Resende, A cidade dos Cadetes 13 de março de 2008

 

Prezado amigo e acadêmico da AHIMTB Gen Div Carlos Patrício Freitas Pereira

 

           Agradeço a remessa de seu notável e oportuno ensaio Geopolítica e o futuro do Brasil –Amazônia Ocidental  e Pantanal- Comunidade - Sul-Americana, apresentado por nosso  acadêmico emérito, professor Arno  Wheling ,que com muita justiça e autoridade em História classifica seu ensaio de “ informativo, inteligente e estimulante” e que eu acrescento patriótico.

             Menciona o seu trabalho que o maior desafio geopolítico brasileiro hoje seria o povoamento da Calha Norte, como o foi no passado a transferência da capital do Brasil para o Planalto Central hoje com repercussões notáveis na ocupação progressiva do espaço geográfico brasileiro pelos espaços político e econômico, evoluindo do triangulo do poder Rio - São Paulo- Belo Horizonte para o enorme quadrilátero do poder que marcha para o oeste.

        Desafio a ser enfrentado na Amazônia com a participação determinada  das Forças Armadas ate agora como pouca participação da Sociedade Civil .Determinação como o fizeram gerações que nos antecederam como abordamos em nosso Amazônia Brasileira .Conquista .Consolidação Manutenção –História Militar Terrestre da Amazônia 1616-2004, e que menciona em sua bibliografia. Livro prefaciado pelo grande defensor da Amazônia o Gen Ex Luiz Gonzaga S. Lessa em que procuramos mostrar que a cobiça internacional sobre nossa Amazônia se intensifica no presente, causando preocupação a inconsciência da gravidade deste problema na Sociedade Brasileira e em especial na Mídia.

       Com alegria vejo  que  o ilustre acadêmico passa a ocupar o espaço deixado por nosso geopolíticos militares Mário Travassos( o idealizador dos corredores de exportação) de Meira Mattos( nosso falecido acadêmico emérito que me honrou na apresentação de meu ensaio Projeções geopolíticas do Brasil e de Portugal no prata e suas repercussões no Rio Grande do Sul 1680-1900. Divulgado pela AHIMTB) . E mais o Cel Golbery do Couto e Silva  grande autoridade em Estratégia, e que definiu a guerra de guerrilha” como a estratégia do fraco contra o forte”  e tão usada por nós ,com grandes resultados no Nordeste como a Guerra Brasílica contra a dominação holandesa e no Sul, como Guerra a gaúcha, contra a dominação espanhola   E  se impõe o preparo para o seu  uso, caso necessário, na Amazônia, como lá já a praticaram com sucesso Pedro Teixeira no Baixo Amazonas, Plácido de Castro na conquista do Acre e o General Cabrazilnho no Amapá.

          Cita também entre os geopolíticos militares o Brigadeiro  Lysias   Rodrigues que foi o meu 1 º mestre de Geopolítica do Brasil quando no 3º Batalhão de Engenharia de Combate, em 1961, em Cachoeira do Sul quando eu era o comandante da Cia C SV a “ Águia”  e o tenente Freitas, tenente vibrante comandante da Companhia de Engenharia “ Quero Quero.”

       Votos de que continue a contribuir deste modo , para a honra é glória da nossa guerreira e pragmática Academia de História Militar Terrestre do Brasil, de nosso Exército e do Brasil,  na tarefa honrosa de ajudar de fato e não em teoria, o  nosso querido Exército a conquistar seu Objetivo atual nº 1.

Pesquisar, preservar, cultuar e divulgar a História, as Tradições e os valores morais, culturais e históricos do Exército.

         Tarefa que a AHIMTB vem realizando há 12 anos com resultados muito positivos com uma relação custo beneficio muito expressiva . Confirmar e tarefa de simples verificação e raciocínio.

        Tarefa em que ela se inspira no pensamento militar português interpretado por nosso grande historiador militar Gen Francisco Paula cidade.     Ou seja .  

                    “ Julgada a causa justa atuar ofensivamente , mesmo em inferioridade de meios. “

        Pensamento militar ao qual  o Brasil ,um gigante de dimensões continentais, esta muito a dever, em especial a nossa Amazônia

       Muito apreciei como justiça histórica em suas dedicatórias e fácil de conformação como ato de justiça histórica a que fez,  in memorian a seus pais falecidos nonagenários que o educaram e lhe transmitiram esta garra , e  desejando  que ultrapasse a idade deles produzindo na inatividade como historiador o muito que produziu no Serviço Ativo como profissional militar de escol .

      Aceite em meu nome e todos os seus confrades integrantes da AHIMTB os nossos cumprimentos por tão marcante contribuição, e  em especial a defendendo um corredor de importação e exportação da Brasil na Amazônia para a Ásia e Oceania .Esta quase concluído nosso livro em parceria como acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis História do Casarão da Várzea  1885/2008 com sua memórias de seu tempo de aluno ali na então Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre. Com apreço e admiração .

 

 

 Cel Cláudio Moreira Bento

Fundador e Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil