ESTRATEGIAS POLITICAS E MILITARES DE CAXIAS, NA PACIFICAÇÃO DA FAMILIA BRASILEIRA 1838-1945

Pergunta do Cel Batista da PMSP ao Cel Cláudio Moreira Bento Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil para sua monografia

PERGUNTA: Como o sr Cel Bento, como presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) vê o Duque de Caxias como líder pacificador, com apoio em estratégias militares e políticas por ele usadas na várias revoltas em que ele atuou no Brasil?
RESPOSTA: Coronel Batista, Caxias por sua ação e liderança militar invulgar e diria providencial, que o consagraram com o honroso e justo título popular de Pacificador , foi consagrado patrono do nosso Exército, bem como de nossa AHIMTB, por seu pioneirismo em História Militar Terrestre Brasileira Crítica , ao analisar à luz da Arte Militar, a pedido do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de que era membro honorário, a Batalha do Passo do Rosário, de 20 de fevereiro de 1827 .Análise que reproduzimos em nosso livro Caxias e a Unidade Nacional feito no bicentenário de seu nascimento e que acredito seja a mais completa obra, por integrar estudos vários sobre sua vida e obra de 1943 a 2004. Neste livro estudo suas ações pacificadoras, bem com no site www.resenet.com.br/users/ahimetb , em Livros, na nossa pesquisa feita para a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, para ensino a distância, Brasil Lutas Internas 1500-1889 e a ação pacificadora de Caxias. Adjetivà- lo com Pacificador foi iniciativa de D.Pedro II, ao assim apresentá-lo numa festa aos convivas do seguinte modo “- Eis o nosso Pacificador”, segundo Lourenço Lacombe que por longo tempo dirigiu o Museu Imperial de Petrópolis. Suas estratégias militares e políticas pacificadoras na Revolução Farroupilha, as deixei claras em nosso livro O Exército farrapo o os seus chefes .Rio de Janeiro: BIBLIEx, 1991,v.1.
O seu tio João Manoel e Major de Infantaria do Exército, foi eleito o primeiro general farroupilha e mais tarde assassinado por imperiais em São Borja E de lá exumado pelos farrapos foi sepultado em Caçapava de onde seu túmulo foi profanado pelos imperiais e seus restos espalhados pelos campos. Caxias e seu tio João Manoel estudaram juntos na Escola Militar.
Acabo de publicar e disponível no citado site em Artigos O Exército e a Revolução Farroupilha, uma releitura. Nele demonstro um fato sonegado faz mais de 150 anos que a Revolução Farroupilha foi feita pela guarnição do Exército no Rio Grande do Sul, constituída de 1 unidade de Infantaria, 1 de Artilharia e 3 de Cavalaria. Trabalho publicado na Revista SASDE nº 99 ,da 2ª Divisão de Exército em São Paulo.
Uma estratégia política que usou foi a de acumular o comando militar com a Presidência da Província, para assim ter a sua disposição a Guarda Nacional. Em Minas não conseguiu e revelou decepções por não ter podido prevenir algumas perseguições locais políticas aos revoltosos pacificados. .Ele pacificou a Questão Religiosa e como Provedor da Irmandade da Santa Cruz dos Militares conseguiu pacificar acirrada contenda entre membros de uma de suas confrarias. Lhe respondo com a síntese que expressa o titulo de meu estudo biográfico sobre ele :Caxias e a Unidade Nacional , o que ele conseguiu com sua ação pacificadora modelar pacificar a Família Brasileira dividida em 13 anos de lutas fratricidas que ameaçaram transformar o Brasil numa colcha de retalhos de republicas hostis entre si, sorte ou sabedoria , salvo melhor juízo, que faltou a Simão Bolívar e que resultou na fragmentação da América do Sul espanhola em várias republicas .Espero haver lhe respondido e meu citado Caxias e a Unidade Nacional poderá lhe dar outras respostas .Nossa AHIMTB possui em seu brasão estampada a invicta espada de Caxias , como a mais representativa do Brasil , pacificadora de 4 revoltas internas e vitoriosa em duas campanhas que colocaram sob séria ameaça a Integridade e a Soberania brasileiras .

Cel Cláudio Moreira Bento Presidente e fundador do Instituto de História e Tradições do RGS(IHTRGS) e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil(AHIMTB)