EM TEMPO POR OPORTUNO

 

UMA INJUSTIÇA CINQUENTENÁRIA AO MARECHAL JOSÉ PESSOA EM BRASILIA A SER REPARADA

 

 

Desde o centenário do Marechal José Pessoa, de cujas comemorações participamos e, principalmente com artigo na Revista do Clube Militar a ele dedicada com ex- Presidente desta instituição e na qual o focalizamos, pioneiramente, como historiador e escritor militar .

Foi então que tomamos conhecimento de haver sido ele o pioneiro do Planejamento de Brasília o que ele traduziu no livro

 Nova Metrópole do Brasil –relatório geral de sua localização. Rio de Janeiro: Imprensa Militar,1958.

O Marechal José Pessoa nomeado para esta comissão pelo Presidente Getúlio Vargas seguiu para Brasília em fevereiro de 1955, mês em que em  15 de fevereiro foi declarada  Aspirantes a  ..Oficial minha Turma denominada Aspirante Mega que este ano comemora 55 anos de formada na AMAN, 25 anos depois do Marechal haver a idealizado e a projetada como uma promessa da vitoriosa Revolução de 30 liderada por Getúlio Vargas e que a cumpriu.

E em menos de um ano em 1955 o Marechal José Pessoa apresentou o seu projeto de Plano Piloto  para a Nova Capital, cujo nome de sua preferência deveria ser Vera Cruz.

E por esta admiração iniciada em 1978, quando iniciamos nossa atividade de instrutor de História Militar na AMAN foi que conhecemos em detalhes e muito divulgamos a sua obra como comandante do Realengo e de lá o idealizador da AMAN, em  plaquetas sobre a História da AMAN e, em especial sobre o Espadim de Caxias.por ele idealizado e criado como cópia reduzida em escala da invencível espada em 6 campanhas do Duque de Caxias , patrono do Exército e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e onde ela figura  .em seu brasão como a maior espada do Brasil

E fruto desta admiração, ao fundarmos, em 1992 a Academia Resendense de História( ARDHIS) o colocamos como patrono de cadeira a qual destinamos ao Cel ME Ney Paulo Panizutti  e ocupamos a cadeira do até então injustiçado e esquecido Conde de de Resende, o fundador em 1792 do Ensino Militar acadêmico nas Américas e do ensino superior civil no Brasil e da cidade e município  de Resende.

   . E depois, em 1996, ao fundarmos em Resende, a Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) e que desde então a presidimos, colocamos o Marechal José Pessoa como patrono de sua cadeira 22. E a inauguramos como seu primeiro acadêmico a  ocupá-la . E fizemos seu elogio como patrono em livro organizado pelo o então 1º Vice Presidente da AHIMTB, o acadêmico Cel Arivaldo Silveira Fontes( falecido) , ex- Presidente do SENAI e então presidente da Fundação Osório, e cuja  vida e obra notável a abordamos no citado livro, ao o  recebermos como acadêmico na cadeira 12 Gen Estevão Leitão de Carvalho.

Mais tarde, por elevado acadêmico emérito por ato do 1º Vice Presidente citado, mas continuando vinculado a cadeira Marechal Jose Pessoa  foi eleito para  assumi-la  o Gen Ex Gleuber Vieira, ex comandante do Exército,e que como chefe do atual DCEEx, Chefe do Estado –Maior do Exército ME e ministro r frpois comandante do Exército, havia dado grande incentivo às atividades de  História Militar no Exército, a introduzindo no currículo das escolas do Exército que não  possuíam esta matéria. Elevado a Acadêmico Emérito e continuando  vinculado a cadeira ela foi assumida como acadêmico pelo Gen Ex Gilberto Barbosa Figueiredo, atual presidente do Clube Militar.

E inconformados com a injusta ausência do Marechal José Pessoa na História de Brasília de que ele fora o pioneiro de seu planejamento, lá criamos, no Colégio Militar de Brasília a Delegacia da AHIMTB Marechal José Pessoa, para lutar para que seu nome fosse lembrado e cultuado pelos brasileenses, como ato de justiça na voz da História dentro, do que eu penso  e defendo.como historiador .Ou seja .de que   História é verdade e justiça!

          E a partir de então começamos a ouvir seu nome como pioneiro do Planejamento de Brasília e de uma notável e basilar providência por ele tomada, a de conseguir a desapropriação das terras onde se ergue Brasília com o governador de Goiás ,em razão de não o ter conseguido como o Presidente Café Filho, presidente que sucedeu o presidente de Getúlio Vargas, e de longa data seu  admirador e que o nomeara para realizar aquela estratégica missão, considerada o problema geopolítico nº. 2 do Brasil,.a transferência de sua capital para o Planalto Central

          Há 50 anos esta injustiça persiste, a AHIMTB tentou através de sua Delegacia e 1° Vice presidência em Brasília chefiadas  pelo acadêmico emérito Gen Div Arnaldo Serafim, fazer uma homenagem a este esquecido pioneiro do Planejamento de Brasília consistente na criação de um parque  Marechal José Pessoa no local onde está o Bairro Noroeste. O projeto foi apresentado a Câmara Distrital de Brasília e por ela aprovado, mas não executado pelo Governador ora cassado.. E, assim, a idéia do Parque Marechal Jose Pessoa  ficou em compasso de espera. Este ano do cinqüentenário seria apropriado para este justo  resgate. E mais, inserir o seu nome no livro de aço no Panteon dos heróis do Brasil pelo conjunto de sua grande obra que abordarmos neste livro elo 2010- 200 anos da criação da Academia Real Militar à Academia Militar das Agulhas Negras.

         O pioneirismo do Marechal José Pessoa no Planejamento de Brasília acaba de ser comunicado a todo o Brasil pelo jornalista  Alexandre Garcia pelo Jornal da  Globo, e   culminou o caracterizando como “Um talentoso e genial profeta”, agora conhecido dos brasileiros  . Isto por haver o Marechal Jpsé Pessoa solicitado em março de 1956 ao Presidente Juscelino liberação da missão que lhe fora confiada pelo Presidente Getúlio Vargas, por discordar da venda de lotes antes de estar concluído o projeto urbanístico da Nova Capital, o que teria conduzido Brasília, em especial a sua periferia, ao caos atual de crescimento desordenado, sem planejamento e cuidados ambientais   E o Professor da UNB, Arquiteto Cláudio Queiroz  apresentou o Marechal José Pessoa, “ como um dos Tiradentes da História do Brasil”  e em realidade “O pioneiro do Planejamento de Brasília que  poderia ter sido postergado.o projeto Nova Capital ou mesmo sido atrasado, bem como as estratégicas repercussões geopolíticas que provocou, como a ampliação do Triangulo do Poder com vértices no Rio de Janeiro- São Paulo – Belo Horizonte para um amplo Quadrilátero do Poder com mais um vértice-  Brasília;

       Antes da chegada de Lúcio Costa e Oscar Neymayer, o Marechal José Pessoa deixara prontos para esta equipe do Presidente Juscelino,. os alicerces de Brasília inclusive que a água viria do rio São Bartolomeu e a energia do rio Corumbá, a rede de esgotos e a idéia do Lago Paranoá segundo um jovem apresentador da reportagem  

     Hoje o Marechal Jose Pessoa e o construtor de Brasília , o Cel Medico da Policia Militar de Minas Gerais,Dr Juscelino Kubishek de Oliveira são patronos de cadeira na AHIMTB . O Cel Juscelino da PMMG foi eleito no ano de seu centenário, em razão da sua atuação como médico militar  na Revolução de 1932 no túnel da Mantiqueira, quando elaborou circunstanciado relatório da resistência épica ali praticada pela Policia Militar de Minas Gerais, conforme se conclui no Museu da Policia Militar Mineira que visitamos em sua Academia Militar. Ocupa esta cadeira o Cel PMMG Affonso Heliodoro dos Santos, ex-colaborador do Presidente Juscelino e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal onde muito justamente é cultuada  a memória do Construtor de Brasília e, aos poucos, progressivamente, a memória do esquecido Planejador Pioneiro de Brasília- o Marechal José Pessoa. Nesta reportagem prestou seu depoimento Ernesto Silva que foi o secretário do Marechal que ele caracterizou como:

“ Um administrador nato, homem sérío ao extremo, amante do trabalho , com grande conceito nas Forças Armadas e na Sociedade “.

Em resumo um notável exemplo para ser seguido pela juventude militar egressa da Academia Militar das Agulhas Negras onde o Marechal Jose Pessoa passou o seu último dia no serviço ativo e declarou que ela havia sido “ O MAIOR SONHO DE SUA VIDA.”

 E também um grande exemplo para os alunos egressos do Colégio Militar de Brasília , sede da Delegacia da AHIMTB Marechal José Pessoa.

( Artigo do autor ,transcrito do Informativo O GUARARAPES espacial de 1º janeiro 2010 que publica relatório anual de atividades em 2009 da Delegacia de Brasília Marechal José Pessoa  assinado por seu Delgado Acadêmico Emérito Gen Div Arnaldo Serafim. 1° Vice Presidente da AHIMTB)