INFORMATIVO GUARARAPES- 2008              

 


 

Fundada em 1o de março de 1996

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

       

A PARTICIPAÇÂO DA AHIMTB E DO IHTRGS NAS COMEMORAÇÕES
 DO BICENTENÁRIO DO GENERAL OSÓRIO

RELATÓRIO

 

 

 

JUL/SET 2008         No 57

     SUMARIO

 

- ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL E O INSTITUTO DE HISTÓRIA E TRADIÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL.  CONTRIBUIÇÕES AS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DO GENERAL OSÓRIO - RELATÓRIO

 

  - FINALIDADE DA SEÇÃO CONJUNTA DA AHIMTB NA ANTIGA ESCOLA  POLITÉCNICA  

EM 11 DE JUNHO de 2008. NA ANTIGA ACADEMIA REAL MILITAR.

 

- A AHIMTB EMPOSSA COMO ACADÊMICOS DOIS ALMIRANTES AO COMEMORAR OS 200 ANOS DA CHEGADA AO BRASIL  DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS NO MUSEUNAVAL.

 


 

- ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL E O INSTITUTO DE HISTÓRIA E TRADIÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL.  CONTRIBUIÇÕES AS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DO GENERAL OSÓRIO

 - RELATÓRIO

Cel Cláudio Moreira Bento

Referência: Letra b das Prescrições Diversas da Portaria nº 139 de 20/03/2007 do Gabinete do Comandante do Exército que aprovou a Diretriz para as Comemorações do Bicentenário do Marechal Osório.

 “ É de fundamental importância a participação da AHIMTB e do IHGMB nos simpósios, seminários e de palestras e de estudos”.

   Acreditamos terem sido expressivas as contribuições da AHIMTB e IHTRGS através, de seus integrantes  nas comemorações do Bicentenário do General Osório como o relato a seguir:

1 – Livros publicados:

       BENTO, Cláudio Moreira. General Osório o maior herói e líder popular brasileiro. Barra Mansa: AHIMTB/IHTRS. Gráfica Drummond, 2008. Livro distribuído com antecedência e em especial, as Brigadas de Cavalaria e Unidades de Arma para subsidiar as comemorações do Bicentenário do patrono da Arma.

           ESTIGARRIBIA, Pedro Paulo Cantalice, Cel. Osório. Porto Alegre: Nova Prova, 2008.

      FIGUEIREDO, Osório Santana. General Osorio – o perfil do homem. São Gabriel: Pallotti, 2008, trazendo na 4ª capa o brasão da AHIMTB e  aproveitou alguns subsídios de nosso livro (1) para editar seu valioso trabalho.

2 – Conferências:

   De autoria do Presidente da AHIMTB e IHTRGS foram realizadas conferências em Power Point sob o título General Osório – pensamento em Arte e Ciência Militar nos seguintes locais:

a)     Escola de Sargentos das Armas, para seu corpo docente e discente em 30 de abril de 2008.

b)     No Simpósio do Comando Militar do Sul de 6 a 7 de maio de 2008.

c)No Comando da 8ª Bda Inf/Mtz em Pelotas para graduados e oficiais da ativa e reserva da Guarnição de Pelotas.

d)     No 6º GAC –  Marquês de Tamandaré em 16 de maio de 2008 no âmbito da Delegacia do IHIMTB de Rio Grande Cel Honorário Antonio Carlos Lopes.

e)     Em 17 de junho de 2008 no âmbito da Delegacia Armelin Guimarães em Itajubá, no 4º BE Cmb, com a presença de militares e autoridades de Itajubá.

f)  Em 25 de junho ma Associação Educacional Dom Bosco em Resende, sede política da AHIMTB para o público em geral.

 

3 – Distribuição de livro General Osório o maior herói e líder popular brasileiro:

   Livro patrocinado pela FHE-POUPEx e com abas ou orelhas de seu Presidente Gen Ex Clovis Jacy Burmann e com prefácio do Acadêmico Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, 2º vice-presidente da AHIMTB e com posfácio do Gen Div Arnaldo Serafim, 1º vice-presidente da AHIMTB.

a)     Ministro da Defesa e Comandantes das Forças Armadas do Brasil.

b)     Presidentes de Honra da AHIMTB.

c)Doados 40 exemplares ao Curso de Cavalaria  da AMAN para distribuição as Unidades de Cavalaria e nos 9 apartamentos de cadetes de Cavalaria – 4º Ano.

d)     Comandos da 1ª, 2ª, 3ª Bda C Mec e 5ª Bda C Blind.

e)     A Generais de Exército incluindo os Comandos Militares do Sul, Leste, Oeste e Amazônia.

f)  As principais entidades de História do Brasil, da Argentina e Uruguai.

g)     As principais bibliotecas brasileiras e a do Congresso dos EUA.

h)     Aos Comandos das 2ª, 3ª, 6ª e 5ª DE.

i)  Comandantes das ESA, AMAN, EsAO e ECEME e CMPA e CMB etc.

Foram distribuídas as seguintes quantias de livros para divulgação através das delegacias da AHIMTB:

a)     Delegacia Gen Bertoldo Klinger – 2ª DE. Delegado Acadêmico Cel Walter Albano Fressati – 50 livros.

b)     Delegacia Marechal José Pessoa – Brasília. Delegado Gen Arnaldo Serafim – 50 livros. Ao General Serafim, autor do Posfácio coube apresentar em 9 de maio palestra ilustrada de Exaltação a Osório no Colégio Militar de Brasília, promovido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal por iniciativa da Deputada Eliana Pedrosa. O General Serafim é o atual 1º Vice Presidente da AHIMTB.

c)Delegacia General Rinaldo Pereira Câmara de Porto Alegre cujo Delegado é o Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, atual 2º Vice Presidente da AHIMTB e coordenador da Comissão de Festejos do Bicentenário de Osório do CMS, prefaciador do livro e o organizador de Simpósio no CMS – 100  exemplares.

d)     Delegacia Fernando Luiz Osório em Bagé – Delegado Cel Renê J. Fagundes que teve a seu cargo palestra sobre o General Osório na Guarnição. 50 livros.

e)     Delegacia Gen Luiz Carlos Pereira Tourinho no CMC. Delegado Gen José Chuquer Rodrigues. Enviados 50 livros. Esta Delegacia participou das comemorações de homenagem a Osório em Curitiba a cargo da Guarnição local.

f)  Delegacia Fernando Luiz Osório (filho) em Pelotas, coordenada pelo correspondente da AHIMTB Cairo Moreira Pinheiro  e Delegado do IHTRG na Região – 50 livros para lançar em Pelotas e Rio Grande.

g)     Academia Canguçuense de História para lançamento no município de Canguçu, cuja sua principal chama-se General Osório. Livros para apoiar pesquisa com vistas a um concurso literário sobre o General Osório entre alunos de 1º e 2º Graus – 50 livros.

h)     Escola de Sargentos das Armas para o Cursos de Cavalaria  – 50 livros, a cargo do sócio correspondente em Três Corações, Major Marcos Venicius Serrenho Carvalho.

i)  EsAO, para a Delegacia General Ernani Ayrosa, a cargo de seu Delegado Capitão André Dias, correspondente da AHIMTB – 20 livros.

j)   Para a Delegacia Cel Pedro Dias da AHIMTB na Associação de Oficiais da Reserva da PMSP – 20 livros.

k)Curso de Cavalaria da AMAN 10 exemplares além dos 40 destinados as Unidades de Cavalaria, sendo colocado um exemplar em cada dos 9 apartamentos de cadetes do 4 º Ano.

l)  ECEME adquirido 6 exemplares por oficiais lá tirando um curso, que  tinham a missão de produzir trabalhos sobre o General Osório.

Lançamentos do Livro Osório o maior herói e líder popular brasileiro:

a)     No Simpósio do CMS em 6 de maio de 2008.

b)     No Parque Osório em 10 de maio de 2008.

c)Na Câmara de Vereadores de Pelotas em 12 de maio de 2008.

d)     No QG da 8ª Bda nf Mtz , em 12 de maio de 2008.

e)     No Quartel do 6º GAC – Marquês de Tamandaré no dia 15 de maio de 2008.

f)  No Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Canguçu- RS no dia 13 de maio de 2008.

g)     Na Academia Itatiaiense de História no dia 31 de maio de 2008.

h)     Na Associação Educacional D. Bosco no dia 25 de maio de 2008.

i)  Na Associação de Antigos Alunos na Escola Politécnica no dia 11 de junho de 2008.

j)   No 4º BE Cmb em 17 de junho de 2008.

Participações das Delegacias da AHIMTB nas comemorações do Centenário do General Osório:

a)     Delegacia Marechal José Pessoa em Brasília – Palestra do Acadêmico emérito Gen Div Arnaldo Serafim sobre o General Osório no CMB patrocinada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e distribuição de exemplares do livro  citado inclusive no 1ª RCG Dragões da Independência.

b)     Delegacia General Rinaldo Pereira da Câmara onde atuou como Chefe da Comissão de Organização do Simpósio Bicentenário do General Osório no CMS o acadêmico e 2º Vice Presidente da AHIMTB Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, no qual o presidente  da AHIMTB realizou a conferência  General Osório pensamentos em Arte e Ciência Militar e autografou seu livro citado aos presentes.

c)      Delegacia Fernando Luiz Osório em Pelotas coordenação da palestra do Presidente da AHIMTB com autógrafo de livros de sua autoria em Seção Especial da Câmara dos Vereadores de Pelotas, com transmissão pela TV Câmara. Coordenação de palestra do Presidente da AHIMTB e autógrafos de seu livro citado no QG da 8ª Bda Inf Mtz Mec, incluindo conferência para militares da Brigada no Auditório do seu QG, com o tema  General Osório pensamentos em Arte e Ciência Militar, seguida de entrevista a TV RBS em Pelotas, divulgada no dia 13 no Jornal do Almoço.Em ambas estiveram presentes trinetas do General Osório residentes em Pelotas.

        d)Delegacia Cel Honorário Antônio Carlos Lopes em Rio Grande, coordenada por seu Delegado Dr. João Marinônio Carneiro Lages. Conferência do Presidente da AHIMTB, General Osório pensamentos em Arte e Ciência Militar e autógrafo de seu livro no Refeitório de Oficiais no quartel do 6º GAC que foi mandado construir pelo General Osório quando Ministro da Guerra.

        e)Delegacia Marechal João Batista de Matos onde o Presidente da Comissão Nacional  do Bicentenário do General Osório é Delegado de Honra da citada  Delegacia.

A Confraria 3C no Rio divulgou o livro do Presidente e em conseqüência  foram encomendados vários livros e o Clube Militar também  divulgou o nosso livro em sua Revista bem como a Revista SASDE( Sociedade de Amigos da 2ª DE).

d)     Delegacia General  Luiz Carlos Tourinho em Curitiba que tem por Delegado o General  Jose Chuquer.Rodrigues participou de homenagens ao Gen Osório no âmbito da 5ªDE/5ª RMe divulgou o livro General Osório

e)     Delegacia General Bertoldo Klinger no 2º DE  que tem por Delegado o Cel Walter Albano Fressati divulgou o livro General Osório o maior herói e líder popular brasileiro, através do SASDE tendo vendido apreciável número e o distribuído a autoridades e entidades culturais de São Paulo e na Revista SASDE nº 110 publicou artigo do Presidente da AHIMTB alusivo ao bicentenário de Osório ressaltando haver o mesmo ingressado no Exército na Cavalaria da Legião de São Paulo e nela ter tido o seu batismo de fogo na Guerra da Independência na Província Cisplatina em 1823.

f)  Delegacia Cel PMRS José Luiz Silveira, a cargo do Delegado Cap Adriano  Wesley

O livro Osório divulgado antes de 10 de maio serviu de subsidio para homenagear General Osório por diversos locais.

Concurso literário sobre os 200 anos do General Osório

O presidente da AHIMTB através da Academia Canguçuense de História que fundou e preside esta promovendo em Canguçu - RS um concurso entre alunos do 1º e 2º graus sobre o General Osório, cujos resultados serão conhecidos em 13 setembro. no 20º aniversário da citada Academia

NOTA ;A AHIMTB esta organizando um dossiê sobre a sua participação do 200 anos do General Osório incluindo cobertura fotografia , mensagens recebidas analisando o livro ou o agradecendo para servir de lembrança das comemorações do bicentenário do General Osório no campo de atuação da AHIMTB e IHTRGS para servir de subsidio  no futuro.

 


 

 

   FINALIDADE DA SEÇÃO CONJUNTA DA AHIMTB NA ANTIGA ESCOLA POLITÉCNICA

 EM 11 DE JUNHO DE 2008 LIDA NO INICIO DA SEÇÃO

 

          A presente seção conjunta da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e da Associação de Ex – alunos de Escola Politécnica, aqui no Largo de São Francisco, neste histórico edifício, berço da Engenharia Brasileira  e onde estudou o Duque de Caxias patrono da Academia de História Militar Terrestre do Brasil tem por finalidades:

­- Empossar como seu acadêmico Pedro Carlos  Silva Telles em especial por sua notável História da Engenharia Brasileira e na cadeira que tem por patrono o inesquecível historiador Pedro Calmon;

- Comemorar o 76-º aniversário da Associação de ex-alunos da Escola Politécnica, com palavras do Professor Heloi Jorge Fernandes Moura, Presidente da A3 P e Clube

-Comemorar o aniversário da Batalha Naval de Riachuelo que anulou  a   capacidade ofensiva estratégica do Marechal Francisco Solano Lopes do Paraguai que havia invadido o Brasil e Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

-Homenagem póstuma, a dois ilustres acadêmicos eméritos falecidos, os coronéis Luiz Casteliano de Lucena falecido em novembro de 2007 e Arivaldo Silveira 1-º Vice-presidente de nossa Academia e falecido em 30 de abril 2008;

-Condecoração com a Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil no Grau de Cavaleiro os acadêmicos Cel Ernesto Caruso e Israel Blagberg;

-Comemoração do Centenário da Arma de Engenharia do Exército.em 4 junho de 2008 criada que foi pelo Ministro da Guerra Marechal Hermes da Fonseca. Arma com a finalidade específica de apoiar o Movimento das forças amigas e de dificultar o movimento inimigo. Arma criada como evolução do Batalhão de Engenheiros criado em 1855, que apoiou o movimento ou avanço dos Aliados na Guerra do Paraguai, cuja bela História foi escrita por um ilustre ex. aluno da Escola Politécnica, o General Aurélio de Lyra Tavares, patrono de cadeira de nossa Academia. Passaremos às mãos do Presidente da AP 3 e Clube  De Engenharia  trabalho de nossa lavra Centenário da Arma de Engenharia e Antecedentes

-Distribuição aos presentes do livro do falecido acadêmico Cel Luiz Casteliano  de Lucena de seu livro. Um breve histórico do IME, bem como o Informativo, O Gaúcho n-º 54 do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul que fundamos e presidimos que aborda o nosso trabalho. A Academia Real Militar – uma decorrência da vinda da família real para o Brasil, sob o enfoque de um historiador militar. E também exemplar do Informativo o Guararapes 56 com a atual organização  da AHIMTB e suas realizações

- Apresentação de nosso livro General Osório, o maior herói e líder popular brasileiro doando um exemplar a AP3  e  para amostragem par venda a possíveis interessados no assunto Lembro que ao General Osório ao chegar ao Rio  em 2 abril 1877, entre a ruas Gonçalves Dias e Uruguaiana na rua do Ouvidor, ele foi abordado por uma comissão de alunos da Escola Politécnica que o convidou para fazer a Entrega de Cartas de Liberdade, de escravos, por iniciativa dos alunos da  Escola Politécnica e cerca 11 anos antes da Lei Áurea.( Cel Cláudio Moreira Bento Presidente).

 


- A AHIMTB EMPOSSA COMO ACADÊMICOS DOIS ALMIRANTES AO COMEMORAR OS 200 ANOS DA CHEGADA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

 

CONVITE 

 

 

O Alte Max Justo Guedes será recebido em nome da AHIMTB pelo Acadêmico Emérito Alte Hélio Leôncio Martins , patrono em vida da cadeira .

O Alte Esqd Arlindo Viana Filho que ocupava esta cadeira foi elevado a acadêmico Emérito.

O C Alte Marcelo Gaya Cardoso Tosta sucede o falecido acadêmico CMG (FN) Dino Willy Coza .


 

NOTA FINAL:Em documento especial será divulgada a lista com respectivas justificativas no Dia do Soldado, aniversário do Duque de Caxias, dos agraciados em 2003 com a Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil

 

 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."