A Revolta dos Muckers do Ferrabraz - 1873-74

 

Generalidades

Nos anos de 1873-74, sendo comandante das Armas do Rio Grande do Sul o pernambucano mal Vitorino Monteiro e Barão de São Borja, teve lugar em São Leopoldo o episódio conhecido como A Revolta dos Muckers do Ferrabraz, que terminou provocando a intervenção de forças do Exército locais para combatê-la.

O triste episódio de fanatismo religioso, aliado a intrigas de colonos e autoridades e falta ou deficiência de informações exatas, terminou por provocar uma tragédia social que melhor poderá ser avaliada politicamente pelo leitor e historiador interessado na leitura das seguintes obras, entre outras:

- SHUPP, Ambrósio (padre jesuíta). Os Muckers (mais de uma edição).

- PETRY, Leopoldo. Episódio do Ferrabraz - Os Muckers.

São Leopoldo: Ed. Rotermund. 1957.

- DOMINGUES, Moacyr, cel. Av. A Nova face dos Muckers.

São Leopoldo: Ed. Rotermund, 1977.

O cenário da revolta foi a linha Ferrabraz ,em Sapiranga, tendo envolvido as localidades atuais de Campo Bom, Lomba Grande, Novo Hamburgo e sob a liderança do casal João Jorge e Jacobina Maurer.

A falta de habilidade policial, instigada por acusações exageradas, terminou por acirrar o ódio entre os colonos que seguiam o casal Maurer, contra a situação de vexame que lhes impunham autoridades e vizinhos.

O conflito com os muckers foi se agravando ao ponto de o Presidente da Província, Dr João Pedro Carvalho de Moraes, determinar ao seu Comando das Armas a intervenção na revolta.

E sob o comando do cel. Genuíno Olímpio de Sampaio, herói da guerra do Paraguai, foi destacado um forte contigente de 500 homens de Infantaria, Cavalaria e Artilharia nucleado pelo 13ª BC de Porto Alegre (que deu origem á atual OM de Infantaria de Jaboatão-PE).

 

 

Desenvolvimento da Revolta dos Muckers

Ao escurecer de 28 jun 1873, o cel Genuíno ordenou um ataque sobre a casa dos Maurer ,esperando obter sua prisão.

Mas o cel Genuíno teve uma surpresa. Os muckers entrincheirados em troncos de árvores e depressões de terreno que conheciam muito bem, reagiram violentamente ao custo de 4 mortos e 30 feridos.

Sendo noite, o cel. Genuíno ordenou um retraimento para 10 Km á retaguarda, em Campo Bom atual.

Decorrido 21 dias , em 19 jul 1874, o cel Genuíno com reforços recebidos , inclusive 150 colonos alemães voluntários, atacou novamente o reduto mucker na casa do casal Maurer.

O ataque e reação foram violentos! Morreram 12 homens e 8 mulheres muckers. Foram presos 6 homens e 36 mulheres. Poucos conseguiram fugir.

Cerca de 17 muckers se retiraram para outro reduto. Eles constituíam parte das lideranças mais expressivas. Para o cel Genuíno pareceu que a vitória tinha sido completa.

Ao amanhecer de 20 jul 1874, o acampamento legal foi atingindo por tiros de tocaia, disparados de mato próximo. E teve lugar cerrado tiroteio. O cel Genuíno teve cortada com um tiro uma artéria da coxa, vindo a perecer, após esvair-se, em sangue , sem o socorro do médico que se deslocava-se para São Leopoldo com os feridos.

A tropa do Exército , após combater no dia 21, retraiu novamente para Campo Bom Assumiu o comando o cel César Augusto.

Em 21 set 1874, novo ataque ao reduto dos muckers foi repelido, com 5 mortos e 6 feridos do Exército.

Em 25 set 1874, força civil composta de colonos de Sapiranga, Taquara, Dois Irmãos e outra picadas, tentaram, sem êxito, um ataque ao reduto mucker.

Foi aí que o cap. Francisco Clementino Santiago Dantas, que participara dos ataques iniciais ao lado do cel Genuíno, se ofereceu ao Presidente da Província para comandar o ataque final.

E em 2 ago. 1874, decorrido 35 dias do início das operações contra os muckers, o cap. Santiago Dantas atacou o último reduto dos fanáticos. No renhido combate pereceram 17 muckers, dos quais 13 homem e 4 mulheres.

Os muckers, presos antes e durante a luta, após processo em que foram condenados, apelaram e foram liberados em 1883.

Os muckers sobreviventes, para fugir às perseguições dos habitantes do lugar, mudaram-se para a Terra dos Bastos, em Lageado. .Lá, no Natal de 1898, foram atacados e chacinados por colonos da picada de Maio, por acreditarem terem sido os assassinos bárbaros da Sra Shoreder, vitima, em verdade, de seu marido, que a matara para casar com outra. Verdade que só veio à luz depois do linchamento dos muckers remanescentes inocentes.

Participaram do combate aos muckers os mais tarde coronéis Carlos Teles, que será sitiado por 46 dias em Bagé, e João Cezar Sampaio , que o libertou em 8 jan 1894 , á frente da Divisão do Sul .

O último era genro do indigitado cel Genuíno , morto no Ferrabraz. Ambos, Carlos Teles e Sampaio, destacar-se-iam por feitos heróico em Canudos.

Nesse tempo, as tropas do Exército da guarnição do Rio Grande do Sul sentiam os maléficos efeitos do Regulamento de Ensino do Exército de 1874, de cunho bacharelesco.

No episódio do Ferrabraz, tropas do Exército, sem disporem de um desejável sistema de Informações, foram lançadas numa operação sangrenta, fruto da inabilidade das autoridades de São Leopoldo e da Província. Em Canudos, isso se repetirá em maiores proporções.A lição deste episódio foi ignorada em Canudos .E deu no que deu .

A resistência dos muckers contou com o concurso de colonos veteranos da Guerra do Paraguai

Os muckers foram colonos que ocuparam o Ferrabraz no centro do triângulo balizado por Novo Hamburgo, Taquara e Gramado, povoado por imigrantes alemães agricultores. Estes colonos sem assistência médica, religiosa e educacional entraram num processo de decadência social e de empobrecimento.

Nesse quadro de abandono despontaram as lideranças de João Maurer, um curandeiro a quem os colonos confiavam sua saúde.

A par disso, sua esposa Jacobina, na falta de padres e pastores, passou a interpretar a Bíblia e assim a desfrutar grande credibilidade que aumentou com seus ataques epilépticos, atribuídos e explorados como encontros com Deus.

Jorge Maurer, cuidando do corpo, e sua esposa, do espírito de um povo abandonado nas matas e grotas, facilmente exerceram liderança que resultou no triste episódio de revolta que tantas vidas imolou.

Os colonos vindos para povoar a região citada eram originários da região de Hueruch, no SO da Alemanha, onde, na época, havia grande miséria decorrente do arrasamento sofrido pelas tropas de Napoleão

.Caxias a esta época fora do governo vivia a angústia da doença e morte da duquesa de Caxias ocorrida em 1874 .

Sómente em 22 de jan assumiria pela derradeira vez o Ministério da Guerra e a Chefia do Governo .Portanto nada pode fazer em benefício da pacificação dos muckers ocoorida sob a égide do Gabinete de Ministros que ele substituíra .