INFORMATIVO GUARARAPES

 

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

http://www.resenet.com.br/users/ahimtb

E-mail: ahimtb@resenet.com.br

Fundada em 1o de março de 1996

ANO: 1998                 MÊS:  SET/OUT                       No 18


SUMÁRIO

- A AHIMTB COMEMORA O 195 o ANIVERSÁRIO DO DUQUE DE CAXIAS NO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA EM 4 SET

-ALFRED DE VIGNY E A PROFISSÃO SOLDADO

-ILUMINADO O PORTÃO MONUMENTAL DA AMAN

-SUBMARINOS QUE TORPEDEARAM NAVIOS DO BRASIL 1942-44

-NOTÍCIAS DOS MEMBROS DA AHIMTB

-PUBLICAÇÕES ENVIADAS À AHIMTB

-NOTAS DIVERSAS

 


A AHIMTB NO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

Em 4 set as 20 horas a AHIMTB realizou sessão solene estatutária no Colégio Militar de Brasília ,o maior do Brasil, em homenagem aos 195 anos de nascimento de seu patrono o Duque de Caxias .Foram empossados acadêmicos o gen Arnaldo Serafim na cadeira Gen Francisco de Paula Cidade; o gen Alberto Martins da Silva na cadeira gen Aurélio de Lyra Tavares (em vida) e o cel Manoel Soriano Neto na cadeira que tem por patrono em vida o cel Francisco Ruas Santos .Aturam como porta vozes do Colégio Acadêmico na saudação a Caxias ,definição da AHIMTB ,saudação aos novos acadêmicos e leitura das palavras finais da Presidência os alunos Daniel Ângelo Dutra e Marcos Antônio da Cruz e alunas Ingamar Ferreira Pacheco ,Juliana Andrade Lima e Juliana Kosak Nóbrega .O Hino Nacional cantado por todos ,foi executado pela Banda do Colégio e cantado por seu Coral .O comandante do Colégio Militar cel Telmo Luiz Moré não mediu esforços para que a sessão se revestisse do maior significado, no que foi secundado pelo pujante Clube de História do Colégio com freqüência de 200 alunos e capitaneado pelo ten cel Pizarro e professora Ivone Maria de Lacerda .O livro de presença registrou mais de 200 presenças das quais uma representação da Academia de Policia Militar do DF .Muitos alunos presentes não conseguiram assinar o livro de presenças por falta de tempo para tal Finalizando a AHIMTB proferiu a seguinte mensagem lida pela aluna Juliana Kosac Nóbrega:

"Palavras finais do Presidente da Academia

Hoje, após 2 anos e meio de fundada em Resende, A Cidade dos Cadetes ,a Academia de História Militar Terrestre do Brasil desembarcou nesta capital federal .E, em reunião memorável, reverenciou o Duque de Caxias ,seu patrono e do Exército e estruturador e primeiro comandante, por cerca de 8 anos da Policia Militar do Distrito Federal a qual serviu então de modelo para as demais .Homenagem no transcurso do seu 195( centéssimo nonagessimo quinto)aniversário de nascimento. Também empossou como acadêmicos três expoentes ,por seus escritos e ações, da historiografia militar terrestre do Brasil .E justo, no seio da juventude vinculada ao sistema de Ensino do Exército ,no seu maior Colégio Militar e que acaba de completar 20 anos como celeiro de parcela das futuras lideranças civis e militares ou de dirigentes do Brasil no 3 o milênio ,aos quais esperam maiores desafios do que as antigas lideranças que construíram o Brasil.

Dentre os vários objetivos que a Academia persegue registre-se o de resgatar, preservar e divulgar as obras de historiadores militares terrestres e com elas, expressivamente, resgatar a História Militar Terrestre do Brasil ,indiscutivelmente o Laboratório da Tática , da Logística e da Estratégia brasileiras e fonte de outras preciosas projeções que o curto tempo disponível não nos permite abordar .

Esperamos que a abordagem deste assunto junto a juventude vinculada ao ensino nas forças terrestres, contribua para nela solidificar a perspectiva e identidades históricas do Brasil e de suas forças terrestres. Isto para que em melhores condições possam a vir contribuir para o desenvolvimento e liderança das Forças Terrestres no insondável 3 o Milênio .E ,também, tentar junto a elas despertar novas vocações de historiadores brasileiros em suas diversas especialidades ,pois a categoria se acha em fase de extinção ,por razões várias ,e em especial por invasões indébitas se sua função social por manipuladores da História com os mais variados e até inconfessáveis fins .Constatar é obra de simples raciocínio e verivicação!

E esta renovação se impõe no turbilhão da ora presente em que nossa História vem sendo alvo de até sórdidas manipulações pretensamente se passando por História ,mas que em realidade confundem e desorientam parcela expressiva da juventude brasileira potencialmente destinada a construção do futuro do Brasil .

E neste contexto se encontra a juventude desta capital que vem assustando o Brasil pela prática de valores que confrontam e mesmo agridem os enumerados pela Sociedade Brasileira na Carta Magna .Fato diagnosticado por alguns analistas como falta de Religião e de História e do que decorre a falta de identidade e de perspectiva históricas. História assim classificada por Rui Barbosa preocupado já em seu tempo com a sua manipulação criminosa:

"A História não é a nesga da verdade que se espreita pelas frestas das portas. História não consiste nas misangas suspeitas que a curiosidade das ruas escolhe das mãos dos mascates das bisbilhiotices .Não consiste nos fragmentos maculados de boatos que a dentuça das ruas esmigalha .História é o fato, é o depoimento e é o documento ." E acrescentaríamos e todos íntegros, fidedignos e autênticos .

E nisto vem a Academia se aplicando em esclarecer manipulações que distorcem e comprometem a verdadeira imagem das forças terrestres "por misangas suspeitas e boatos "que circulam na opinião pública com foros de pretensa História .

Na peça de Júlio Cezar de Shakespeare Marco Antônio diz a certa altura a Brutus :

"As boas obras que os homens praticam são sepultadas com os seus ossos .No entanto só o mal sobrevive ."

Outro papel da Academia tem sido o desenterrar junto dos ossos as obras esquecidas dos historiadores militares terrestres brasileiros e com elas ,por via de conseqüência ,o valioso patrimônio cultural militar terrestre brasileiro acumulado em quase 5 séculos de lutas e vigílias por várias gerações de militares de terra ,os quais foram ,em grande parte, responsáveis pelo delineamento, exploração e conquista e manutenção de um Brasil Continente que cabe as atuais e futuras gerações preservar e defender .

E especial atenção dará a Academia ao resgate e culto das memórias de soldados terrestres que no curso do processo histórico brasileiro deram suas vidas em holocausto a pátria brasileira ,os quais ,segundo Péricles ,que viveu em Atenas ,cujo século V antes de Cristo levou o seu nome, por haver se constituído no apogeu da civilização grega e com ela a Democracia que ele ajudou a construir como Chefe de Estado e estratego por 14 anos. :

" Aquele que morre por sua pátria ,serve-a mais em um só dia que os outros em toda a sua vida ."

Hoje aqui resgatamos para nossos arquivos as vidas e obras de 6 soldados de terra que se devotaram ao resgate e divulgação da História Militar Terrestre do Brasil e em especial a do Exército .Ou seja a de 3 patronos e 3 acadêmicos com obras e ações marcantes de História Militar Terrestre .Soldados devotados a História do Exército, que com satisfação, 5 viveram para ver a valorização sem precedentes da História do Brasil e a do Exército traduzida pelas seguintes orientações em curso no Exército:

1- Ser a História do Exército eleita objetivo atual n o 1 assim definido :

" Preservar, divulgar e cultuar as tradições ,a memória histórica e os valores morais, culturais e históricos do Exército ."2-Plano em curso de Modernização do Ensino de História no Exército que potencializa o ensino existente em sua rede de ensino militar e o introduz na EsAO e CPORs Plano a cargo da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) . 

E foi por mera coincidência que nossa Academia foi fundada neste tempo histórico tão promissor ,E ,assim ,disposta a cooperar como entidade civil com toda a sua experiência traduzida por seu acervo representado pela experiência de seus patronos e acadêmicos e correspondentes que esta reunindo, em acordo com o Sistema de Classificação de Assuntos de História Militar Terrestre do Estado-Maior do Exército ,em seu CENTRO DE INFORMAÇÕES DE,HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL em Resende, em área de transição entre a comunidade acadêmica e resendense ,em duas salas cedidas por seu 3 o presidente de Honra empossado e comandante da AMAN gen Bda José Mauro Moreira Cupertino .


HOMENAGEM AO SOLDADO TERRESTRE DO BRASIL EM 25 AGOSTO 1998 DIA DO SOLDADO(Para reflexão )

- "Nada é mais digno do interesse e do amor da Nação que essa Família sacrificada, que muitas vezes lhe deu tanta glória. Tal como é, o EXÉRCITO é um bom livro que se deve folhear para se conhecer a Humanidade... Essa simplicidade de costumes, essa pobreza despreocupada e alegre de tantos moços, essa vigorosa e sã existência, sem falsa polidez nem falsa sensibildade, essa aparência viril dada a tudo, essa uniformidade de sentimentos originados pela disciplina, são laços difíceis de romper, e aos quais não falta certo encanto desconhecido das outras profissões.......

Os Regimentos são conventos de homens, mas conventos nômades que levam por toda parte os seus hábítos marcados de gravidade, de silêncio, de discrição. Neles se cumprem bem os votos de pobreza e de obediência.

O caráter desses reclusos é índelével como o dos monges, e nunca eu revi o uniforme de um dos meus Regimentos sem um bater de coração........

......O SOLDADO é um pobre material glorioso .Vítima e algoz, é bode expiatório diariamente sacrificado ao seu povo e para seu povo ,que o escarnece .É um mártir ,ao mesmo tempo humilde e bravo ..."

Trecho do livro Servidão e Grandeza Militares do capitão Alfred de Vigny que viveu de 1797-1863 no tempo histórico brasileiro entre a Inconfidência Mineira até pouco antes da Guerra do Paraguai. Terá seu pensamento ainda atualidade? É obra de leitura imperdível às lideranças militares terrestres atuais e futuras !


ILUMINADO O PORTÃO MONUMENTAL DA AMAN

No inicio da noite de 21 de agosto, sexta feira, foi inaugurada a nova iluminação do Portão Monumental da AMAN, como colaboração da General Eletric .Cerimônia que contou com a presença do Ministro do Exército gen Ex Zenildo de Lucena 1 o Presidente de Honra da AHIMTB e várias autoridades civis e militares e avultado número de assistentes e o Corpo de Cadetes. Usaram da palavra o gen José Mauro Moreira Cupertino, comandante da AMAN e 3 o Presidente de Honra da AHIMTB ,agradecendo aos que concorreram para o grande melhoramento e as presenças na inauguração; D. Ana Bentes Bloch. viuva de Pedro Bloch, historiando a sua participação no projeto inaugurado e, o dr Jaime Salomão da GE, explicando detalhes técnicos.

.A idéia, segundo D .Ana ,surgiu de uma visita a AMAN num congresso do Rotary, onde, a noite teve dificuldade de identificar a entrada da AMAM. Como filha do general Ramiro Abraão Bentes ,Artilharia 1933 da Escola Militar do Realengo e muito apreciado como bom companheiro e profissional , ela aprendeu a admirar e a respeitar a profissão soldado e foi levada a sugerir ao gen Cupertino a iluminação do Portão Monumental. Aprovada a sua idéia ela se propôs a lutar pela concretização da mesma . E então recorreu a velho amigo o Dr Jaime Salomão Diretor da GE que se prontificou a executar o projeto ,de certa forma ,como uma reverência de D. Ana à memória de seu saudoso pai que um dia também foi cadete .Aliás soldado que lá no alto deve estar incomodado com a manipulação fantasiosa das figuras de oficiais do Exército pela novela Mandacarú do TV Manchete ,os quais , se verdade fosse ,teriam pertencido à turma ou sido contemporâneos do cel Ramiro Bentes , ou da elite formada sob a égide da filosofia implantada pelo do mal José Pessoa no Realengo .Mas o que fazer contra a imagem distorcida do oficial do Exército que a citada novela induz brasileiros desavisados a acreditar que oficiais do Exército tivessem aquele comportamento. É lamentável !E D Ana foi impotente para minorar a agressão gratuita que a novela fez a imagem do oficial da década de 30 que atinge seu saudoso pai !

Assim, a partir de 21 de agosto, todas as noites, Resende disporá de uma nova atração ou cartão postal que também chamará atenção de todos os viajantes que utilizam a Nova Dutra. Avistarão como se fosse dia o Portão Monumental por onde já entraram cadetes e dele saíram simbolicamente oficiais, cerca de 25.000 brasileiros de 54 gerações, além de milhares de soldados do Médio Vale do Paraíba que prestaram serviço militar obrigatório na AMAN , guarneceram o portão monumental como sentinelas e contribuíram , expressivamente ,para formação das diversas gerações de oficiais que cursaram a AMAN .

Discretamente, entre os assistentes, vislumbramos o cel Renato Horta Lopes, residente em Resende ,o único representante ali dos primeiros cadetes que entraram na AMAN pelo Portão Monumental em março de 1944.A inauguração foi marcada por um festival pirotécnico inesquecível por belo ,denso e talvez pioneiro na AMAN e por uma cascata de fogos entre as dois pilares monumentais identificadores da AMAN, pela execução de peças musicais pela banda da AMAN e cantos de canções pelo Coral de Resende .

Dia 21 de agosto de 1998 se incorpora às tradições da AMAN ,como também de Resende e coincide com as comemorações dos 150 anos da cidade de Resende que, em 27 de agosto, comemorou os seus 150 anos de instalação como cidade pela Câmara Municipal, ocasião em que o marcante evento histórico foi comemorado, com iluminação das fachadas dos prédios , bailes populares animados gratuitamente por 4 bandas de música, além da celebração de um Te Deum na igreja matriz , quando proferiu patriótica oração o vereador padre José Marques, mineiro de Tiradentes , o fundador da Imprensa Resendense em 1830 e batalhador incansável pela idéia vitoriosa de Resende cidade.


OS SUBMARINOS QUE TORPEDEARAM NAVIOS BRASILEIROS EM 1942-45

A verdade em História é filha de fontes históricas fidedignas, autênticas e integras. Por muito tempo circulou no Brasil a versão de que os torpedeamentos de navios brasileiros fossem obras de submarinos americanos para envolver e obrigar o Brasil a fazer a guerra contra a Alemanha e Itália.

Esta inverdade começou ,penso, a ser desmascarada pelo Alte Artur Saldanha da Gama em A Marinha do Brasil na II GM ,.Versão que com a colaboração do Alte Hélio Leôncio Martins, também veterano da II GM como o Alte Artur ,como tripulantes de navios caça - submarinos da Força Naval do Nordeste ,passaram a versão dos fatos, com apoio em fontes consultadas na Inglaterra para a História Marítima do Brasil .A major Elza C. Medeiros abordou o fato na mesma linha .No Jubileu de Ouro do Dia da Vitória o atual presidente da AHIMTB produziu A Participação das Forças Armadas e e da Marinha Mercante do Brasil pelo Conselho de Ex - combatentes e com prefácio de seu presidente acadêmico gen Plínio Pitaluga e, ainda , pela ANVFEB e Associação de ex combatentes - Seção do Rio de Janeiro ,a plaqueta A Saga da Marinha Mercante do Brasil. Esta foi distribuída às guarnições de navios da FRONAPE e a sindicatos da Marinha Mercante pela ANVFEB e tudo com o concurso do Dr Joaquim Xavier da Silveira , historiador e veterano da FEB .

Na exelente Revista do Clube Militar de jul 98 , o gen Pitaluga citado abordou "Torpedeamentos de navios brasileiros uma lenda ainda em voga ."

Agora o cel Pedro Shirmer em Ombro a Ombro ago 98 abordou o tema com apoio em estudos específicos que realizou em fontes alemãs que estuda e persegue há 15 anos, desde que cursou Estado-Maior no Exército da Alemanha .E dentre elas, visita feita em Museu da Marinha alemã em Laboe ,junto ao Báltico, onde ,num mapa mundi iluminado sob o título - Onde a nossa Marinha atuou ,constatou , "os alemães haverem assumido os torpedeamentos de navios do Brasi" E mais, adquiriu o livro escrito pelo Dr Jurgen Rohwer editado em Munique :J. F. Lehmanns Verlag,1968 que em português traduziria a idéia de A ação de submarinos do Eixo 1939-45. Com apoio em fontes primárias que se espera esta obra revele e, comparadas as mesmas com os relatos dos historiadores citados que trabalharam com fontes inglesas ,o cel Shirmer, seguramente, no artigo que publicará em set , revelará aspectos inéditos a esclarecer a tragédia vivenciada por centenas de brasileiros com os torpedeamentos de nossos navios , o que levou o Brasil à guerra .

No artigo citado Shirmer publica foto de um monumento na Alemanha de 85 metros de altura e desde 1954 votivo à memória de todos os marinheiros do mundo mortos no mar, o qual depois de 1936 até 45 ,serviu de homenagem só aos marinheiros alemães.

Revela que alemães desmontaram no litoral europeu submarinos que transportaram via férrea para o mar Negro onde os remontaram .Esperamos pois que o Shirmer revele aspectos interessantes sobre a atuação de submarinos alemães em nosso litoral .

Por oportuno vale lembrar o que contou o general Lyra Tavares que representou o Brasil junto aos Aliados que ocuparam a Alemanha depois da guerra .A certa altura da ocupação foi decidida uma espécie de confraternização com oficiais alemães que lutaram na 2a Guerra. De repente se aproximou um oficial da Marinha alemã de um grupo de brasileiros .E a certa altura ele diz -"Fui eu que comandei o torpedeamento do navio transporte Vital Brasil !"Chocados, os brasileiros se afastaram ,deixando o oficial alemão só no meio da sala .Foi uma intervenção infeliz !Este navio foi torpedeado ao sul de Vitória quando escoltado pelo caça submarino Javari .Pereceram nele 99 militares brasileiros que quando afundavam para morrer ,gritavam : - Viva o Brasil !


NOTICIAS DOS MEMBROS DA AHIMTB

Gen JONAS CORREIA NETO. Foi orador oficial do aniversário da 1a DE Divisão Mascarenhas de Morais , também patrono da cadeira 19 da AHIMTB .GU comandada pelo gen Div Manoel Luiz Valdevez de Castro estimulador da 1a hora da Academia de História Militar Terrestre.

Gen SEVERINO SOMBRA ,patrono em vida da cadeira 35 ,novo membro correspondente da da Real Academia de História da Espanha e sempre enviando suas valiosas crônicas semanais na rádio Brasília Suoer FM , as quais a AHIMTB vem colecionando.

Gen PLÍNIO PITALUGA tomando posse como correspondente no IHGGSorocaba ,presidido pelo dinâmico sócio prof Adilson Cezar e com discurso homenageando o sorocabano Pascoal Moreira Cabral seu parente e fundador de Mato Groso .

Gen ALBERTO MARTINS DA SILVA levantando a História do Serviço de Saúde do Exército, por empenho do mesmo serviço .

Gen ARNALDO SERAFIM lutando em Brasília para a construção do Monumento ao Heróis Brasileiros já tendo o terreno liberado para o empreendimento e ajudando a construção do monumento aos Heróis da 2a Guerra Mundial .

OSÓRIO SANTANA FIGUEIREDO escrevendo livro sobre os Marechais responsáveis pela consagrada frase - São Gabriel a Terra dos Marechais e, feliz com reportagem que assessorou em a Revista ÍCARO da VARIG 167 focalizando os Últimos carreteiros do mundo" em São Gabriel.

Cel PEDRO PAULO CANTALICE ESTIGARRÍBIA com suas belissimas pinturas decorando o Salão de Entrada do QG do Exército em Brasília ,visita imperdível pela beleza e emoção que provoca em todos os que visitam aquela exposição, síntese pictórica da História do Exército.

Cel NILTON FREIXINHO ,grande estimulador da AHIMTB proferindo palestra no Centro Brasileiro de Estudos Estratégico CEBRES - O desafio do Brasil no 3 o Milênio :Acre e a Internacionalização da Amazônia .

Cel CLAUDIO MOREIRA BENTO lançando plaqueta Caminhos históricos estratégicos de penetração e povoamento do Alto e Médio rio Paraíba 1565-1822 e recebendo Moção de Louvor unânime da Câmara de Resende pelo conteúdo das matérias do GUARARAPES n o 17e vendo seu livro revisado As Batalhas dos Guararapes implantado na Internet pelo C COM S Ex .

Ten Cel ANTÔNIO GONÇALVES MEIRA abordando suas memórias de seu curso na antiga e saudosa Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre, em o Ombro a Ombro.

Cel DAVIS RIBEIRO DE SENA publicando em A Defesa Nacional artigo sobre a fortaleza N.S dos Prazeres do Iguatemi, no Sul de Mato Grosso do Sul .Aliás revista que publica as seguintes matérias de sócios: As guerras holandesas do cel Cláudio Moreira Bento e Jornais paraguaios na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai do gen Alberto Martins .Revista que traz valiosissimas e atuais matérias abordadas em Destaques da Imprensa de grande interesse da História Militar Terrestre do Brasil. Cumprimentos efusivos a quem as selecionou !

Vet FEB JOSÉ CONRADO DE SOUZA coadjuvando a Diretoria da AHIMTB ao dirigir-se com apelos e informações valiosas aos sócios, fornecendo lista de endereços atualizada para estimular o intercâmbio entre os mesmos e concitando-os a maior participação e solidariedade à causa da AHIMTB em pról da juventude militar terrestre que m dia agradecerá a coloboração.

IVO CAGGIANI desenvolvendo a biografia do santanense mal Nelson de Mello ,comandante brasileiro que presidiu a rendição de divisão alemã em Fornovo e recebendo carta do Presidente Sanguineti do Uruguai, cumprimentando-o por sua biografia de João Francisco- a hiena do Cati!

Cel REGINALDO MIRANDA resgatando o sítio histórico do CPOR/SP sede de antiga fazenda dos jesuitas, mais tarde residência dos Andradas e marco do início da Revolução de 30 em São Paulo.

Dr HERNANI DONATO divulgando a vida e obra do grande historiador sorocabano Aluizio de Almeida autor do clássico a Revolução Liberal de 1842.

Ten Cel WALDIR JANSEN DE MELLO se esforçando em Curitiba para mobilizar entidades várias de militares terrestres para atuar em parceria com a AHIMTB .Sucesso !

Cel ARIVALDO SILVEIRA FONTES presidindo a Fundação Osório e eleito membro da Academia de História da Argentina e coordenando publicação com os discursos de posse dos acadêmicos 1994-96.

Cel RUI DUARTE desenvolvendo a cada dia melhor a sua preciosa coluna social castrense Polainas e Charlateiras em OMBRO a OMBRO e editando O CLARIM do CML

Cel JOSE SPANGENBERG CHAVES enriquecendo o patrimônio da AHIMTB ao enviar subsídios de interesse que localiza.

Cel MANOEL SORIANO NETO .Seu belo artigo Mestre de3 Campo Antônio Dias Cardoso foi implantado pelo C.COM S Ex na Internet.

Cel PMRS JOSÉ LUIZ SILVEIRA ,distinguido pela Assembléia do RS para prefaciar biografias de grandes filhos do Rio Grande do Sul como entre outros Osvaldo Aranha.

Estas foram as novas chegadas à redação de O GUARARAPES!


PUBLICAÇÕES ENVIADAS A AHIMTB

Unidade 34 da Brigada Militar de assuntos técnicos. Páginas da História da PMSP 18 alusivo aniversário ver. 32 os quais a AHIMTB fez chegar ao curso da AMAN. Boletim do IHGMT 1.Boletim do IHGSC 26 que refere em bibliografia a obra A Guerra da Restauração do RGS que recebeu. Coleção História e Bibliográfica 169 da PUC/Campinas .SASDE 48-50 da Sociedade de Amigos da 2a DE presidida pelo cel Albano Fressati e que noticiou a sessão solene da AHIMTB no CPOR/SP em ago. Jornal da Academia Paulista de História ago 98.Jornal da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército 1,2 e3 que demonstram de forma surpreendente a pujança da Associação com associados espalhados por diversas atividades que sentem orgulho do CPOR/SP.O Clarim 28 do CML do qual esperamos noticie sobre a AHIMTB ! Verde Oliva 28, comemorativa dos seus 25 anos com entrevista do Ministro e 1 o presidente de Honra da AHIMTB gen Ex Zenildo de Lucena .Notime 12 do IME .Manoelito de Levi Gasaparian -RJ. Boletim do IHGSP 26 noticiando em 25 julho a sessão da AHIMTB no CPOR/SP e Revista do Clube Militar 347 onde em encarte nas p, 78-80 consta a síntese da Revolução de 31 de março 1964 na interpretação do cel Luiz Carlos Carneiro de Paula filho do falecido professor Floriano de Paula autor do exelente Geografia da História .Belo Horizonte,IUFMG,1973.

LIVRO: Os deuses estavam com sede de Antônio de Andrade , sobre a Revolução de 32.


NOTAS DIVERSAS

Esta sendo implantada no Provedor Resenet página da AHIMTB na Internet definindo sua finalidade e divulgando o seu quadro social .Seu E. Mail ahimtb @ resenet.com.br

Esta sendo implantado o CENTRO DE INFORMAÇÕES DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL em dependências cedidas pela AMAN na área junto ao Hotel de Oficiais Solteiros ,Casa do Laranjeira e Seção de Inativos e Pensionistas.

Esta sendo organizada na Livraria Espaço Literário junto a Biblioteca da AMAN Estante ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRSTRE DO BRASIL ,destinada a expor e vender livros de História Militar Terrestre do Brasil de autoria de associados que devem ser remetidos só um exemplar de cada a D. Rita Veltri Costa na Renacença Modas ,rua Esperanto 66 campos Elisios .27500-000 .Apoio a idéia do comandante da AMAN de incentivar nos cadetes o gosto pela leitura.

Em 26 set as 20,00 horas no CPOR/CM de Belo Horizonte serão empossados acadêmicos os historiadores militares terrestres gen Div CARLOS PATRÍCIO FREITAS PEREIRA e o Cel PM MG CARLOS ALBERTO CARVALHAES e como correspondente o dr WILSON VEADO .

Em 30 out as 9.00 horas no Colégio Militar de Campo Grande serão empossados acadêmicos o cel JOSÉ MARIA DE SOUZA NUNES eo cap PMMS ROBERTO ALVES GAMARRA.

O livro revisado As Batalhas dos Guararapes de autoria do presidente da AHIMTB e Apresentação de seu 1 o Presidente de Honra gen Ex Zenildo de Lucena foi implantado parcialmente pelo C.COM S Ex na Internet .Para acessá-lo entre em :

http:// guararapes . exército . gov .br/

A seguir em Opções clique em Artigos e surgirá na lista bibliográfica As batalhas dos Guararapes em cima da qual será clicado e rassim esgatada a obra citada .Experimente!

Em 19 de fev 1999 será comemorado os 350 anos da 2a Batalha dos Guararapes.

Endereço da Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil :.ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL - Academia Militar das Agulhas Negras Av . Presidente Vargas 242-B Campos Elísios 27. 542-140 Resende -RJ

Fone 024/358 5051(em implantação) FAX 024/354 33 55 Ramal 5051(em implantação)

End: O GUARARAPES. Caixa Postal 816998. Faculdades D.Bosco .27.501-570.Resende-RJ

 


 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."