INFORMATIVO GUARARAPES

 


8 ANOS

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09


ATIVIDADES DA AHIMTB NO FINAL DE 2003 1º TRIMESTRE DE 2004

Fundada em 1o de março de 1996

ANO: 2004                 MÊS:   JAN/MAR                      No 40



ATIVIDADES DA AHIMTB NO FINAL DE 2003 1º TRIMESTRE DE 2004

A AHIMTB encerrou suas atividades em 2003 no Colégio Militar de Porto Alegre como o lançamento das seguintes obras que ela planejou, no contexto das comemorações do Bicentenário do Duque de Caxias. E no momento esta as distribuindo a possíveis interessados em as adquirirem, como promovendo o relançamento de algumas delas:

Amazônia Brasileira- Conquista, Consolidação e Manutenção –História Militar Terrestre da Amazônia 1616 –2003 que tem tido muito bom acolhimento e receptividade, traduzidos particularmente por comentários críticos solicitados que serão reunidos e publicados em plaqueta a isto destinada.

Paralelamente a AHIMTB organizou 3 volumes, exemplares únicos, que registram em detalhes a sua participação nas comemorações do Bicentenário do Duque de Caxias: nos Circulo Militar Agulhas Negras(CIMAN) em Resende; no Circulo Militar de São Paulo; no Circulo Militar de Belo Horizonte; no Clube Militar, no IME, no 1 º BPE e no Colégio Palas no Rio de Janeiro; e, em Brasília, no Colégio Militar, no Batalhão da Guarda Presidencial e na Confraria 3C no Regimento Dragões da Independência.

Neste verão de 2004 a AHIMTB se aplicou na distribuição da obra sobre a Amazônia e preparação para lançamento da seguinte obra:

Os 60 anos da Academia das Agulhas Negras em Resende que foi lançado em reunião no Auditório do Comando da AMAN que foi representada no ato por seu comandante o Gen Bda Claudimar Magalhâes Nunes, Estado- Maior e Geral e Especial da AMAN, comandantes de cursos e representação de cadetes num total de 60 militares aos quais a AHIMTB distribui para as respectivas repartições 60 exemplares da citada obra e mais 60 exemplares da obra História Militar de Resende 1744-2001, comemorativa dos 200 anos de Resende.

A tarde a AHIMTB fez a entrega ao Oficial de Operações da AMAN das seguintes obras a serem sorteadas por oficias e cadetes do 9 cursos, as seguintes obras editadas sob a égide da AHIMTB:

235 Os 60 anos da AMAN em Resende

90 História Militar de Resende 1744-2001

45 Inspirações geopolíticas de Portugal e do Brasil no Prata e

suas repercussões no Rio Grande do Sul 1680-1901,com

apresentação do acadêmico emérito Gen Carlos de Meira Mattos,

ex comandante da AMAN.

Dia 15 de abril no Colégio Militar de Porto Alegre a AHIMTB lançará as seguintes obras;

As batalhas dos Guararapes descrição e análise militar, reedição ampliada e num só volume, com 14 mapas coloridos para se acompanhar o desenvolvimento das batalhas. Lançamento comemorativo do 10 º aniversário do Dia do Exército criado em 24 de março de 1994 e a ocorrer em 19 de abril.

Os 60 anos da AMAN em Resende ,como homenagem em Porto Alegre a AMAN, cujo seu idealizador, o então Cel José Pessoa ali estudou e foi declarado Aspirante a Oficial na Escola de Guerra de Porto Alegre.

As Forças Armadas e a Marinha Mercante do Brasil na 2ª Guerra Mundial, reedição com apoio na Lei Roanet e prefaciado pelo acadêmico emérito e Veterano da FEB José Conrado de Souza que preside a ANVFEB gaúcha há mais de 20 anos.

Dia 22 de abril as 15 horas no Colégio Militar do Rio de Janeiro a AHIMTB, empossará como acadêmico o Cel Rui Duarte Rodrigues, ex aluno do CMRJ e cronista social castrense há 16 anos da Coluna Polainas e Charlateiras do Ombro a Ombro. Ocupará a cadeira General Waldomiro Pimentel, vaga por elevação a acadêmico emérito do antigo mestre do CMRJ Cel Jardro Alcântara Avelar que será homenageado na ocasião pela AHIMTB ,por sua exemplar solidariedade aos objetivos da AHIMTB, e .pelo acadêmico emérito e antigo mestre do CMRJ Cel Prof Arivaldo Silveira Fontes, 1º vice presidente da AHIMTB

Após esta posse a Academia de História Militar Terrestre do Brasil lançará os seguintes livros, editados sob sua égide:

- As batalhas dos Guararapes - descrição e análise militar, em comemoração ao 10o aniversário da criação do Dia do Exército, em 24 de março. 

- Os 60 anos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende, comemorativo do 60º aniversário, em 1º de março de 2004, da instalação da AMAN em Resende e publicação de seu Boletim Interno nº 1.

- Amazônia Brasileira- Conquista, Consolidação e Manutenção - História Militar Terrestre da Amazônia 1616-2003.

- As Forças Armadas e a Marinha Mercante do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

- Marechal César Obino, idealizador e criador da Escola Superior de Guerra.

Dia 23 de abril, aniversário da AMAN, a noite, terá lugar no Espaço Cultural da Associação Educacional D.Bosco (AEDB) em Resende o lançamento de obras ultimamente produzidas pela AHIMTB e em cerimônia que contara com a presença do Cel Antônio Esteves o Idealizador e introdutor em Resende do Ensino Superior há 40 anos construtor.No lançamento merecerão especial destaque naquele meio universitário local as seguintes obras:

- As batalhas dos Guararapes - descrição e análise militar, em comemoração ao 10o aniversário da criação do Dia do Exército, em 24 de março.

- Os 60 anos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende, comemorativo do 60º aniversário, em 1º de março de 2004, da instalação da AMAN em Resende e publicação de seu Boletim Interno nº 1.

- Amazônia Brasileira- Conquista, Consolidação e Manutenção –História Militar Terrestre da Amazônia 1616 –2003.

DOAÇAO DE LIVROS PELA AHIMTB AS ECEME, EsAO E REGIÕES E BRIGADAS DE SELVA DO COMANDO MILITAR DO AMAZONAS

A AHIMTB já enviou 20 exemplares da obra Amazônia Brasileira- Conquista, Consolidação e Manutenção –História Militar Terrestre da Amazônia 1616 –2003, para a ECEME, EsAO, Regiões e Brigadas de Selva do Comando Militar da Amazônia. tendo antes enviado um exemplar desta obra para cada comando das grandes unidades e escolas citadas.

Enviará além as ECEME e EsAO, para pesquisas e estudos, exemplares de Os 60 anos da AMAN em Resende; Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário; As Batalhas dos Guararapes descrição e análise militar; História Militar de Resende 1744/2001: Inspirações Geopoliticas do Brasil e de Portugal no Prata e suas repercussões no Rio Grande do Sul de 1680-1901 e

As Forças Armadas e a Marinha Mercante do Brasil na 2 ª Guerra Mundial .

APELO FINAL: A AHIMTB reitera a seus acadêmicos e correspondentes que receberam o livro sobre a Amazônia que realizem e enviem suas opiniões e comentários críticos solicitados para serem publicados. É importante esta participação acadêmica. Lembra para não esquecerem, se puderem, de enviarem uma contribuição financeira para o custeio da AHIMTB. Solidariedade é preciso!

HOMENAGEM AO CORONEL JOSÉ PESSOA, O IDEALIZADOR DA AMAN,

NA 4ª CAPA da OBRA OS 60 ANOS DA AMAN EM RESENDE

DE AUTORIA DO O CEL CLAUDIO MOREIRA BENTO

Clique na figura para ampliá-la
Clique na figura para ampliá-la

 


"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."