As Lutas internas no Reinado de D.Pedro II

No reinado de D.Pedro II ,embora de menor intensidade, tiveram lugar várias lutas internas de que serão abordadas as principais e citadas as seguintes de menor intensidade:

 

A Revolta dos Lisos em Alagoas em 1844.

O motivo alegado foi a parcialidade do Governo Provincial em favor dos liberais lideradas por Cansanção Sinumbú. Em face disto os conservadores ,ou lisos ,sob a liderança de José Tavares Bastos apelaram às armas, ocupando duas vezes Maceió, obrigando o presidente a buscar refúgio em um navio no porto.

Houve reação legal vitoriosa liderada ao final pelo brig do Exército Antônio Correia Ceara, futuro comandante da 3a RM que é estudado na recente obra : História da 3a Região Militar tar.Palegre,SENAI,1995,v.1.

 

Motins do Fecha Fecha,do Mata Mata

Em Pernambuco e Bahia ,em 1848.Foram manifestações de descontentamentos sociais ,talvez pioneiras, segundo Joaquim Nabuco, reflexos da Revolução Francesa.Em Recife o intelectual Antônio Pedro Figueiredo gritou em praça pública:

"Que significam as reformas políticas sem as reformas sociais ? São uma máscara e nada mais !"

Estas perguntas acionaram insatisfações políticas e sociais populares. Em set 1844 estourou o Fecha Fecha em Recife, o fechamentos de casas comerciais de portugueses e repetido em setembro 1848.

Em dez 1847 e jun 1848 tiveram lugar os motins Mata Mata Marinheiro,contra marítimos manifestações contra portugueses, uma característica recifense .Enfim assuntos que merecem aprofundamentos por cientistas sociais ,pois eram tratados como casos de polícia.Ou por poleomologistas talvez !

-Levante dos marimbondos ou de Pau d’Alho-Pernambuco 1852.Foi uma revolta popular em Pau dÁlho contra o Recenseamento, por inquinado de fórmula disfarçada de aumento de impostos.Reuniu o seu líder João dos Remédios cerca de 400 seguidores e ocupou Pau D ‘Alho que se tornou centro de resistência contra o Recenseamento.Nada conseguiu o bispo de Olinda paralamentando.Então o governo enviou força ao comando do ten cel Exército Higino José Coelho que conseguiu debandar os marimbondos sem maiores choques.

-Motim da carne sem osso,da farinha sem caroço e do toucinho do grosso em Salvador,Bahia 1858.Foi um motim popular, revolta contra fornecedores desonestos que assim foi chamada e abordada em Reminicências da Guerra do Paraguai de Dionísio Cerqueira por um negro baiano que lhe serviu de ordenança e ao qual dedicou a sua memória, as últimas palavras de seu exelente livro.

Neste livro o autor resgatou do folclore da tropa a seguinte e bem humorada quadrinha que assim demonstrava como foram alimentados durante a guerra pelos sucessivos comamndante do Exército Brasileiro: gen Osório,mal Polidoro Quintanilha Jordão,Marquês de Caxias e o Conde D’Eu:

"Osório nos deu churrasco,e o Polidoro farinha.O Marquês (de Caxias) nos deu Jabá e sua Alteza(Conde D’Eu) sardinha."

Osório gaúcho recorreu à alimentação regional.Polidoro com dificuldades complementou o churrasco com farinha de mandioca(Farinha de Guerra) e Caxias em dificuldades passageiras de carne verde,forneceu jabá,comida que fez a alegria dos nordestinos.E o Conde D’Eu ao mandar verificar suspeitas de corrupção pelos fornecedores ,foi abandonado por eles temporariamente, tendo que recorrer a compra de sardinha de Nantes por navios europeus no Rio da Prata.

-Arruaças do Quebra- Quilos1874-1875.Decorreu da implantação do Sistema Métrico Decimal (SMD) sem as devidas explicações assimiláveis aos sertanejos que interpretararam com um disfarçado aumento de impostos.

A Lei de 1872 foi mandada executar em 1874, ano difícil para a agricultura nordestina.Aa arruaças iniciaram em Campina Grande-PB e em pouco se expadiram a Pernambuco e Alagoas .

Em bandos de 100 a 200 homens os arruaceiros invadiam cidades e feiras e destruiam os pesos do SMD e na esteira disto eram praticados outros abusos.Esta revolta se estendeu ao Rio.A repressão foi energica e dela participaram forças federais.

Na Paraiba segundo José Américo de Almeida foram presos em massa e acorrentados e enviados a João Pessoa ,velhos,moços ,casados e viúvos .Os remanecentes segundo o autor citado, dariam origem a gangaceiros.Os choques de 31 out 1874 de Fagundes-Ingá e o de 17 set 1875 em Campina Grande asumiram características de Guerra Civil, segundo Hernani Donato.

Motim do Vintém 1880.Teve origem na cobrança pela Lei do Orçamento de 20 réis por passagem de bonde e de trem Emtre 1-4 jan 1880 registraram-se tumultos no Rio de protesto .Isto levou o Governo a torná-lo sem efeito.Fora o primeiro movimento de desordem no Rio desde o início da Regência em que Caxias devolveu a tranquilidade ao Rio que se prolongou por quase meio século.Foi a útima revolta no Império antes de ser deposto em 15 nov 1889.

O periodo que findou consolidada a Unidade foi assinalado com preocupações com a segurança externa do Império a partir de 1850:Incidentes do Bill Aberdeen com a Inglaterra 1850-51;Incidente do Fecho dos Morros com o Paraguai 1850;Guerra contra Oribe e Rosas 1851-52;Guerra Contra Aguirre do Uruguai 1864 e Guerra do Paraguai1865-70.