foram surpreendidos e presos na Fazenda do Juíz.

A repressão mais uma vez foi forte.Tribunal Militar condenou a morte 17 revolucionários. Entre eles o célebre português Raticlif e o frei Joaquim do Amor Divino Caneca .Este foi fuzilado em local até hoje balizado do Forte da Cinco Pontas, na área da então Campina do Taborda, cenário da rendição holandesa em 1654.

E assim teve fim mais uma tentativa republicana precursora .Pais de Andrade foi perdoado e mais tarde foi senador.Caso tivesse sido vitoriosa como teria ficado a Integridade e Unidade do Brasil preservada pelos pernabucanos e ,em especial ,nas vitórias dos Guararapes,nas quais, segundo mais uma vez o sociólogo Gylberto Freyre: "escreveu-se a sangue o destino do Brasil,o de ser um só e não dois ou tres hostis entre si....",conforme abordamos em nossa obra: As Batalhas dos Guararapes-Análise e descrição militar.Recife,Universidade Federal de Pernambuco,1971.

Entre as punições impostas a Pernambuco foi a de perder para a Bahia a sua Província Sanfranciscana,a parte baiana ao oeste do rio São Francisco.

Neste tempo Caxias havia retornado da Bahia para a Corte ,onde, com o Batalhão do Imperador aquartelado em São Cristovão e no posto de capitão dava segurança ao Imperador e residia no quartel do 2 o BC aquartelado no local do atual Palácio Duque de Caxias,conforme nosso Quartéis generais das Forças Armadas do Brasil.Rio,FHE-POUPEX,1988.

A repressão à Confederação do Equador sabe-se provocou certos pesares confessos no cel Lima e Silva que mais tarde na Regência , por diversos meios procurava minimizar suas consequências.E crê-se transferiu esta experiência ao filho que sempre atuou como pacificador e não repressor de irmãos brasileiros em luta .