GEN EX ANTÔNIO JORGE CORRÊA( 1912-2007)

Cel Cláudio Moreira Bento

Presidente da AHIMTB

 

     Faleceu no Rio de janeiro com cerca de 95 anos o estimado  Gen Ex Antonio Jorge Correa. Era carioca e filho de Ernani Jorge Correia, militar do Exército que integrou o Estado-Maior do Gen Rondon no combate à Revolução de 1924 em Santa Catarina e Paraná e, de D. Chistiana Pereira Corrêa. Casou com D. Maria Albernaz Corrêa de cujo consórcio nasceu Carlos Augusto.

    Praça de 17 mar 30, procedente do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Cursou a Escola Militar do Realengo, onde foi declarado Aspirante a Oficial de  Cavalaria em 22  dez 23.

     Desenvolvimento de sua carreira: 2-º Ten. 06 jul32; 1-º Tem, 02 ago34; Cap, 05 mar40; Maj,25jul48 (merecimento); Ten Cel, 25jul52 (merecimento); Cel,28dez55 (merecimento); Gen Bda, 25nov64  e Gen Ex, em 25 jul 72.

     Cursou Cavalaria (Regulamento 1929), a EsAO, a ECEME, Comando e Estado – Maior das Forças Armadas (e Superior de Guerra (pela ESG).

     Desempenhou as seguintes funções, mais relevantes: Chefe de Gabinete do Estado –Maior  das Forças Armadas (EMFA), de (13 mar64-25jan 65. Comandante da 3-ª Divisão de Cavalaria  (04fev65-13jan66), em Bagé-RS; Chefe do Estado Maior do III-º Ex (atual CMS), em Porto Alegre-RS, (de 17 jan a 13dez 66); Sub Chefe do Exército do Estado –Maior das Forças Armadas(EMFA) de  (26 dez 66-14abr 67), no Rio de janeiro e Brasília, por cerca de 5 anos; Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa(DEP) de  (04 out 72-30 set 74) e Ministro Chefe do EMFA a partir de 30 set 74e até 02 Ago 76.    Foi transferido para a Reserva por Decreto de 02 ago 76.

     Exerceu as seguintes comissões: Membro da Comissão Especial  de Estudos para a Reforma Administrativa e do Conselho Nacional de Transportes; Presidente da Comissão de Desportos do Exército; Presidente da Comissão Executiva Central, nomeado pelo Presidente da República, Gen Emílio Garrastazu Médici, para coordenar as comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil, razão de sua eleição como sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, então presidido por Pedro Calmon (patrono de cadeira de nossa AHIMTB).

       Realizou conferência em aula inaugural da Escola Superior de Guerra  com o Tema: Influência das Elites Brasileiras.

       Prestigiava com sua presença sessões da Academia de História Militar Terrestre, com presidente de Honra de suas sessões realizadas no Rio de Janeiro no Instituto Militar de Engenharia e no Clube Militar, as encerrando com abalizadas estimulantes palavras.

        Foi seu comandado em Bagé o atual historiador militar Osório Santana Figueiredo que muito elogiou a suas qualidades de líder.

         Ao deixar o comando da 3º Brigada de Cavalaria Mecanizada –Brigada Patrício Correia Câmara o General terminou suas palavra de despedida com este apelo a seu comandados.

     “Mantenham-se unidos, pois desta forma haveremos de constituir um bloco que nunca há de permitir que maus brasileiros desviem o Brasil de sua rota!”       Precioso conselho  muito atual !