O CANHÃO EL CRISTIANO X BRASILGUAIOS - CONTRASTE

 

           Cel Cláudio Moreira Bento

 

 

          A TV Globo prestou dois grandes serviços à Sociedade Brasileira. Inicialmente a de denunciar o propósito do Ministro de Cultura, de  devolver ao Paraguai o Troféu de Guerra brasileiro, o Canhão el Cristiano. E  agora, através do Programa Globo Rural, denunciar as perseguições e a violência a que estão sendo submetidas as famílias brasileiras e em especial suas crianças, que se dedicam a agricultura em terras de suas propriedades no Paraguai.

         O contraste consiste no empenho do Governo do Brasil em devolver o Canhão El Cristiano no momento em que famílias brasileiras estão sendo expulsas de Paraguai, forçadas por violências  insuportáveis praticadas por campesinos com a indiferença da Polícia do Paraguai. E ao que parece dos governos do Brasil e Paraguai.

         O resultado é o abandono do Paraguai com uma “ mão na frente e outra atrás” de famílias brasileiras expulsas violentamente do Paraguai   acampando próximo de Ponta Porã.

         Esta é a reciprocidade premiada com a intenção do Ministro de Cultura do Brasil, devolver ao Paraguai o Canhão El Cristiano que vitimou brasileiros que foram defender o Brasil e lá deixaram seus restos mortais e seus sonhos

         Parabéns ao Globo Rural e as suas jornalistas que mostraram aos brasileiros as  violências com trabalhadores brasileiros agricultores no Paraguai. Não dá para entender. Elas necessitam providências urgentes dos dois governos e cobranças das sociedades brasileira e uruguaia .E no caso o Paraguai indenizar os brasileiros por suas terras e bens registradas no Paraguai e o Brasil os recolocarem  com prioridade em terras brasileiras equivalentes  as que legitimamente possuíam no Paraguai  Isto seria ato de justiça .Vamos ver o que acontece .Parabéns mais uma vez a equipe do Globo Rural