A FEDERAÇÃO DE ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL E SUAS LIGAÇÕES COM O CULTO  E

DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA, VALORES E TRADIÇÕES DA ARMA DE CAVALARIA, NO SEU DIA EM 10 MAIO 2014.

 

 Cel Claudio Moreira Bento      

 Presidente da FAHIMTB,AHIMTB  Resende Marechal Mário Travassos e do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS e historiador militar e jornalista)

 

 

Como executor do Projeto da História do Exército no Rio Grande do Sul, desenvolvido de 1994/2012 pela  3ª Região Militar, a FAHIMTB desde que AHIMTB criada em 1996, junto a AMAN, produziu de nossa autoria o livro: General Osório o maior herói e líder popular brasileiro. Resende: AHIMTB/IHTRGS, 2008, consolidando conhecimentos acumulados desde 1971, quando publicamos o livro A grande festa dos Lanceiros. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1970. Obra em que resgatamos e divulgamos a História da criação e inauguração do Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório , construído no local onde o patrono da Cavalaria nasceu em Tramandai – RS atual,  para nos orientar  no Projeto, Construção e Inauguração  do Parque Histórico Nacional dos Montes Guararapes , missão que recebi, como Oficial do Comando do IV Exército no Recife e, também para produzir um livro sobre as Batalhas dos Guararapes,

Publicamos mais os seguintes trabalhos do Projeto História do Exército no Rio Grande do Sul, sobre sua Cavalaria, em parceria com o Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis ,presidente da AHIMRB RS, federada, que edita o Informativo O Tuiuti alusão a maior batalha travada na America do Sul , sob a liderança do General Osório e assim sintetizada por um dos seus biógrafos Tuiuti é Osório e Osório é Tuiuti:  Livros a seguir, em que resgatamos a História da Arma de Cavalaria no Rio Grande e a síntese biográfica de seus comandantes e das unidades de Cavalaria que as integram;

-3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada-Brigada Patrício Correia da Câmara. Porto Alegre: AHIMTB, 2002. ( Abas do acadêmico emérito  Osório Santana Figueiredo e prefacio de seu comandante Gen Bda Sérgio Costa de Castro e patrocínio da FHE-POUPEx).

- 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada- Brigada Charrua. Porto Alegre: AHIMTB/IHTRGS, 2007. ( Abas do ex-comandante e acadêmico emérito Gen Ex Gilberto Barbosa Figueiredo e Patrocínio da FHE-POUPEx).

- 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada- Brigada – Brigada José Luiz Mena Barreto . Resende: AHIMTB/IHTRGS 2010  em que contamos com mais a parceria do acadêmico e artista plástico Carlos Fonttes. Prefacio do ex- comandante e acadêmico Gen Bda Edson Leal Pujol,, atual ocupante da cadeira Marechal José Pessoa , distinto cavalariano veterano da 1ª Guerra Mundial ).Obras que consolidaram conhecimentos do autor sobre a História da Cavalaria, acumulados desde 1970 no Recife, onde teve origem a Cavalaria do Brasil ,na 2ª Batalha dos Guararapes.

A hoje FAHIMTB, através de  seus patronos de cadeiras Marechal José Pessoa, Marechal Estevão Leitão de Carvalho, General Valentim Benicio. General João Pereira de Oliveira,. coronéis J.B Magalhães e Francisco Ruas Santos e Professor Pedro Calmon escreveram obras biográficas do Patrono da Cavalaria.E o Marechal José Pessoa foi mais além. Escreveu sobre os chefes da Cavalaria Brasileira destacando o General   Osório que chegou a defender como o Patrono ou Vice Patrono do Exército.E organizou Galeria fotográfica dos mesmos que destinou ao Curso de Cavalaria da AMAN onde elas se encontram.

E no Bicentenário de Osório. o acadêmico emérito Cel Cav Pedro Paulo Cantalice Estigarribia produziu o livro Osório e por ele ilustrado, como o maior pintor do Exército de todos os tempos. Lembro que com ele estivemos nos Dragões da Independência, em 28 agosto de 2003, a convite da Confraria dos Camaradas da Cavalaria de Brasília( 3C), presidida pelo Gen Ex Virgilio Ribeiro Muxfeldt, ocasião em que abordei detalhes pouco conhecidos, da grande amizade e admiração recíproca  entre Caxias e Osório, que perduram até o fim dos dias destes grandes heróis de nosso Exército, superando ligeiro desentendimento explorado politicamente quando os dois eram senadores pelo Rio Grande do Sul. Caxias pelo Rio Grande do Sul, pelo Partido Liberal que teve Osório como seu grande cabo eleitoral Osório e este também  pelo Rio Grande do Sul, pelo Partido Liberal. Abordagem que publicamos na  Revista do Exército v. 136.

   Foram os primeiros e efetivos biógrafos do General Osório seu filho, Fernando Luiz Osório (pai) e seu neto Fernando Luiz  Osório(filho) que a FAHIMTB consagrou como patronos de suas delegacias, respectivamente em Bagé e Pelotas , duas cidades ligadas, a vida do General Osório e. especialmente Pelotas, onde o herói deixou enorme descendência.

Em 21 de Abril de 1972, inicio das comemorações do Sesquicentenário da Independência,  como Adjunto da Presidência da Comissão de História do Exército do Estado-Maior, fomos convidados pelo jornal Correio Brasiliense, para elaborar reportagem especial, focalizando a História da Presença do Exército em Brasília ,quando produzimos neste contexto, a História ilustrada do Regimento de Dragões da Independência em Brasília, sob o titulo :Uma grande testemunha dos grandes momentos de nossa História. Então produzimos  pioneiramente  a Saga dos Dragões da Independência. desde a sua criação por D..João no Brasil , para proteger o Rio de Janeiro sede do Governo de Portugal , de uma possível invasão de Napoleão, reeditando as invasões em 1711 de corsários  franceses.

Mai tarde como Instrutor de História na AMAN  integramos Comissão chefiada pelo então comandante do Corpo de Cadetes, o Cel Cav Clovis Jacy Burmann , destinada a planejar e conduzir na AMAN as comemorações do centenário de falecimento de Osório. ocorrido no Rio quando no exercício das funções de Ministro da Guerra.

Então conseguimos com os museus Nacional e Imperial de Petropolis, as pinturas feitas sobre o herói que foram incorporadas ao Museu da AMAN e, as cópias que ali existiam, foram para o Curso de Cavalaria. Conseguimos trazer do Museu Nacional fragmentos dos maxilares e dentes  do herói . conseqüência de ferimento a bala no rosto  recebido na batalha do Avaí. Troféu levado para o Regimento Osório em Porto Alegre. Nesta ocasião por iniciativa da Cadeira de História Militar, foi editada nº Especial da Revista Cavalaria pelo Curso de Cavalaria  contendo artigos diversos sobre Osório cabendo a nós escrever sobre o tema General Osório – Seu pensamento militar.

Os feitos de Osório que ouvia desde menino me impressionaram. A começar pelo nome da rua principal de meu berço natal Canguçu - RS. Rua construída sobre  o divisor de águas do Rincão do Tamanduá, .sobre o qual foi criada  a Capela N. S da Conceição de Canguçu em 1800, homenagem  a rainha e padroeira de Portugal e de seu Exército, como ponto de bifurcação de vias acesso as vilas de Rio Grande e Rio Pardo  que foi conquistada Rio Grande ,na invasão espanhola de 1763 e tentada a de Rio Pardo em 1764. Canguçu seria uma base de contenção de planejada invasão na Guerra de 1801, a partir do Forte de Cerro Largo , através do Passo Centurion no rio Jaguarão. Via de acesso usada por guerrilha portuguesa ao comando do Major Rafael Pinto Bandeira, (hoje por nossa proposta denominação histórica do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada em Porto Alegre) ..Via de acesso  usada por Rafael  para penetrar no atual Uruguai de 1774/1776 para prear ( capturar  gado vacum e cavalar espanhol, sem serem molestados pelas fortalezas espanholas de Santa Tereza e Santa Tecla.

Mais tarde fui informado das ligações de Osório com Canguçu .por onde cruzou algumas vezes, para visitar seus pais residentes em Caçapava do Sul e atravessando o rio Camaquâ com freqüência. Rio, cujo nome e características recorreu em  debate com um senador muito maneiroso e  sem ir a direto ao ponto do debate. E falou: “ Vossa Excelência me lembra o rio Camaquã de minha terra.,  por ser como ele cheio de voltas !”

Mas o nome do General Osório dado a minha terra se explica por ser o local constituído de muitos de seus eleitores e haver conseguido como senador integrá-lo à comunidade nacional pelo telégrafo e haver proposto a extensão até Canguçu, da  ferrovia Rio Grande –Pelotas, dado o seu caráter estratégico, em caso de invasão, de retrair  as forças de defesa do litoral  para Canguçu na Serra dos Tapes e dali as reorganizar e as reforçar e partir para uma contra-ofensiva.

Tomei conhecimento da figura heróica de Osório como menino , através de livro de seu neto Fernando Luiz Osório  O Espírito das Armas Brasileiras que doara a meu pai Conrado Ernani Bento .Mais sobre Osório constara na nossa obra no preloem parceria com o Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis Brasil Lutas contra  invasões, ameaças e pressões externas ....E varias referencias a Osório em sua bibliografia de 70 paginas constando livros e artigos de membros da FAHIMTB que sobre o herói escreveram.