INFORMATIVO GUARARAPES- 2007              

 


 

Fundada em 1o de março de 1996

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

       

AHIMTB ORGANIZAÇÂO EM 2008

COMEMORAÇÂO DOS 12 ANOS DA AHIMTB NA ESAO.

OS 63 ANOS DO COMBATE DE MONTE CASTELO NO REGIMENTO SAMPAIO

 

 

  Ano 2008                                            Mês: Jan/Mar                                       nº 56


 

SUMÁRIO

 

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

FUNDADA EM RESENDE-RJ, EM 1o DE MARÇO DE 1996.

A COMEMORAÇÂO DOS 12 ANOS DA AHIMTB NA ESAO

PROXIMAS POSSES NA AHIMTB

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL EM 2008

FUNDADA EM RESENDE-RJ, EM 1o DE MARÇO DE 1996.

 

        Foi fundada em Resende em 1o de março de 1996, data do aniversário do término da Guerra do Paraguai e do início do ensino militar na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, a Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB), destinada  a desenvolver a História das Forças Terrestres do Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Forças Auxiliares e outras forças que as antecederam desde o Descobrimento do Brasil.

        A novel entidade, com sede e foro em Resende, mas de amplitude nacional, tem como patrono o Duque de Caxias e como patronos de cadeiras historiadores militares terrestres assinalados, por vezes também ilustres chefes militares, como os marechais José Pessoa, Leitão de Carvalho, Tasso Fragoso, Mascarenhas de Moraes e Castelo Branco.  

          Foram consagrados em vida como patronos de cadeiras, em razão de notáveis serviços prestados à História Militar Terrestre do Brasil, os generais Aurélio de Lyra Tavares, Jonas de Moraes Correia, Francisco de Paula Azevedo Ponde e Severino Sombra (falecidos), o Alte Hélio Leôncio Martins e os coronéis Francisco Ruas Santos, Jarbas Passarinho e Hélio Moro Mariante, este da Brigada Militar /RS.

         Figuram como patronos os civis Barão do Rio Branco, Pedro Calmon, Eugênio Vilhena de Moraes, Gustavo Barroso, José Antônio de Mello Neto, Arthur Ferreira Filho e Dante de Laytano, pelas contribuições assinaladas à História Militar Terrestre do Brasil.

       A cerimônia de fundação teve lugar nas Faculdades Dom Bosco, de Resende, que amparou os primeiros passos da novel entidade que tem, no momento, como 1o presidente de Honra, a empossar, o Comandante do Exército Gen Ex Enzo Martins Peri, como 2o vice-presidente (empossado) o Gen Ex Paulo César de Castro, chefe do DEP, 3o presidente de Honra (empossado) o Gen Bda Gerson Menandro Garcia de Freitas, comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e 4o (empossado) o Cel Antônio Esteves, Presidente das Faculdades D. Bosco (posição em 1o Jan 2008).

        

           Entre os fatores da escolha de Resende como sede ressaltam ser a AMAN a maior consumidora de assuntos de História Militar, que ministra curricularmente a seus cadetes, através de sua cadeira de História Militar, o único núcleo contínuo e dinâmico de estudo e ensino de História Militar no Brasil.

         A Diretoria da Academia (AHIMTB) está assim constituída, através de suas funções elegíveis: Presidente: Cel Cláudio Moreira Bento e Vice-presidente: Cel Arivaldo Silveira Fontes. Conselho Fiscal: coronéis Alceu Paiva (acadêmico), Hélios Malebranche Freres (acadêmico) e Edgar Fonseca.

          A primeira posse como acadêmico foi a do Gen Carlos de Meira Mattos, na cadeira Marechal J.B. Mascarenhas de Moraes. A ambos muito se deve na preservação da Memória da Força Expedicionária Brasileira.

        A segunda posse como acadêmico foi a do Gen Plínio Pitaluga (falecido em 17 Dez 2002), na cadeira Gen Raul Silveira de Mello.

        A Academia, em seu início, participou ativamente do 13o Simpósio de História do Vale do Paraíba tendo por tema central A História Militar do Vale do Paraíba. Simpósio que foi realizado nos dias 3/5 de julho de 1996 nas Faculdades D. Bosco, Academia Militar das Agulhas Negras e Centro de Recuperação de Itatiaia e também de 23/25 de setembro de l997 em Seminário Comemorativo da Guerra de Canudos na Globo News, sobre o mesmo tema, defendendo a participação das Forças Terrestres no Trágico Episódio que, via de regra, vinha sendo deturpada, quando em realidade a responsabilidade moral e política foi da Sociedade Civil da época, que ordenou a destruição de Canudos.

       A Academia possui como órgão de divulgação o jornal O GUARARAPES, já no número 55. Ele é dirigido a especialistas no assunto e a autoridades com responsabilidade de Estado pelo desenvolvimento deste assunto de importância estratégica, por gerador da perspectiva e identidade históricas das Forças Terrestres do Brasil. E, principalmente, do desenvolvimento de suas doutrinas militares. Ele está disponível ultimamente no site da AHIMTB:

www.resenet. com. br/users/ahimtb.

A Academia desenvolve seu trabalho em duas dimensões:

1 - A clássica, como instrumento de aprendizagem em Arte Militar com vistas ao melhor desempenho constitucional das Forças Terrestres, com apoio em suas experiências passadas, etc.  

2 - A outra, com vistas a isolar os mecanismos geradores de confrontos bélicos externos e internos para que, colocados  à disposição das lideranças civis, estas evitem futuros confrontos bélicos, com todo o seu rosário de graves conseqüências para a Sociedade Civil Brasileira.

    A Academia tem dado especial atenção à Juventude Militar masculina e feminina vinculadas às Forças Terrestres Brasileiras com vistas a promover encontro dela com as velhas gerações e com as atuais, de historiadores militares terrestres e soldados terrestres e, além disso, tentar despertar no turbilhão da hora presente, início do insondável 3o milênio, novas gerações de historiadores militares terrestres, especialidade hoje em vias de extinção por falta de apoio e, sobretudo, estímulo editorial. Constatar é obra de simples raciocínio e verificação.  

   É assunto que merece, salvo melhor juízo, séria reflexão de parte de lideranças das Forças Terrestres com responsabilidade funcional de desenvolver a identidade e a perspectiva histórica das mesmas e, além, as suas doutrinas militares expressivamente nacionalizadas calcadas na criatividade de seus quadros e em suas experiências históricas bem sucedidas.

  No desempenho de sua proposta ela vem realizando sessões solenes junto à juventude militar terrestre brasileira, a par de posses de novos acadêmicos do Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica e Polícias Militares, que vem progressivamente mobilizando e integrando em sua cruzada cultural. O quadro a seguir demonstra a sua evolução, que inclui a preservação de todas as cerimônias de posses encadernadas em ordem cronológica, com capas com cores diferentes a cada ano, constantes de 39 volumes indexados, numerados e digitados seus conteúdos, sob a direção do Cel Cândido Nunes da Silva, com apoio da Fundação Cultural do Exército. Em breve estarão disponíveis no citado site da AHIMTB que registrava, em 1º Janeiro de 2008, 62.000 visitas, sendo administrado por seu websiter e Grande Colaborador da AHIMTB o CMG Carlos Stumpf Bento, autor da maioria das capas dos livros do Projeto História do Exército na Região Sul. Apoio que recebe do site www.militar.com.br.

 

 

Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil na AMAN

A AHIMTB esta instalada, e em fase adiantada, com a sua sede administrativa nacional e seu Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil, na área que pleiteou e conseguiu obter de seu 3o Presidente de Honra e comandante da AMAN, Gen Bda Mauro José Moreira Cupertino, ao lado da Casa do Cadete Laranjeira do 4º ano. Área ampliada em 2005, com mais uma sala cedida pelo então comandante da AMAN, Gen Bda Marco Antonio de Farias, o que permitiu bem organizá-la.

 Isto em razão da distância das Faculdades D. Bosco dos consulentes potenciais e da Presidência.

Consiste de três salas com três sanitários e dois lavatórios, pertencentes a AMAN, mas fora do seu Portão das Armas. Sede situada na transição das comunidades acadêmica e resendense, de fácil acesso e junto à casa de alojamento de oficiais solteiros e cadetes laranjeiras (designação originária da Praia Vermelha, de cadetes que em suas horas de folga permanecem em Resende). Nela a AMAN procedeu aos reparos necessários e a dotou de telefone interno, desativado desde 2005 por razões de economia.

A AHIMTB adquiriu  móveis fundamentais para dar início à sua organização, os quais foram complementados por móveis usados doados pela Agência de Resende do Banco do Brasil.

Dispõe, no momento, de três computadores, sendo que o primeiro lhe foi doado pelo GBOEx, outro por ela adquirido e um terceiro colocado à sua disposição pelo DEP. Acaba de receber mais dois com os respectivos periféricos a ela doados pela FUNCEB para substituir os anteriores, desatualizados.

O acervo do Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil consiste em:

- Obras, preferencialmente de seus patronos e sócios que tratem de lutas externas e internas no Brasil, e de referência sobre o Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Polícias Militares, Guarda Nacional, Voluntários da Pátria, etc. E mais, Uniformes, Fortificações Condecorações, Canções Militares e outros assuntos relevantes, em acordo com o Sistema de Classificação de Assuntos de História Militar Terrestre do Brasil do Estado-Maior do Exército. Como entidades culturais das Forças Terrestres e sociais a ela ligadas: FHE POUPEx, GBOEx , CAPEMI, COIFA, etc.

- Instrumentos de Trabalho do Historiador Militar Terrestre Brasileiro: 39 coleções encadernadas das posses de acadêmicos, documentos recebidos e expedidos anualmente e do Informativo Guararapes.

- Arquivo de artigos produzidos por seus sócios ou por eles enviados ao Centro.

- Documentos de registros das atividades da AHIMTB: Livros de Ouro, de Diplomas e Insígnias, de Presenças em sessões solenes, balancetes, cadastro de sócios, etc.

- História da AMAN e antecessoras e de outras do Exército, incluindo Colégios Militares e Fundação Osório, onde a AHIMTB vem atuando bastante.

- Apreciável acervo sobre a História de Resende e pequeno de Itatiaia e de Porto Real.

- Abriga pequeno acervo Bibliográfico do Centro de Tradições Gaúchas da AMAN - Galpão da Saudade.

A concepção do Centro de Informações é singela e se constitui basicamente num centro de referências que se ali não obtidas remetem o consulente a outros acervos de História Militar Terrestre do Brasil. O centro é de fácil operação, sem exigir mais do que uma pessoa para operá-lo. Todo o seu acervo foi levantado e informatizado com apoio da FUNCEB e está disponível em seu site.

As necessidades de auditórios em Resende são atendidas pela AMAN, AEDB e ACIAR.

As necessidades de obras de referência são listadas e solicitadas aos acadêmicos e correspondentes, mediante listas elaboradas, sendo o envio das mesmas previamente combinado.

A AHIMTB já possui apreciável acervo a disposição nos sites, citados:

www.resenet.com.br/users/ahimtb

www.militar.com.br 

Neste último em “História Militar Terrestre”, em “História”, e que constitui a Revista Eletrônica da AHIMTB.

www.resenet.com.br:  em seu PRAN –Portal Agulhas Negras em “História de Resende e de Itatiaia” e em “Caserna”.

Em razão de corte de ajuda que vinha recebendo do DEP há quatro anos a AHIMTB, em 2005, teve de se reorganizar e cortar despesas a fundo, contando basicamente com uma ajuda da FHE- POUPEX no valor de 1.000 reais mensais e contribuições de sócios que diminuíram muito em 2005. A AHIMTB tem muito apelado em 2008 a seus associados com esperança de maiores aportes. Está em curso um projeto idealizado por seu acadêmico e Delegado no Rio, Cel Ernesto Caruso, para doações mensais para desconto em folha dos sócios do Exército que concordarem com esta modalidade. A AHIMTB registra em livro, rigorosamente, todas as doações recebidas de seus sócios anualmente, as quais são vistoriadas pelo Conselho Fiscal, com vistas a demonstrar quais os sócios que contribuíram voluntariamente para ajudar a escrever a História da AHIMTB com suas doações voluntárias. Existe um livro de registro dos mais diversos apoios de entidades e pessoas relacionadas com os mais diversos apoios recebidos para realizar suas sessões pelo território nacional. Isto para comprovar quem, desta forma, ajudou a AHIMTB a construir sua bela história.

Em conseqüência, a AHIMTB se limitará em princípio a explorar a Internet em suas comunicações com seus membros e disponibilizando suas informações nos citados sites.

               ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

E SEUS MEMBROS DE DIVERSAS CATEGORIAS EM 1º de Janeiro de 2008

PATRONO DA ACADEMIA: DUQUE DE CAXIAS

Marechal de Exército Luiz Alves de Lima e Silva

ACADÊMICOS EMÉRITOS

1-        FEB - Veterano. JOSÉ CONRADO DE SOUZA, 1º ocupante cadeira 4. Falecido no final de 2007.

2-        FEB -Gen Ex TÁCITO THEOPHILO G. DE OLIVEIRA,1º ocupante da cadeira 5.

3-        FEB - Cel J.V. PORTELLA FEREIRA ALVES ,1º ocupante da cadeira 6.

4-        1o VICE-AHIMTB Cel ARIVALDO SILVEIRA FONTES ,1º ocupante da cadeira 12.

5-        FEB - Cel ELBER DE MELLO HENRIQUES, 1º ocupante da cadeira 17 (falecido).

6-        FEB - AMERINO RAPOSO FILHO,1º ocupante da cadeira 18.

7-        FEB - Gen CARLOS DE MEIRA MATTOS, 1º ocupante da cadeira 19 (falecido).

8-        Pres AHIMTB Cel CLÁUDIO MOREIRA BENTO,1º ocupante da cadeira 22.

9-        Pres IHGB Prof ARNO WHELING,1º ocupante da cadeira 25.

10-    FEB - Gen PLÍNIO PITALUGA ,1º  ocupante da cadeira 28 (falecido).

11-    FEB - Cel CELSO ROSA, 2º ocupante da cadeira 1 (falecido).

12-    2o VICE-AHIMTB Gen ARNALDO SERAFIM, 1º ocupante da cadeira 14.

13-    Cmt IME Gen JOSÉ CARLOS ALBANO DO AMARANTE, 1º ocup. da cadeira 21.

14-    FEB - Cel GERMANO SEIDL VIDAL, 2º ocupante da cadeira 19.

15-Cel JARDRO ALCÂNTARA DE AVELLAR, 1º ocupante da cadeira 39 (falecido).

16-Jornalista HERNANI DONATO, 1º ocupante da cadeira 9.

17-Gen HELIO IBIAPINA LIMA, 2º ocupante da cadeira 17.

18-Gen RAIMUNDO M. NEGRÃO TORRES, 1º ocupante da cadeira 15 (falecido).

    19-Cel LUIZ CASTELLIANO DE LUCENA, 1º ocupante da cadeira 46 (falecido/2007).

20-Gen DOMINGOS VENTURA FILHO, 3º ocupante da cadeira 19 (falecido).

21-Cel NILTON FREIXINHO, inaugurou a cadeira 25.

22-Gen Ex JONAS DE MORAIS CORREIA NETO, inaugurou a Cadeira 34.

23-Cel PMRJ VIDAL da S. Barros. Inaugurou a cadeira especial Cap Albino Monteiro.

24-Cel LUIS CARLOS CARNEIRO DE PAULA. Inaugurou a cadeira 45.

25- Alte Esqd ARLINDO VIANNA FILHO inaugurou a cadeira Alte Helio Leoncio

Nota: Trata-se de promoção, mas com continuação de sua vinculação à Cadeira da qual cada um foi titular. Ocupam-nas todos os acadêmicos egressos da FEB e o Presidente, 1o Vice e 2o Vice da AHIMTB e mais o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

        A Condição de Acadêmico Emérito é Honraria acima da de Acadêmico. Esta providência visa dinamizar a AHIMTB

DELEGACIAS DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

1-        Delegacia Marechal José Pessoa, do Distrito Federal. Delegado: Gen Arnaldo Serafim, acadêmico emérito e 2o vice-presidente da AHIMTB. Funciona em Sala a ela destinada no Colégio Militar.

2-        Delegacia Marechal João Batista de Mattos, do Rio de Janeiro. Delegado: Cel Ernesto Caruso e Coordenador Ten Art R/2 Israel Blagberg. Faz reuniões em vários espaços no Rio, Forte de Copacabana, Clube Militar, CPOR/RJ, etc.

3-        Delegacia Gen Rinaldo Pereira da Câmara, do Rio Grande do Sul. Delegado: Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis. Funciona em sala junto ao CMPA.

4-        Delegacia Cel José Aurélio S. Câmara, do Ceará. Delegado: Cel Paulo Ayrton de Araújo. Funciona no Instituto do Ceará.

5-        Delegacia Cel PM Pedro Dias de Campos, da Polícia Militar de São Paulo. Delegado Cel PM Edilberto de Oliveira Mello. Funciona na Associação de Oficias da Reserva da Polícia Militar de São Paulo.

6-        Delegacia Gen Luiz Carlos Pereira Tourinho, do Paraná. Delegado Gen José Chuquer Rodrigues. Local: 5ª RM/DE.

7-        Delegacia Marechal Mário Travassos, de Campinas. Delegado: Gen Nialdo de O. Bastos. Funciona junto à EsPCEx.

8-        Delegacia Gen Bertoldo Klinger, em São Paulo. Delegado: Cel Walter Albano Fressatti. Funciona junto à SASDE, no QG da 2ª DE.

9-        Delegacia Gen Morivalde Calvet Fagundes, de Caxias do Sul. Delegado: ST Alvino Melquides Brugalli. (Funciona no 3º GAAAé).

10-    Delegacia Dr. Luis Fernando Osório, de Pelotas. Delegado: Mário Magalhães Osório. Funciona na Sala Histórica do 9o BI Mtz.

11- Delegacia Gen Antônio Souza Junior, em Belo Horizonte. Delegado: Cel José Carlos Loureiro (a funcionar no CMBH).

11-    Delegacia de Juiz de Fora. Delegado: Ten Cel César Lucius Bessa; funciona junto à 2ª Bda Inf Mtz.

12-    Delegacia Cel PMRS José Luiz Silveira, de Santa Maria. Delegado: Cap  Adrian Wessiley Borges de Lima. Funciona no CMSM.

13-    -Delegacia Ten Brig Ar Nelson Freire Lavanére-Wanderley, de Santos Dumont-MG.

       Delgado: Prof. Cleber Almeida de Oliveira.    Funciona no 4º Esqd C Mec.

14-    -Delegacia Aluísio de Almeida, em Sorocaba- SP. Delegado: Prof; Adilson Cesar. Funciona na CSM e IHGG de Sorocaba.

15-    Delegacia Gen Bda Médico João Severiano da Fonseca, em Campo Grande. Delegado: Desembargador Dr. Carlos Eduardo Contar. No IHGMS.

16- Delegacia Ten Cel Honorário Antônio Carlos Lopes, Rio Grande, RS. Delegado: Dr. João Marinônio Carneiro Lages. Funciona no 6º GAC, Grupo Almirante Tamandaré.

17-Delegacia Historiador Armelin Guimarães, de Itajubá, MG. Delegado: Prof. de História Cabo Michel Dias Rosa. Funciona no Museu do 4º BE Cmb.

18- Delegacia Mal Fernando Setembrino de Carvalho, de Uruguaiana, RS. Delegado: historiador militar Sgt Carlos Fonttes. Junto à 2ª Bda C Mec.

19- Delegacia Gen Ex Ernani Airosa da Silva junto a EsAO Delegado Correspondente Cap Inf André Dias( Criada em 3 março 2008)

PATRONOS DE CADEIRAS E ACADÊMICOS TITULARES

CADEIRAS

PATRONO DE CADEIRAS

ACADÊMICOS

01

Gen ADAILTON PIRASSÍNUNGA

 VAGA (por morte do titular)

02

Cap ALFREDO PRETEXTATO MACIEL

Cel Ernesto Caruso

03

Gen ANTÔNIO SOUZA JÚNIOR

Gen Div Carlos Patrício de Freitas     

04

Gen ANTÔNIO DA ROCHA ALMEIDA

Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis 

05

Gen AUGUSTO TASSO FRAGOSO

Cel Tiago Castro de Castro

06

BARÃO DO RIO BRANCO

 Prof Paulo Fagundes Vizentini

07

Cel DEOCLÉCIO DE P. ANTUNES

Maj Luiz Prates Carrion

08

Gen DIONÍZIO CERQUEIRA

Cel José de Sá Martins 

09

Cel DIOGO DE M. AROUCHE LARA

 Prof Adilson César

10

Cel EMÍLIO CARLOS JOURDAN

Cel Davis Ribeiro de Sena (**)

11

Gen EMÍLIO F. SOUZA DOCCA

Dr. Flávio Camargo

12

Gen ESTEVÃO LEITÃO DE CARVALHO

Gen Paulo Cesar de Castro

13

Gen JOÃO BORGES FORTES

Sub Ten Osório Santana Figueiredo

14

Gen FRANCISCO PAULA CIDADE

Gen Frederico Sodré de Castro (**)

15

Cel GENSERICO VASCONCELLOS

Gen José Chuquer Rodrigues

16

TC HENRIQUE O. WIEDERSPHAN

Ten Cel Waldir Jansen de Mello

17

Mal HUMBERTO CASTELLO BRANCO

Gen Luiz Gonzaga Schroeder Lessa

18

Cel JOÃO BAPTISTA MAGALHÃES

Cel Juvêncio Saldanha Lemos

19

Mal JOÃO BAPTISTA M. DE MORAES

Cel Roberto Mascarenhas de Morais

20

Cel JONATHAS RÊGO MONTEIRO

Cel José Spangenberg Chaves

21

Mal JOSÉ BERNADINO BORMANN

Gen Div Rubens S. Brochado (**)      

22

Mal JOSÉ PESSÔA

Gen Ex Gleuber Vieira

23

Gen LIBERATO BITTENCOURT

Cel Alceu Paiva

24

Cel MÁRIO CLEMENTINO

 2º Ten R/2 Israel Blajberg

25

Prof PEDRO CALMON

 Prof Pedro Carlos da S. Telles(*)

26

Gen PEDRO CORDOLINO DE AZEVEDO

Ten Cel Alberto Cláudio Weirich.                   

27

Gen RIOGRANDINO COSTA E SILVA

Cap Andrei Clauhs

28

Gen RAUL SILVEIRA DE MELLO

Desemb. Dr. Carlos Eduardo Contar

29

Mal TRISTÃO DE ALENCAR ARARIPE

Cel Paulo Ayrton de Araújo

30

VISCONDE DE TAUNAY

VAGA

31

Gen AURÉLIO DE LYRA TAVARES

Gen Alberto Martins da Silva

32

Gen FRANCISCO DE PAULA A. PONDÉ

Eng Mil Christovão de Ávila Pires Júnior (**)

33

Cel FRANCISCO RUAS SANTOS

Cel Manoel Soriano Neto

34

Gen JONAS CORREIA

Gen Geraldo Luiz Neri da Silva

35

Gen SEVERINO SOMBRA

 Cel Antônio Carlos Esteves

36

Gen AFFONSO DE CARVALHO

Cel Walter Albano Fressatti

37

Gen ALFREDO SOUTO MALAN

Cel Carlos José Sampaio Malan 

38

Cel NEOMIL PORTELLA F. ALVES

Cel Antônio Gonçalves Meira

39

Gen WALDEMIRO PIMENTEL

VAGA

40

Gen VALENTIM BENÍCIO

Dr Eduardo Cunha Müller

41

Dr. EUGÊNIO VILHENA DE MORAIS

VAGA

42

Gen PAULO QUEIROZ DUARTE

Cel Manoel Cândido de A. Neto

43

Cel ANIBAL BARRETO

Cel João Ribeiro da Silva

44

GUSTAVO BARROSO

VAGA (por morte do titular)

45

Gen FLAMARION BARRETO

Cel Darzan Neto da Silva

    

             46

GEN MOACYR LOPES RESENDE

Cel Prof Rubem Rosadas

47

Gen UMBERTO PEREGRINO(Em vida)

Cel Paulo Dartagnam M.Amorim

48

Gen JOÃO PEREIRA DE OLIVEIRA

Cel José Fernando Maia Pedrosa

49

Gen EDMUNDO DE MACEDO SOARES

Gen Edival Ponciano de Carvalho

50

Cel JARBAS PASSARINH0

Cel Diniz Esteves

 

 

 

( * )  Cadeiras a serem ocupadas e confirmadas com a posse em 2008. A POSSE É CONFIRMADA COM A ENTREGA PELO ACADÊMICO DA SUA SAUDAÇÃO DE RECEPÇÃO E SEU ELOGIO AO PATRONO.

(**) Não procuraram contato com a AHIMTB, entendendo esta que não desejam mais participar, liberando assim suas cadeiras, caso não contatem a AHIMTB até 31 Abr 2008.

 

 

 

 

 

1ª Especial

 

Maj PM MIGUEL PEREIRA

Maj PMRS André Luiz Woloszyn

   BM/RS

2ª Especial

CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

 

CFN

3a  Especial

Pintor ALCEBIADES MIRANDA Jr.

Cel Pedro Paulo Cantalice  Estigarríbia

Pintor Mil

4a Especial

Cel PM PEDRO DIAS CAMPOS

Cel PM Hermes B. Cruz

PMSP

5a Especial

Cel PM PAULO RENÉ DE ANDRADE

Cel PM Carlos Alberto  Carvalhaes

PMMG

6a Especial

P MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL

Cap PM Alberto A Gamarra(**)

PMMS

7a Especial

Alte HÉLIO LEÔNCIO MARTINS (em vida)

C Alte Max Justo Guedes *

CFN

8a Especial

Cap ALBINO MONTEIRO

Cel PM Vidal da S. Barros

 PMRJ

9ª Especial

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

Cel PMCE João X. de Holanda

PMCE (*)

10ª Especial

Cel PMRS HÉLIO M.MARIANTE

Major PMRS Haroldo Medina(**)

BMRS

11ª Especial

Gen MIGUEL COSTA

Cap PMSP Hélio Tenório dos Santos

PMSP

12ª

Especial

JOSÉ ANTÔNIO GONSALVES DE MELLO

Frederico Pernambucano Mello(*)

PE

13ª

Especial

ELETRÔNICA MILITAR DO EXÉRCITO

VAGA

 

      14ª

Especial

ANTÔNIO MANUEL DO ESPÍRITO SANTO Mestre de Música

VAGA

 

15ª

Especial

Cel PMMG Dr. JUSCELINO KUBITSCHECK

Cel PMMG Affonso Heliodoro dos Santos

IHDF

16ª

 

Especial

17ª

Especial

Ten Cel Dr JOSÉ MIRALES

 

Cel ARCY DA ROCHA NÓBREGA

 

Maj Engº JOÃO BATISTA DE CASTRO .MORAIS ANTAS

Marcelo Peixoto da Silva

 

ST Alvino M. Brugalli

 

Cel BM/RJ Asdrubal da Silva Ortiz (**)

 

 

 

CBMRJ

18ª Especial

19ª

Especial

 

20ª

Especial

 

PM BRASILIA

 

BOMBEIROS BRASILIA

 

GEN PMSP JÚLIO MARCONDES SALGADO
 
Cel PMDF João Coelho Vitola (**)
Cel BMDF Milton Antônio Paduan

Cel PMSP Paulo Tenório Rocha Marques

 

 

 

 

 

Especial

DANTE DE LAYTANO

José Eber Bentim da Silva (*)

 

21ª

Especial

 

ARTHUR FERREIRA FILHO

 

Prof Mário Gardelin

 

 

PRESIDENTES DE HONRA

Empossado e Diplomado

Presidente

       COMANDANTE DO EXÉRCITO

Gen EX ENZO MARTINS PERI

NÃO

Aguardando oportunidade

Presidente

CHEFE DO DEP

Gen Ex PAULO CESAR DE CASTRO

SIM

Presidente

CMT DA AMAN

Gen Bda GERSON MENANDRO GARCIA DE FREITAS

                         SIM

Presidente

PRESIDENTE FACULDADES D. BOSCO

Cel ANTÔNIO ESTEVES

SIM

MEMBROS FALECIDOS: Patronos em vida de cadeira: Generais AURÉLIO DE LYRA TAVARES, FRANCISCO DE AZEVEDO PONDÉ, JONAS CORREIA , SEVERINO SOMBRA, UMBERTO PEREGRINO e Cel PMSP HELIO MORO MARIANTE. Presidente do Conselho Fiscal: Gen Ex LUIZ PIRES URURAHY NETO. Acadêmicos: Gen PLÍNIO PITALUGA (Cad 28), Gen JOÃO CARLOS ROTA, Cel CECIL WALL BARBOSA DE CARVALHO(Cad 1), Gen HANS GERD HALTENBURG (Cad 18), MÁRIO REGO MONTEIRO (Cad 20), Cel GERALDO LEVASSEUR FRANÇA (Cad 23), Prof. ANTÔNIO PIMENTEL WINZ (Cad 41), Cel TELMO LUIZ MORÉ (Cad 50) e CMG DINO WILLY COZZA, Cel HUMBERTO CORREIA, Cel PM JOSÉ LUIZ SILVEIRA (Cad Esp 1), Cel MARIO JOSE DE MENEZES (Cad 27) e RUI DUARTE  (Cad 39). Correspondentes: IVO CAGGIANI, ARNALDO LUIZ CASSOL, HELOÍSA ASSUMPÇÃO DO NASCIMENTO. (Pelotas), ACYR VAZ GUIMARÃES (Campo Grande) e o ex-3º Presidente de Honra GEN DIV CLAUDIMAR MAGALHÃES NUNES. Veterano/FEB JOSÉ CONRADO DE SOUZA (Cad 4),Cel LUIZ  CASTELIANO DE LUCENA (Cad 46), HAMILTON CARAMASCHI (Cad 44), Cel Prof NEI PAULO  PANIZZUTTI (Cad 1).

OUTRAS CATEGORIAS DE SÓCIOS

ACADÊMICOS SENIORS

HENRIQUE VASCONCELLOS CRUZ, ocupa como titular a cadeira 12(*)

LUIZ FELIPE DE ÁVILA, ocupa com o pai a cadeira 32(*)

GRANDES COLABORADORES

MINISTÉRIO DA DEFESA EM 2002 (*), Departamento de Ensino e Pesquisa (*) (2001-2002-2003), FHE-POUPEX (*x), GBOEx (*), Comandante CF CARLOS STUMPF BENTO (criação e manutenção do site na INTERNET e elaboração das capas das histórias da 6a DE, 8a Bda Inf Mtz, 3a Bda C Mec,  6a Bda Inf Bld, AD/6, 2a Bda C Mec, 3ª DE e Escolas do Exército em Rio Pardo 1859/1911, Caxias e a Unidade Nacional e Amazônia Brasileira- Conquista, consolidação e manutenção (1616-2003). Cel NELSON AFFONSO DA COSTA (falecido, doação de ar condicionado e apoio administrativo no custeio da AHIMTB), COIFA(*), Cel FLÁVIO DE ARRUDA ALVES (Grande apoio a Academia em seu início como Diretor do CRI)(*), ANACLETO RIBEIRO(*) (Gravação gratuita de todas as insígnias de sócios da AHIMTB e ADELAIDE MÜLLER, foi web site no PRAN da coluna Caserna, FUNCEB 2008 e Cel CANDIDO NUNES DA SILVA FILHO, 2008.

COLABORADORES E MÉRITOS

1 - FACULDADE D. BOSCO 1996 AP

2 - CRI/CENTRO SARGENTO MAX WOLFF - 1966

3 - FUNDAÇÃO OSÓRIO – 1996 AP

4 – COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA 1998 AP,

5 - 6º BECMB - SÃO GABRIEL – 1997. AP,

6 - COMANDO GERAL DOS FUZILEIROS NAVAIS – 1997 AP,

7 - COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO – 1997 AP

8 - HELIBRAS - ITAJUBA - 1998 ( * )

9 - AVIBRAS - 1998 ( * )

10 – ASSOCIAÇÃO DE OFICIAS DA RESERVA DA PMSP AP

11 - GBOEx -1998 (*)

12-  Banco do Brasil -Agência Resende 1998 (*)

13- CLUBE MILITAR  1998 AP

14-COLEGIO MILITAR DE BRASÍLIA 1998 AP

15-COLÉGIO MILITAR  E CPOR DE BELO HORIZONTE 1998 AP

16- COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE 1998 AP

17-ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS 1998 e 1999 AP

18- ACADEMIA MILITAR DA PMMG 1998 AP

19 -CPOR DE SÃO PAULO 1998 AP

20 -ACADEMIA MILITAR DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO 1998 AP

21 - RESENET Provedora - Resende RJ l998 (x)

22- INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA 1999(x) AP

23 –COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE 1999 AP

24- ESCOLA NAVAL  1999 AP

25- Contra Almirante CARLOS AFONSO PIERANTONI GAMBÔA 1999 Cmt EN

26- COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA 1999  AP

27-COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1999  AP

28 – INSTITUTO DO CEARÁ 1999(x)

29- REGIMENTO DRAGÕES DE BRASÍLIA AP

30-BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL  DF AP

31-POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AP

32-CORPO DE BOMBEIROS –DF AP

33-INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAFICO DO DF AP

34- CENTRO DE GUERRA ELETRÔNICA –DF, CIGE AP

35- 6a Divisão de Exército- Divisão Voluntarios da Pátria AP

36- 8a Bda Inf Mtz-Brigada Manoel Marques de Souza 1º AP

37-3a Bda C Mec –Brigada Patrício Correia da Câmara. AP

38- 6ª Bda Inf Bld –Brigada Niederauer AP

39-MOACYR DE SOUZA FILHO (*) Impressão em xerox de vários números de O 

Guararapes.

40-Dr. FRANCISCO DE OLIVEIRA BARREIROS (assistência dentária grátis à secretária da AHIMTB e Guarda Mirim.

41-Cel HERGÍLIO CLAUDIO DA SILVA (Doação de sua biblioteca à AHIMTB).

42-ADELAIDE MULLER. Divulgação da AHIMTB no Portal Agulhas Negras

43-11º Grupo de Artilharia Anti Aérea –DF AP

44-Museu Caramaschi –DF AP

45-COTER (Comando de Operações Terrestres)-DF AP

46- JOVIANO P. da Natividade –

47- ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (EsSA) –MG

48-ARQUIVO HISTÓRICO DO EXÉRCITO-RJ AP

49-1º RCG Brasília - Dragões da Independência Brasília AP777

50- Academia de Polícia Militar –DF AP

51-Academia de Bombeiro Militar –DF AP

49-3º  GAAAé, Grupo Conde de Caxias –Caxias do Sul AP

50-Academia de Bombeiro Militar D.Pedro II Rio AP

51-CSM Sorocaba AP

52- Esqd C Mec Santos Dumont AP

53- ADESG Caxias do Sul

54 - 9ª Região Militar AP

55- Grupo Marquês de Tamandaré, Rio Grande, RS  AP

56- ERICKSON ALMEIDA

57 -TC THIOVANNI PIAGGIO CARDOSO Cmt CMPA

58- JOÃO MARINÔNIO CARNEIRO LAGES,  Rio Grande

59- INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO AP

60- 14ª CSM –SOROCABA AP

61 - ACADEMIA DE BOMBEIRO MILITAR D.PEDRO II Rio

62- Cel PAULO CESAR MONTEIRO CABRITA Cmt CMPA AP

63-CEL DINOÁ MEDEIROS JUNIOR

64- CIRCULO MILITAR DE BELO HORIZONTE AP

65- COLEGIO MILITAR DO RECIFE AP

66- TC LUIS CARLOS PRESTES DE FARIAS Presidente CÍrculo Militar São Paulo

67- COMANDO GERAL DO AR COMGAR Brasília AP

68- ECEME AP

69 EsPCEx-Campinas AP

70- CÍRCULO MILITAR DE SÃO PAULO AP

71-JORNALISTA NELSON GOMES, ALEGRETE

72- MUSEU FORTE DE COPACABANA AP

73 –MUSEU MILITAR CONDE DE LIMHARES AP

74- CPOR/RJ

75- COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE AP

76-CENTRO CULTURAL REGIONAL ESCOLA MILITAR DE RIO PARDO AP

77-Ten PMSP OSVALDO EVANGELISTA NASCIMENTO

78-Ten PMSP Rudnei Moreira de Oliveira

Ver outros no registro de diplomas

NOTA- os colaboradores eméritos seguidos das letras AP, significa que foram locais onde  a AHIMTB realizou cerimônias de posses de sócios.

 

CORRESPONDENTES

 Dr. WILSON VEADO - Belo Horizonte –MG; CARLOS FONTTES, Uruguaiana; Cap PMSP EDUARDO PESCE DE ARRUDA (*), Cap PMSP FRANCISCO POSSEBOM (**),Ten Prof ODILON NOGUEIRA DE MATTOS, PUC/Campinas, Gen NIALDO DE OLIVEIRA BASTOS –EPC- Campinas, Sargento Ajudante ANTÔNIO SUCENA DO CARMO em Portugal, 2o Sgt NELSON SOARES ,no PDC, Rio(**),   Cmt  ALFREDO CANELAS GUILHERME DA SILVA (*) www.militar.com.br., JOÃO MARINÔNIO CARNEIRO LAGES, Rio Grande, Cel ANTONIO FERNANDES SILVA(**)(Círculo Militar BH), Cel LUIZ CARLOS LOUREIRO (BH),Ten PMSP OSVALDO EVANGELISTA, ST NASCIMENTO, Sub Ten FRANZ HOLSTEIN L. DA FONSECA, Prof CLEBER ALMEIDA DE OLIVEIRA, JOSE EDUARDO  BRUNO, São Paulo-SP, GIOVANI SULLA (Itália, junto à Aditância Militar do Brasil), MARIO OSÓRIO MAGALHÃES , FLÁVIO AZAMBUJA KREMER e CAIRO MOREIRA PINHEIRO em Pelotas, MARIETINHA M. LEÃO DE AQUINO e Jornalista CARMEN FERREIRA, Porto Alegre.

COLABORADORES

LUIZ PAULO BONFIM, JONAS PLINIO DO NASCIMENTO, Pelotas, RICARDO BERGAMINI, FABIANA INTORNE, Jornal TRADIÇÃO, Jornal Grupo Inconfidência, Letras em Marcha, Colunas Polainas e Charlateiras de Ombro a Ombro e MARIA VERÔNICA ABREU (digitadora).

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Cel CLÁUDIO MOREIRA BENTO. 1ºVice: Cel ARIVALDO SILVEIRA FONTES. 2º Vice Gen Arnaldo Serafim. 3º Vice: Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis. Presidente Conselho Fiscal: Cel ALCEU PAIVA, Conselheiros fiscais: Coronéis HÉLIOS MALLEBRANCHE FRERES e EDGAR MONTEIRO DA FONSECA FILHO. Bibliotecário e Arquivista: Cel ANTÔNIO CARLOS ESTEVES/AEDB. Coordenador Geral VAGO Secretario: D. Ivonete Maria; Tesoureiro RENATO BRAGAGNOLO; Comissão de Relações Públicas: D. ALDA BERNARDES FARIA E SILVA, DAGMAR  RESENDE, CEL LAURO AMORIM e D.OLGA AMORIM. Comissão Assessora Concessão medalhas Mérito Histórico Militar Terrestre: Presidente: Cel LUIZ ERNANI CAMINHA GIORGIS, Cel MANOEL SORIANO FILHO. Secretários: Dr. FLAVIO CAMARGO, MARCELO PEIXOTO E ALVINO BRUGALLI. Consultores: CEL ARIVALDO SILVEIRA FONTES, GEN ARNALDO SERAFIM e Ten R/2 ISRAEL BLAJBERG.

 

Endereço da Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil: .Academia Militar das Agulhas Negras, Av Getúlio Vargas, 442 – B, Campos Elíseos, Resende -RJ CEP 27.542-140 Tele AMAN  021/24/335845000 Ramal 4788.

E-mail:  ahimtbrasil@resenet.com.br Endereço do Presidente: Cel Cláudio Moreira Bento Rua Florença, 226

Bairro Jardim das Rosas, 27.580-000 Fone 0/21/24/33542988

                                    bentocm@resenet.com.br.

 

IMPORTANTE: NOVA ESTRATÉGIA. Face às dificuldades de recursos financeiros que obrigaram a AHIMTB a reduzir drasticamente as despesas, ela se comunicará com seus integrantes via INTERNET, colocando suas Comunicações nos sites citados onde os membros da AHIMTB encontrarão informações de interesse. Existem integrantes da AHIMTB que ocupam cadeiras mas que não procuram contato e nem informam seus endereços ou o recebimento de informações. Conforme o estatuto, se não procurarem contato até 1º março de 2008, 12º aniversário da AHIMTB, passarão à situação de jubilados e seu nomes assim figurarão discretamente nos arquivos da AHIMTB com as razões da jubilação.

Nota: A Diretoria Executiva da AHIMTB solicita aos confrades que lerem este documento, para alertarem os companheiros que figuram depois de seus nomes com um duplo (XX), que procurem contato com a AHIMTB, atualizando seus endereços e definindo seus interesses de continuar a ela pertencendo ou de desistir e ser jubilado a pedido, antes que o seja ex-oficio. A AHIMTB escreveu carta a todos os seus Delegados e acadêmicos agradecendo aos que regularmente enviam contribuições financeiras regulares e solicitando aos demais que se empenhem neste sentido e assim ajudarem a escrever a História da AHIMTB. Os constantes ao final com um (x) estão previstos para serem os próximos a tomarem posse em 2008.

E assim a AHIMTB parte para o seu 12º Ano de atividade apelando para uma participação mais efetiva de seus membros.

 

 

A COMEMORAÇÂO DOS 12 ANOS DA AHIMTB NA ESAO

                                                        Vila Militar, 03 mar 2008 

         O Cel Cláudio Moreira Bento, Presidente da AHIMTB - Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil, proferiu a convite  uma Conferência na EsAO sobre a Historia Militar Critica, com duração de 3 tempos de aula, para 430 Capitães- alunos das Turmas AMAN 1999 e 2000, que acabaram de ingressar em fevereiro na tradicional Casa do Capitão, contando cerca de 2 anos em média no posto.

Caixa de texto:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Na foto, de pé  o Capitão Inf André Dias correspondente da AHIMTb na EsAO e delegado da Delegacia da AHIMTB na Casa do Capitão e que homenagea  como patrono o Gen Ex ERNANI AIROSA DA SILVA

       Presentes o Comandante, General de Brigada  Eduardo Dias da Costa Villas Boas, Sub-Cmt Cel Vilemar, Major Deniz Chefe da Seção de Historia, Cap André Dias, Instrutor do Curso de Infantaria  e correspondente da AHIMTB na Vila Militar e Delegado da Delegacia Gen Ernani Airosa da Silvana na ESAO , e este  Prof. Ten R/2 Art  Israel Blajberg, Coordenador da Delegacia Marechal João Baptista de Mattos, da AHIMTB no Rio de Janeiro e seu Delegado em exercício.

 

Caixa de texto:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Aspecto da exposição feita pelo Cel Bento com auxilio de slides organizados pelo Capitão André e nos moldes da EsAO

           Foram  apresentadas informações sobre o trabalho desenvolvido pela AHIMTB, o que é e como se desenvolve o estudo da História Militar Terrestre  sob forma crítica, e uma análise sob enfoque crítico da 1ª. Batalha de Guararapes, ao que se seguiram os debates muito esclarecedores .

 

 

 

 

Caixa de texto:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 Cel Bento Presidente da AHIMTB e Acadêmico Israel Blajberg o Delegado em exercício da Delegacia Marechal João Batista de Matos

         Na ocasião, o Gen VILLAS BOAS acolhendo proposta do Cel Bento autorizou a instalação na EsAO de uma Delegacia da AHIMTB, que levará o nome do Gen Ernani Airosa da Silva, integrante da FEB como Capitão de Infantaria, tendo como Delegado o Cap André Dias, membro correspondente da  AHIMTB e que se destacou na AMAN entre os melhores alunos de História e Geografia  Militar

 

Caixa de texto:  

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Aspecto do auditório ocupado por 430 capitães instrutores e alunos

Foi lembrado ao o seguinte pensamento sobre História Militar Crítica do General Patton, muito bem sucedido operacionalmente na 2ª Guerra Mundial como comandante de um Exército dos EUA que atuou na África,Sicília ,Europa Continental.

 

“ A LEITURA CRÍTICA DA HISTÓRIA MILITAR À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA ARTE MILITAR É CONDIÇÂO DE ÊXITO PARA O MILITAR.ESTE DEVE LER BIOGRAFIAS DE CHEFES MILITARES. QUE ASSIM PROCEDER CONCLUIRÁ QUE A GUERRA É SIMPLES.”

 

63 ANOS DEPOIS: MONTE CASTELO NA VILA MILITAR

1945   - 21 de fevereiro -   2008

Acadêmico Ten Art E/2 Israel Blajberg (*)

Coordenador da Delegacia da AHIMTB no Rio de Janeiro Marechal João Batista de Matos e Delegado em exércicio

Na manhã da sexta feira 21 de fevereiro de 2008, o Campo de Parada do Regimento Sampaio na Vila Militar transformou-se na região de Monte Castelo, em original cenografia, quando foram comemorados os 63 anos da vitória. A remontagem deste episódio glorioso da História Militar Brasileira Contemporânea foi perfeita, com a participação dos soldados do 1° B I Mtz (Es) em uniformes de época, o então Regimento Sampaio que constituiu o núcleo da tropa empregada.

Os disparos da Infantaria da FEB que avançava vencendo os obstáculos camuflados reproduzidos em escala no terreno aberto, somados as rajadas das lurdinhas dos nazistas caracterizados, entrincheirados no alto da montanha coberta de fumaça, recordavam um pouco da epopéia que foi o quinto e vitorioso assalto ao Monte Castelo.

O clima quase real com o espocar das granadas, fortes estampidos e clarões dos fogos fazem vibrar os presentes, em admiração pelos brilhantes feitos da nossa tropa de pracinhas na Itália, em meio a fumaças coloridas ao som da Canção do Expedicionário executada ao fundo.

Ao final a tropa brasileira conquista a fortificação alemã, hasteando o pavilhão nacional no topo do Ponto Cotado 977, cenário representativo da fortificação alemã, abrindo caminho para a Vitória Aliada na Itália.
        No palanque, ex-combatentes se emocionam à leitura dos nomes dos 22 bravos que tombaram, momento em que um a um cada soldado dos que jazem tombados no gramado se levanta e brada “PRESENTE”, iniciando-se pelo Ten Godofredo Cerqueira Leite, seguindo-se os nomes dos demais heróis, dois sargentos, dois cabos e dezessete soldados. Foi o preço incomensurável a ser pago, de preciosas vidas brasileiras.

Cerca de vinte Veteranos com mais de 80 anos assistiram  do extenso palanque, cujas estruturas um dia compuseram as arquibancadas do Derby Club, demolido para dar lugar ao Maracanã em 1948.

Um Grupamento representativo das unidades empregadas na batalha adentra o campo de parada, composto pelo Sampaio, Regimento Ipiranga (6°. BILv), Esqd Ten Amaro (1°. Esqd C Lv), Btl Mar Zenobio da Costa (1°. BPE), Grupo Montese (11°. GAC), Grupo Monte Bastione (21°. GAC), Btl Oswaldo Cruz (21°. B Log), Btl Villagran Cabrita (Btl Es Eng), Btl Barão de Capanema (Btl Es Com) e o Senta a Pua (1°. G Av Caça).

O corneteiro executa o toque de Presença de Ex-Combatente, seguindo-se o convite do Gen CESARIO, Comandante Militar do Leste, para que os Veteranos o acompanhem na homenagem diante do busto do Comandante da FEB, apondo uma coroa de flores, após o que a Banda executa o exórdio ao Marechal Mascarenhas de Moraes.

       Em momento de grande vibração patriótica, o Veterano do Sampaio Ten José Candido da Silva hasteia o Pavilhão Nacional ao som do Hino Nacional Brasileiro, no mastro próximo a elevação simbólica que representa o Monte Castelo.

Na avenida fronteira a vida continua normalmente. Os ônibus e automóveis se deslocam tranqüilamente passando ao largo do Campo de Parada junto a montanha simulada, sem se dar conta que há 63 anos um punhado de bravos compatriotas lutou junto com tropas de mais 19 paises aliados, para que hoje o mundo pudesse viver assim, em liberdade.

A cerimônia vai terminando. Os dedicados pracinhas formam um grupamento para o tradicional desfile dos ex-combatentes, em honra aos camaradas que conquistaram Monte Castelo. O peso dos anos não lhes diminuiu o entusiasmo. Ostentando com orgulho as medalhas rebrilhando ao sol da manhã com passo firme desfilam em continência as autoridades no palanque, sob a admiração e palmas calorosas e emocionadas do público presente.

Enquanto marcham e as canções se sucedem, muitos sentem um nó na garganta, ouvindo as estrofes de Lili Marlen, Batista de Melo, Marcha dos Granadeiros e Fibra de Heróis. Mas não fica bem para um soldado chorar, e eles conseguem se conter, retornando em forma sem perder o ritmo e o alinhamento até o palanque como há 63 anos atrás, continuam sendo a mesma tropa unida e disciplinada.

Os pracinhas voltam para casa.  Enquanto viverem, prestarão sempre esta mesma homenagem.

Para compor a FEB, foram selecionados homens de cada um dos estados brasileiros, a fim de que ela representasse cada rincão do nosso grande país.

A memória dos feitos da FEB na Itália é uma das glórias da Cidadania Brasileira. 

Para eternizá-los, é dever de cada brasileiro lembrar nosso passado histórico de lutas. Obrigação sagrada de todo cidadão, a começar pelos professores de escolas de todos os graus, escritores, jornalistas, que como formadores de opinião tanto poderão contribuir para manter sempre viva aquela  manifestação ainda recente e grandiosa da garra e coragem do brasileiro, a servir de paradigma na caminhada para o país que todos desejamos.  

Caixa de texto:

 

Caixa de texto:

 

O presidente da AHIMTB Cel Cláudio Moreira Bento recordou os feitos gloriosos de nossa FEB em seu livro A Participação das Forças Armadas do Brasil e de sua Marinha Mercante na 2ª GM. Barra Mansa, Gazetilha,1995 no Jubileu de Ouro da Vitória com capa e prefacio do acadêmico da AHIMTB General Plinio Pitaluga .Obra reeditada em Porto Alegre com o prefacio do Vet FEB Conrado Jose de Sousa, acadêmico emérito da AHIMTB .Combate de Monte Castelo que nosso presidente abordou criticamente a luz dos Princípios de Guerra , Manobra e elementos em seu livro Como Estudar e Pesquisar a História do Exército Brasileiro.Brasília:EME/AHIMTB,1999,2ed.e defesa da atuação da FEB em artigo na Revista a Defesa Nacional nº 255,jan/mar 1992 As duas faces da glória procurando responder a artigo de jornalista brasileiro que não fazia justiça a FEB e que indignara seus integrantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gen Cesário Comandante do CML e Delegado de Honra da Delegacia da AHIMTB no Rio prestando continência com os veteranos da FEB ao Marechal Mascarenhas de Morais , patrono de cadeira na AHIMTB hoje ocupada por seu Neto Cel Roberto Mascarenhas de Morais. Ao lado veteranos da FEB que prestaram continência ao comandante da FEB sendo 0 3º a Direita partir do busto, o acadêmico Israel Blajberg coordenador da delegacia da AHIMTB no Rio  e autor deste relato

 

Caixa de texto:

Caixa de texto:

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Lembrança do heróico Aspirante Mega que tomou heroicamente em ação na conquista de Fornovo .E a direita um grupo de participantes da cerimônia vendo-se a direita o representante da Academia de História Militar Terrestre do Brasil no evento o acadêmico Israel Blajberg . O Cel Bento biografou o Asp Mega em sua obra Os 60 anos da AMAN em Resende. 2004 p.62 (Texto acadêmico Israel Blajberg e Ilustrações e legendas do Cel Bento Presidente da AHIMTB)

 

 

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL 12 ANOS

A AHIMTB foi criada em Resende em 20 de março de 1996 ao abrigo das Faculdades D. Bosco, criadas e dirigidas pelo Cel Professor Antonio Esteves. No comando do General  Cupertino este acolheu a sede administrativa em duas salas ao lado da Casa do Laranjeira do 4º ano . Mais tarde em razão de seu crescimento, no comando do Gen Bda Marco Antônio Faria este lhe concedeu mais uma sala, facilitando melhor abrigo a seu acervo sobre História do Exército , da AHIMTB e da História de Resende colecionados de longa data pelo presidente da AHIMTB. Seu mobiliário em grande parte foi doado, no tocante a móveis, pelo Banco do Brasil ( moveis usados) e outros adquiridos pela própria AHIMTB .Seu primeiro Computados foi doado pelo GBOEx( Cel Omar Lima Dias) , Ar refrigerado pelo Cel Nelson Affonso da Costa Affonso e a geladeira pela Coifa.

A AHIMTB possui os seguintes controles: Livros registro doações em dinheiro , Livro de registros de todos os apoios recebidos pela AHIMTB para realizar suas seções nos mais variados auditórios Brasil afora em auditórios cedidos ,bem como coquetéis,transportes, doações de equipamentos etc. Livro Registro de Diplomas, por categorias de sócios e de concessão de insígnias e Medalhas do Mérito Histórico Militar Terrestre.Livro Registro dos Estatutos da Academia que estão em fase de atualização. Arquivos de pastas  para cada membro da AHIMTB e que reúne material que eles enviam , publicam etc. Pasta de registros de Cada Delegacia da AHIMTB que reúne assuntos com elas relacionados.Atualmente todo o acervo da AHIMTB esta disponível em CD levantado pelo Cel Cav R/1 Candido Nunes da Silva Filho e com o apoio da FUNCEB.

A AHIMTB não possui encargos trabalhistas, Atua como secretária uma estagiaria de Magistério, cedida pelo 4º Presidente de Honra da AHIMTB e fundador e Presidente da Fundação Educacional D. Bosco Cel Antônio Esteves. Paga por serviços prestados digitadoras e motorista em viagens a serviço no Rio e São Paulo no automóvel do Presidente, sendo que muito de seus deslocamentos são patrocinados por entidades que a convidam. Gasta com assinatura de provedor que abriga o seu site que é atualizado graciosamente por seu Grande Colaborador CMG Carlos Norberto Stumpf Bento. Possui encadernados e indexados 38 volumes contendo a documentação e orações de recepção e de elogios de patronos com cobertura fotográfica.       

 Trabalhos que foram levantados pelo citado Coronel Candido e disponíveis em CD com destino breve de estarem disponíveis pela Internet. O maior peso de suas despesas reside em comunicação com seus membros espalhados por todo o Brasil ,em Portugal e na Itália. E em especial para os que não usam a Internet . Despesas também com a manutenção de seus equipamentos de Informática e com deslocamentos e reprodução do Informativo Guararapes etc.  

 Como se pode se concluir pela produção da AHIMTB em 12 anos ,´é inexpressivo o custo na relação custo/ beneficio. Ela muito realizou neste período com pequenos gastos em prol da conquista do objetivo atual n º 1 do Exército e que a AHIMTB estendeu as demais Forças Terrestres:

“ PESQUISAR ,PRESERVAR, CULTUAR E DIVULGAR A HISTÓRIA AS TRADIÇÕES E OS VALORES MORAISCULTURAIS E HISTÓRICOS DO EXÉRCITO.”

         Colaboração dentro do seguinte principio. Não espere que o Exército pode fazer pela AHIMTB e sim lutar com devoção para que a AHIMTB faça algo em apoio ao Exército. E disto ela esta conciencia e se sente  muito orgulhosa pelo que tem feito em beneficio do citado objetivo atual do Exército que ele estendeu aos Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Policias e Bombeiros Militares.

A AHIMTB não pode deixar de registrar o apoio que tem recebido da POUPEx através de sua presidência ,o Gen Ex Clovis Jacy Burmann que reconhece a relevância do trabalho da AHIMTB e a tem socorrido em momentos críticos.

       Atualmente por iniciativa do acadêmico Cel Ernesto Caruso a AHIMTB encaminhou proposta ao órgão competente para que seus associados do Exército descontem mensalmente uma contribuição mensal de suas escolha, para sustentar com maior segurança o futuro da AHIMTB .E apela aos seus membros  que não aderiram que o façam e, que  interrompam esta contribuição sempre que assim julgarem .Enfim para que a AHIMTB ultrapasse a sua fase de despesas certas e receitas incertas.

PROXIMAS POSSES NA AHIMTB

No Corpo de Fuzileiros Navais em comemoração aos 200 anos de sua chegada ao Brasil

1-Cadeira Especial Patrono Almirante Helio Leôncio da Silva.Empossado  C Alte Max Justo Guedes

Ocupante anterior: Alte Esqd Arlindo Viana Filho. Por elevação a acadêmico emérito

A ser recebido por: C Alte Helio Leôncio Martins

Empossado  Alte Esq (FN) Marcelo Gaya Cardoso Tosta .Ocupante anterior: CMG( FN) Dino Willy Cozza( falecido).A ser recebido pelo acadêmico  Cel Roberto Mascarenhas de Morais

Posse na Faculdade do Largo do São Francisco .Cadeira  Dr Pedro Calmon.Empossado: Prof Pedro Carlos da Silva Telles.Ocupante anterior :Prof Arno Wheling, Por elevação a acadêmico emérito

A ser recebido pelo Acadêmico Eng Israel Blajberg

GENERAL OSORIO O MAIOR HEROI E LIDER POPULAR BRASILEIRO

Caixa de texto:

 

Caixa de texto:

 

BICENTENARIO EM 10  DE   MAIO DE 2008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  A Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AIMTB) e o Instituto de História de Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS), em comemoração ao bicentenário do General Osório, estão lançando o livro cuja 1ª  capa e 2ª capa aparecem acima e em homenagem ao herói patrono da Cavalaria. Obra  de  autoria do presidente das entidades citadas AHIMTB e IHTRGS. A obra é prefaciada pelo Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis Delegado da AHIMTB no Rio Grande do Sul e vice-presidente do IHTRGS e posfaciada pelo Gen Arnaldo Serafim, delegado da AHIMTB em Brasília. As orelhas são da lavra do Gen Ex Clovis Jacy Burman, presidente da FHE POUPEX entidade que patrocinou e se associou  a esta homenagem. A capa e da lavra do Capitão de Mar –e-  Guerra Carlos Norberto Stumpf Bento, grande colaborador da AHIMTB e o administrador de seu site www.resenet.com.br/users/ahimtb já com  83.000 visitas.A capa sob fundo azul e vermelho, as cores do Exército Brasileiro. Na 1ª capa os brasões da AHIMTB e IHTRGS sob cuja égide o livro é publicado e destaca alegoria do General Osório na batalha do Avai de autoria do acadêmico da AHIMTB Cel Pedro Paulo C. Estigarribia, e obra alusiva ao bicentenário do herói. Na parte inferior o nome do autor e a referência que a obra integra o Projeto História do Exército na Região que vem sendo desenvolvido pela AHIMTB em parceria com o IHTRGS desde 1995. A 4ª capa apresenta uma foto do General Osório em pleno vigor físico, entre o punho de sua espada de ouro e a ponta de sua lança de ouro, ambas hoje integrando o patrimônio do Regimento Osório em Porto Alegre  

  .E  bem abaixo, o seu brasão de titular do Império. E no centro uma alegoria da Batalha de Monte Caseros onde o Tenente Coronel Osório lidera uma carga de seu 2º Regimento de Cavalaria. Alegoria de autoria do pintor Miranda Junior, patrono de cadeira na AHIMTB, ocupada pelo notável pintor castrense Cel Estigarribia citado.

      Vale lembrar que o adolescente Manoel Luiz Osório sentou praça com 15 anos incompletos em maio de 1823, na Cavalaria da Legião de São Paulo que participava do cerco de Montevidéu na Guerra de nossa Independência na Província Cisplatina. E,, que ao lado e ombro a ombro, com cavalarianos de São Paulo teve o seu batismo de fogo numa guerrilha no arroio Miguelete. Cavalaria da Legião de São Paulo cuja história publicamos na História da 3ª Região Militar, v.1e cujas tradições são cultuadas pelo Regimento de Cavalaria de Quarai, cuja saga abordamos na História da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada –Brigada Charrua, sediada em Uruguaiana.

Os interessados neste livro podem se dirigir ao  Delegado da AHIMTB mais próximo ou diretamente a AHIMTB pelo e.mail bentocm@resenet.com.br ou pelo telefone da AMAN, o21/24/33584500 ramal 4788. E se apressem antes que se esgotem pois o livro esta muito solicitado. O custo e de 25 reais .

 

 

 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."