CLASSIFICAÇÃO DOS OFICIAIS PARA SELEÇÃO DE

 SEU ESTADO-MAIOR POR MOLTKE, O VELHO

Cel Cláudio Moreira Bento(x)

 

O marechal e conde prussiano Helmuth Moltke (1800-1891), O Velho, que chefiou o modelar Estado- Maior da Prússia de 1854-88, por 34 anos, e no qual se baseou a criação o Estado- Maior do Exército Brasileiro em 1898, fruto de sugestão feita pelo Capitão Augusto Tasso Fragoso na Revista do Brasil, sob o titulo ",O Estado -Maior do Exército ",abr/ jun 1887, no qual sugeria a criação do Estado- Maior do Exército Brasileiro, sob o argumento que " nenhuma instituição atual reclama e merece mais uma reforma quanto o nosso Exército".

Num segundo artigo em jan/mar 1898, sob o título " Como se faz um oficial alemão, apresentava sugestões para corrigir o que apontou como "um dos grandes males de nosso Exército - o bacharelismo de dolmã e o bacharelismo da espada".

O bacharelismo de dolmã era constituído por oficiais bacharéis em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola da Praia Vermelha, e divorciados do aprendizado da Arte e Ciência Militar, sob o império de um positivismo mal interpretado no campo militar. O bacharelismo da espada era o dos "tarimbeiros que fizeram carreira militar na prática sem os conhecimentos de Arte e Ciência Militar impostos pela Revolução Industrial.

Estas inspirações do Capitão Tasso Fragoso decorreram de ele haver integrado na Europa de 1894-1896 a Comissão de Compras e Armamento e Material para o Exército, onde inclusive conseguiu correção cirúrgica parcial das seqüelas do ferimento a bala que recebera no combate da Armação, durante a Revolta na Armada 1893/94..

E indiscutivelmente muito aprendeu com os ensinamentos de Moltke, para ajudar a retirar a Doutrina do Exército do perigoso nível de involução que a atingira depois da Guerra do Paraguai e a partir da adoção de Regulamento de Ensino de 1874 que criou o bacharelismo de dolmâ.

Conhecimentos decorrentes da demorada atuação de Moltke a frente do Estado- Maior do Exército da Prússia que foram buscados pelo Marechal Hermes da Fonseca, ao enviar diversos oficiais de 1910-12 para estagiar no Exército Alemão e de onde emergiram os Jovens Turcos, em maioria, e que criaram a Revista A Defesa Nacional.

Para Moltke os oficiais candidatos a seu Estado- Maior assim os classificava :

1 - Os mentalmente vazios e fisicamente preguiçosos

A estes ele atribuía tarefas simples e repetitivas

2 - Os mentalmente vazios e fisicamente ativos

Estes eram considerados por Moltke mais perigosos que os primeiros, por se constituírem fábricas ambulantes de problemas e por isto necessitavam de vigilância.

3 - Os mentalmente brilhantes e fisicamente ativos

Moltke nunca levou um oficial com estas características para o coração do seu Estado- Maior por se convencer serem pessoas hiperativas, obcecadas com irrelevâncias e incapazes de bem assessorar com oportunidade.

4 - Os mentalmente brilhantes e fisicamente preguiçosos

Este era o herói de Moltke, que considerava que a preguiça fazia com estes oficiais procurassem sempre a maneira menos trabalhosa para resolver um problema, inclusive os próprios. E questões sem importância não conseguiam parar na mesa deste tipo de oficial.

Hoje estes critérios servem de orientações para a escolha de executivos civis e o Estado- Maior da Prússia , chefiado pelo Marechal Moltke deu uma grande contribuição à Ciência da Administração .

E que o Capitão Tasso Fragoso colheu de ensinamentos na Europa e produziu em conseqüência abordamos ao biografá-lo em artigo Gen Div Augusto Tasso Fragoso 1867/1945. A Defesa Nacional. nº 750, out /dez 90.

 

(X) Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil