INFORMATIVO GUARARAPES

 

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

http://www.resenet.com.br/users/ahimtb

E-mail: ahimtb@resenet.com.br

Fundada em 1o de março de 1996

ANO: 1997                 MÊS:   ABR-JUN                       No 09


COMEMORAÇÃO DO DIA DO EXERCITO EM 19 ABRIL 1997

Primeira Batalha dos Guararapes- 349 o aniversário

A 18 mar 1648 aportou no Recife, poderosa esquadra holandesa da Companhia da Indias Ocidentaias , composta de 41 barcos, transportando vííveres e 6.000 soldados.Com este poderio, o invasor holandêz decidiu romper o cerco do Recife e avançar na direção sul, Zona de Retaguarda patríota, para conquistar o Cabo e adjacências, com a finalidade de controlar bases de suprimentos próximas e, além , cortar nesta região o apoio externo aos patriotas e criar condições de prosseguimento por terra, para a reconquista da Bahia.Ao executar esse ambicioso plano ocorreu a primeira batalha dos Guararapes que assim se desenvolveu:

Ao clarear do dia 19 abr 1648, o Exército da Companhia das Índias Ocidentais, ao comando do ten-gen Von Schkoppe ,marchou na direção dos Guararapes, com 6.300 homens.Ao atingir Afogados, fez uma finta para demonstrar que sua intenção era um ataque à base terrestre patriota ,o Arraial Novo do Bom Jesus, para alí fixar os seus defensores. Dias Cardoso,o Mestre das Emboscadas , mandado para esclarecer a situação, descobriu o verdadeiro propósito inimigo.Em Conselho de Guerra, os luso-brasileiros decidiram: Retardar o invasor na Barreta,na saida do Recife, travar batalha o mais distante dela e defender o Arraial do Bom Jesus ,base militar terrestre patriota contra a ação diversionária tentada pelo inimigo.

Em cumprimento à decisão, o Exército Patriota, composto de 2.200 homens, rumou ao sul para, em caminho, interceptar o invasor e travar a batalha decisiva.

O general Barreto,comandante dos patriotas , prudentemente, confiou aos seus chefes imediatos a condução pormenorizada das ações, pois eles conheciam melhor o terreno e a tática desenvolvida naquela luta.Em síntese ,a Guerra Brasílica ,uma doutrina militar genuína nossa desenvolvida na luta contra o invasor desde 1624,quando da expulsão holandesa de Salvador.

Após um Conselho de Guerra para decidir impasse entre Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira sobre o local adequado para a batalha, e atendendo a sugestão de Dias Cardoso,soldado profissional, "na qualidade de guerreiro mais prático e experiente em tudo", rumaram para o Boqueirão dos Guararapes, que foi ocupado até as 10 horas da noite 18 / 19 abr.

O exército inimigo, após vencer uma resistência na Barreta, na saida do Recife, degolando barbaramente muito de seus bravos defensores, seguiu tranqüilo e vagaroso para o sul, esperando encontrar 200 patriotas à sua frente, da guarnição do Boqueirão dos Montes Guararapes.

Na manhã de 19, no momento em que os da Companhia das Índias Ocidentais se aproximavam de Boqueirão, passagem estreita, mas longa, entre o monte central e os alagados em sua base, saiu-lhes ao encontro Dias Cardoso, no comando de 200 homens, enquanto todo o restante do exércitop patriota permaneceu escondido.Com imprudência e entusiasmo, os holandeses se desdobraram e partiram para atacar a fração de Dias Cardoso , o único inimigo que esperavam encontrar . Este retraiu pelo interior do Boqueirão, tentando envolver, através dos alagados e montes, a vanguarda e corpo de batalha inimigos .

No momento em que o adversário progredia nos alagados e em grande número no interior do Boqueirão, com drástica redução de frente, teve o inimigo enorme surpresa.Pois caíram em grande emboscada, executada com habilidade por Dias Cardoso, atual patrono do Batalhão de Forças Especiais do Exército ,reeditando o seu feito em Monte das Tabocas.

O exército luso-brasileiro até então semi-escondido, à ordem de "Às espadas", atacou inesperadamente e com grande fúria e iniciativa.

O Terço de Pernambuco, o mais forte, ao comando de Fernandes Vieira, assessorado,por Dias Cardoso, investiu no Boqueirão, rompeu o grosso inimigo e envolveu a sua ala esquerda(flanco esquerdo)nos alagados.O de Felipe Camarão assaltou a ala direita (flanco direito) e o de Henrique Dias a ala esquerda, ficando o de Vidal de Negreiros em reserva, junto ao Boqueirão.

O primeiro embate foi vencido, ocasionando muitas mortes e deserções nas fileiras batavas.

Refeito da surpresa, o inimigo acometeu com a retaguarda, forte, de 1.200 homens, a ala de Henrique Dias, na proporção de 1 para 3. Contido,foi em seguida, atacado vigorosamente pela Reserva comandada por Vidal de Negreiros.

Após luta feroz de quatro horas, os patriotas impuseram a retirada, ao inimigo, com Von Schkoppe ferido e muitos de seus oficiais mortos. As perdas holandesas totalizaram 1.038 homens, entre mortos e feridos, contra 480 dos patriotas, dos quais, 80 tombaram para sempre. sendo sepultados em local a frente de onde foi erigida a igreja N.S dos Prazeres dos Guararapes.

A vitória dos Guararapes nesse dia não foi, portanto, obra fortuita dos acontecimentos, mas resultado da ação vigilante e decidida dos chefes, da bravura e espírito combativo dos soldados que constituíam aquele indomável exército de patriotas.

Hoje nesta data, comemora-se o dia do Exército Brasileiro, for alí haver despertado o seu espirito junto com o da nação brasileira, no concenso de analistas de nosso processo histórico, entre os quais Gilberto Freyre : "Nos Guararapes escreveu-se a sangue o destino do Brasil,o de ser um e não 2 ou 3 hostis entre si."

A 12 mai 1648, partiu do Rio de Janeiro, ao comando de seu governador, Salvador de Sá, expedição composta de luso-brasileiros, com destino a Angola, para devolvê-la a Portugal.Após furar o bloqueio flamengo ela atingiu a África .E lá, através de vitoriosas manobras militares contra uma força superior e bem fortificada em São Paulo de Luanda, reconquistou aquela possessão, em agosto. Hoje lá se encontram forças terrestres brasileiras em misssào de paz . Nucleava esta força o atual Regimento Sampaio. Foi a 1a expedição transcontinental militar brasileira .(Alusivo da AHIMTB apresentado pelo cad Art Passos em reunião da Academia ,como seu porta voz ,em 19 abr 1997).

 

 ESTRELA DO CONDE DE CAXIAS

Cel Cláudio Moreira Bento

(Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil)

Em 9 nov 1843, precedido da justa fama de pacificador do Maranhão, Minas Gerais e São Paulo, ,o Conde de Caxias assumiu a Presidência e o Comando das Armas da Província do Rio Grande do Sul, com a missão de pacificá-la ,após 8 anos em lutas.

Tomou as medidas para encetar sua campanha e sair em campo. O Exército a comandar, encontrava-se no Passo São Lourenço, do rio Jacui e a pé. Para remontá-lo executou ousada, incruenta e feliz manobra, ao transportar ,por terra ,desde o Rincão dos Touros em Rio Grande, passando por Pelotas, São Lourenço, Camaquã, Tapes, etc, 7.000 cavalos para reconquistar a mobilidade daquele Exército que lhe caberia comandar.

Ao iniciar em 19 mar sua marcha de Cachoeira-São Gabriel, tendo-o a frente ,os soldados divisaram nos céus um fenômeno jamais visto. Era um enorme cometa que os soldados logo batizaram - É a boa estrela do nosso general barão de Caxias !É a Estrela de Caxias ! E o imaginário popular entrou em cena! E a nova se espalhou pelo Exército como um rastilho de pólvora .E foi sendo passada ao povo gaúcho em caminho ,não demorando a chegar nos acampamentos dos farrapos em Alegrete ,onde haviam se reunido em Constituinte, levando-os a crer em maus presságios à causa!

O cometa possuía um enorme cauda apontando justo para o Alegrete .Foi vista enquanto durou a marcha de Caxias de 16-30 mar 1843, no itinerário Cachoeira, São Sepé, São Gabriel-Alegrete -Santana. Nesta chegou em 30 ,Caxias , seu Exército e a sua "Estrela ".

Sobre este fenômeno pedimos ao astrônomo Ronaldo Rogério Mourão, cientista pela Sorbonne e de renome internacional e nosso confrade no (IHGB)que fizesse uma comunicação ao NEPHIM(Núcleo de Estudos e Pesquisas de História Militar ) que coordenavamos ,no IGHMB.

Sintetizando sua explicação cíentífica da "Estrela de Caxias", que os soldados e o povo gaúcho tomaram como um sinal de sorte e fortuna para Caxias e alguns farrapos como um mau presságio para a causa que há 8 anos defendiam. Aliás foi a missão pacificadora de Caxias benéfica para o Rio Grande e o Brasil!O que no Rio Grande foi denominada "Estrela de Caxias" em realidade foi designado nos anais de Astronomia de Cometa Brilhante de 1843.Ele foi um dos mais notáveis que apareceram de 1800-1899.Tal era o seu intenso brilho que foi observado à luz do dia em diversos pontos do globo terrestre. Ele foi descoberto em 5 fev 1843. Foi observado na Europa em 17 e 18 mar 1843.Nos EUA a sua última observação foi em 19 abr 1843.No Rio, astrônomos o observaram de28 fev-3 abr 1843.

O cel Pedro de Alcântara Bellegarde ,diretor da Escola Militar do Largo do São Francisco o estudou do Observátório Astronômico da Escola. Ele estimou sua cauda de tamanho igual ou maior do que a distância Terra-Lua, mas em realidade era o dobro desta distância, ou 323 milhões de quilometros[...]O cientista D.Pedro II também o observou e afirmou que a cauda quase atingia o zênite. Cometa Brilhante de 1843 ou a "Estrela de Caxias", foi pintada por José Carvalho, mestre de Desenho da Escola Naval. Esta pintura encontra-se no Museu do IHGB, na Lapa - Rio.sendo reconstituída por computação eletrônica por nosso filho capitão de Corveta Carlos Norberto S. Bento .E na mesma dependência da invícta espada de 6 campanhas de Caxias e o seu bínóculo com o qual acompanhou ,impressionado no Rio Grande o cometa que passou à tradição e ao folclore gaúchos como a"Estrela de Caxias."

Decorridos 4 anos do aparecimento da "Estrela de Caxias",o barão de Caxias foi admitido, em 11 mai 1847, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro(IHGB) ,como sócio honorário. Entidade que desde 1925 abriga como a sua maior relíquia ,a espada de campanha de Caxias, da qual, o hoje Espadim de Caxias ,arma distintivo do cadete do Exército ,idealizada em 1931,pelo então cel José Pessoa , é cópia fiel reduzida.

Sobre o Cometa Brilhante ,ou "Estrela de Caxias" Dutra Mello escreveu:"Oh! quem diz que não são núncios do Eterno!Oh !quem me diga que um tal astro um ser não possa, O anjo do Sistema que passeia,Visitando os domínios que dirige ?"

Indiscutívelmente , durante e após o aparecimente da "Estrela de Caxias" este teve muita sorte. Conseguiu consolidar a Unidade Nacional, em 1 o mar 1845 com a Paz de Ponche Verde em condições honrosas. Foi eleito pelos gaúchos senador vitalício, cargo que exerceu por cerca de 30 anos. Eleição não por méritos políticos ,mas por reconhecimento e gratidão dos gaúchos ,cuja psicologia e valores apreendeu e com eles bem se comunicar ,ao ponto de certa feita dizer a seu grande amigo gen Osório e até de certo modo seu confidente, ao encarregá-lo de mobilizar o 3 o Corpo de Exército no Rio Grande ,para a Guerra do Paraguai em 1866: "- Fale a estes guascas(bravos,testemidos,intrépidos) naquela linguagem que nos dois sabemos falar!"

O seu mandato de senador pelo Rio Grande lhe assegurou condições para chefiar o Governo do Brasil por mais de 4 anos ,como Chefe do Gabinete de Ministros;ser Ministro da Guerra por mais de 6 anos e, o Comandante-em-Chefe dos brasileiros em duas guerras externas em que estiveram em jogo a Soberania e Integridade do Brasil.

Foi um um brasileiro providencial!Poderia-se afirmar sem erro que o século XIX foi o Século de Caxias no Brasil!(Texto da presidência da AHIMTB apresentado pela primeira vez em reunião em 22 mar 1997 no quartel do 6 o BE Cmb, A Caserna de Bravos ,em São Gabriel por uma aspirante médica estagiária que junto com suas colegas médicas e dentistas estagiária abrilhantaram o evento como porta vozes da AHIMTB).

COLÉGIO ACADÊMICO-PATRONOS E ACADÊMICOS-ANO 1996

Patrono Acadêmico

Cadeira 1-Gen Adailton Pirassinunga Cel Prof AMAN Cecil W.Barbosa.

Cadeira 5-Gen A.Tasso Fragoso Gen Tácito Theophilo C.de Oliveira

Cadeira 6-Barão do Rio Branco Cel J.V,Portela Ferreira Alves.

Cadeira12-Mal Estevão Leitão de Carvalho Cel Arivaldo Silveira Fontes

Cadeira13-Gen João Borges Fortes Sub Ten Osório Santana Figueiredo

Cadeira16-Ten Cel Henrique O.Wiedrsphan Ten Cel Waldyr Jansen de Mello

Cadeira17-Mal Humberto de A.Castelo Branco Cel Elber de Melo Henriques

Cadeira18-Cel João Baptista Magalhães Cel Amerino Raposo Filho

Cadeira19-Mal J.B. Mascarenhas de Moraes Gen Carlos de Meira Mattos

Cadeira20-Gen Mário Rego Monteiro Cel Jonathas Rego Monteiro

Cadeira22-Mal José Pessoa Cel Claudio Moreira Bento

Cadeira23-Gen Liberato Bitencourt Cel Prof AMAN Geraldo L.França.

Cadeira24-Cel Mário Clementino de Carvalho Cel Nilton Freixinho .

Cadeira25-Dr Arno Wheling presidente IHGB Prof Pedro Calmon

Cadeira28-Gen Raul Silveira de Mello Gen Plínio Moreira Pitaluga

Cadeira 1 Esp.Cel José Luiz Silveira(PMRS) Maj PMRS Miguel José Pereira

Foram preenchidas 15/45 cadeiras .Foi dada prioridade este ano a posse de historiadores veteranos da FEB em Resende e a direção da AHIMTB,presidente e vice presidente ,no Rio ,na Fundação Osório.Das 5 cadeiras destinadas a homenagear patronos vivos e a serem ocupadas por morte dos homenageados foi aberta a 32 que tem por patrono o gen F. de P. e Azevedo Pondé.

EXPANSÃO DO QUADRO DE PATRONOS DE CADEIRAS DA AHIMTB

Com base no Art 6 o dos Estatutos da AHIMTB foram criadas as seguintes cadeiras para fazer justiça a destacados historidores militares terrestres não incluidos na fundação:

Cadeira 36-Gen Affonso de Carvalho ,grande biógrafo do Duque de Caxias e Rio Branco.

Cadeira 37-Gen Alfredo Souto Malan ,historiador da Missão Militar Francesa e etc.

Cadeira 38-Cel Neomil Portella F.A fundador e editor de Letras em Marcha.

Cadeira 39-Gen Waldemiro Pimentel autor de valiosos trabalhos de História do Exército.

Cadeira 40-Gen Valentim Benício ,historiador militar terrestre e criador da Biblioteca do Exército Editora em 26 jun 1937, há quase 60 anos e reorganizador da Biblioteca de consulta que fora extinta no início dos anos 30. Continua na página 4

 

HOMENAGENS DA AHIMTB NO DIA DO EXERCITO EM RESENDE em 19 abr

A Academia em reconhecimento a apoios e estímulos expressivos recebidos em 1996 diplomou as seguintes personalidades e entidades no dia 19 abril nas Faculdades D.Bosco, com a presença do Exmo Sr gen Bda Mauro Moreira Cupertino ,comandante da Academia Militar das Agulhas Negras que aceitou e foi empossado 3 o presidente de Honra da AHIMTB conforme seus Estatutos.

O Sr Ministro Gen Ex Zenildo de Lucena como- 1 o PRESIDENTE DE HONRA.

O Sr Gen Ex Luiz Pires Ururay Neto como-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL

As Faculdades D.Bosco em Resende como -COLABORADORA EMÉRITA 1996

O CRI/Centro Sgt Max Wolf como -COLABORADOR EMÉRITO 1996.

A PRESENÇA DA BANDEIRA CAVALARIA NO DESCOBRIMENTO DO BRASIl

Segundo se conclui de carta de Pedro Vaz e Caminha a primeira e única bandeira a tremular e a presidir o Descobrimento do Brasil foi a da Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ordem criada em 1319 pelo Papa para substituir a Ordem da Cavalaria dos Templários extinta em 1311.Foi criada como força terrestre guerreira e religiosa para combater os infiéis e defender Portugal dos Mouros e tendo como distintivo a Cruz de Cristo .

Esta Ordem vigorou no Brasil .Em 1843 por ato de D.Pedro II ela de militar se trasformou em ordem civil e política .A Cosntituiçào de 1891 a extinguiu junto com outras comendas .

(Com apoio em BENTO,Claudio M. em Moedas de Honra do Brasil (inédito)

MUSEU MILITAR DO SOLDADO DO NORDESTE NO FORTE DO BRUM

A Academia recebeu por gentileza do gen Molliari comandate da 7a DI/7a RM em Recife, interessante publicação ilustrada a cores, focalizando o Forte do Brum erigido em 1629 por Matias de Alburquerque com o nome de Forte Diogo Pais .Em 19 dez 1985 ,no local ,o Ministério do Exército criou ali o Museu Militar do Forte do Brum ,hoje voltado para reverenciar o soldado nordestino. Placa nele afixada contém a seguinte e expressiva mensagem :‘...Preservar o passado de um nação e dever de toda a Sociedade..."

LIVROS A HISTÓRIA GERAL DE MATO GROSSO E PERSONAGENS DA HISTÓRIA DE SANTA MARIA-RS

O primeiro em 2 alentados volumes é de autoria do historidor LENINE POVOAS e por ele editado em Cuiabá .Seu autor é membro de todas as entidades de História e Letras de Mato Grosso e do IHGB .É obra rica em subsidios de História Militar Terrestre do Brasil naquela fronteira .Os parabens da AHIMTB ao seu autor pela obra que enriquece em muito a sua biblioteca .

O segundo é do cel PMRS HERMITO LOPES SOBRINHO .(Santa Maria,Liv Boca do Monte ,1995.v.1 )que focaliza os seguintes militares que lá serviram: Generais Alcides Etchegoyen;Alfredo Malan D’Angrone;Amauri Kruel;Arthur da Costa e Silva;Aurélio de Lyra Tavares;Clodoaldo da Fonseca;Gabriel DÁmnúnzio Agostini ;Henrique Lott;Nelson de Mello;Newton Stillac Leal ;Olímpio Mourão Fo;Osvaldo Cordeiro de Farias;Osvino Ferreira Alves;Pery C.Bevilaqua ;Sebastião do Rêgo Barros e os tenentes coronéis Cezimbra Jaques patrono do Movimento Tradicionalista Gaúcho e José Luis Silveira historiador da Brigada Militar que junto com o autor cit .vem resgatando a bela história do 1 o Regimento de Cavalaria da Brigada Militar -Regimento Pillar- homenagem a oficial do Exército morto em ação a sua frente em 1894.

TELE CURSO FIESP/FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO /CPDOC-FGV e etc

Temos assistido com real proveito e interesse o TELE CURSO pela televisão,magnífico e primoroso no atacado ,mas lamentável no que tange às suas manipulações criminosas de lavagem cerebral ,ao abordarem a História Contemporânea do Brasil sem o contraditório que se impõe numa Democracia que se quer construir na qual INFORMACÃO É LIBERDADE DE ESCOLHA .Ali não ali não se tem escolha .Um professor de baixa estatura que usava um chapéu coco e mais dois atores manipulam desavergonhadamente a História Contemporânea .Existe um concenso entre historiadores de que se deve deixar passar cerca de 50 anos ou mais para se fazer História .E neste tempo juntar-se as fontes depoimentos para então passado o tempo necessário fazer-se um julgamento sereno de TRIBUNAL DE HISTÓRIA e não como o Tele Curso criminosamente vem passando à juventude. Substituiu-se a tão criticada Educação Moral e Cívica e de Estudos Brasileiros por um monstro que fermenta ódios, alimenta preconceitos contra instituições como o Exército,Marinha ,Aeronáutica e agora contra as Policias Militares ao invés de atacarem autoridades investidas constitucionalmente no comando das mesmas e que porventura não corresponderam à delegação constitucional popular .

Falta um PROJETO VERDADE em que todos falem e tenham vez e voz na discussão de problemas de História Contemporânea .O que se esta fazendo é AÇÃO PSICOLÓGICA E LAVAGEM CEREBRAL na desavidada e pura assistência do Tele Curso .Aqui o GUARARAPES sugere que a FIESP,FGV e FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO que deem uma verificada no que aqui apontamos democraticamente em crítica construtiva . 

O que se esta fazendo é um desrespeito à HISTÖRIA COMO MESTRA DAS MESTRAS e MESTRA DA VIDA além da FUNÇÃO SOCIAL DO HISTORIADOR que deve fazer de sua especialidade instrumento de VERDADE E JUSTIÇA pois sào básicas para a criação na juventude de segura e realista IDENTIDADE E PERSPECTIVA HISTÓRICAS do Brasil .Lembro o educador Paulo Freire que assim classificou o momento brasileiro atual pelos seus escândalos,violência,impunidade como "A DEMOCRACIA DA SEMVERGONHICE ".E eis aqui denuncia de atitude condenável perpretada com apoio do Sistema FIESP ,Fundação Roberto Marinho ,CPDOC/FGV.Temos certeza que estas instituições gigantescos GOLIAS no Brasil escutem a voz deste minusculo DAVID -o Guararapes .Assim o Tele Curso caminhará para QUALIDADE TOTAL e lembrará que existem historiadores no Brasil a serem ouvidos .

MENSAGEM DA AHIMTB A CIDADE DE SÃO GABRIEL

E com enorme satistafação cívica que a Academia de História Militar Terrestre do Brasil se deslocou desde Resende-RJ,A Cidade dos Cadetes, para hoje, 22 março ,comemorar o seu 1 o aniversário ,na histórica e muito castrense São Gabriel-A TERRA DOS MARECHAIS ,como também A TERRA DOS HISTORIADORES MILITARES TERRESTRES BRASILEIROS,como os heroicos que fizeram belas páginas da História Militar Terrestre Brasileira e a escreveram, mal Mascarenhas de Moraes em A FEB por seu comandante e em Memórias e Plácido de Castro em Apontamentos sobre a Revolução Acreana e,o gen João Borges Fortes e o cel Jonathas Rego Monteiro que hoje aqui terão as cadeiras de que são patronos inauguradas.

Terra dos historiadores militares terrestres Francisco de Assis Brasil, autor de A Guerra dos Farrapos;gen Ptlomeu Assis Brasil autor de O Papel da Cavalaria em Combate e do clássico A Batalha de Caiboaté que teve por cenário terras gabrielenses ;José de Assis Brasil ,autor de Antecedentes da Revolução de 93 e de Os Militares e a Política:Celso Schoereder,autor de A Campanha do Uruguai e de A Revolução de 23;Mario Franco ,autor de Sentinela Alerta-crônicas de guerra;Aristoteles Vaz da Silva autor de São Gabriel na História ,obra de riquisssimo conteúdo histórico militar terrestre ,como não poderia ser de outra forma em se tratando de São Gabriel.Todos os citados ,hoje representados na figura singular de historiador militar terrestre brasileiro Osório Santana Figueiredo que aflora de História de São Gabriel,As Revoluções da República,O combate de Cerro Alegre e o do Cerro do Ouro,e da Caserna de Bravos ,além de haver nos últimos 8 anos realizado obra museológica notável na testa dos museus João Pedro Nunes e o da FEB da Campanha, ambos relicários dos mais preciosos da História Militar Terretre do Brasil e em especial a do Exército a qual o seu Ministro e nosso Presidente de Honra vem devotanto especial devoção.

São Gabriel também um dia a ATENAS DO RIO GRANDE DO SUL onde aos escritores citados somam-se muitos escritores gabrielense Alcides Maia autor de A Tapera e Alma Bárbara etc e consagrado à imortalidade pela Academia Brasileira de Letras [...]Terra de Caio Flavio autor de A cachaça do seu Teófilo que era consumida pelo mal Mascarenhas e o aqueceu no rigoroso inverno de 1944 na Itália e segundo um gabrielense muito bairrista, a cor rosada do gen Eisenhower ,era devida a cachaça gabrielense a ele fornecida de seu estoque pelo mal Mascarenhas [...] São Gabriel pela qual o Duque de Caxias patrono desta Academia possuia uma especial atenção e afeição desde que aqui esteve pela primeira vez no final de março de 1843 , quando brilhava nos céus gabrielenses um dos maiores cometas aparecidos entre 1800-1899 que o imaginário da soldadesca e do povo gaúcho denominou e a tradição consagrou, como a Estrela de Caxias .Aqui ele erigiu o Forte Caxias e como cristão de fé robusta assistia missas na igreja do Galo.

Ao final de 1846 ao que parece aqui esteve com Imperador e para proteger sua Majestade escalou o seu já grande amigo ten cel Osório com uma escolta de seu histórico 2 o RC LIGEIRA, montada em cavalos brancos com a recomendação :"Muito cuidado ten cel Osório.O imperador é jovem,só tem 20 anos e deverá desejar correr!"

Em 1851 Caxias transitou mais uma vez por São Gabriel com destino a Santana tendo possivelmente se hospedado nesta recém construída CASERNA DE BRAVOS.Em 30/31 ago 1865 ele passou por São Gabriel e pela manhã de 31 com o Imperador de que era Ajudante de Campo visitou esta Caserna de Bravos.Desta vez viajava constrangido e triste pelas desatenções e desconsiderações que o Ministro da Guerra o civil Angelo Ferraz ,futuro barão de Uruguaina lhe fez e sobre o que desabafou em 15 jul em célebre discurso no Senado em 15 julho 1870:

"...Para o reconhecimento de Uruguaiana onde os invasores paraguaios foram sitiados ,foram convidados pelo Ministro da Guerra generais brasileiros que nunca antes ali haviam estado e generais brasileiros.Eu não fui convidado!!Logo eu srs senadores que havia presidido a Província do Rio Grande do Sul e comandado suas Armas em duas ocasiões e outras tantas vezes feito a guerra naquela região e portanto acampado neste mesmo lugar e ,como presidente da Provincia mandado traçar o plano da povoação de Uruguaiana ! Continua na página 6

 

Doeu-me sobremaneira tal procedimento!Mas resignei-me!..."

Se a injustiça por motivos políticos atingiu Caxias com todo o seu já exepcional currículo, inclusive por já ter sido Ministro da Guerra e Chefe do Governo do Brasil em tres ocasiões, o que dizer dos demais brasileiros? [...] A História Militar Terrestre de São Gabriel é riquisssima.Assistimos filme sobre a História do Texas ,o equivalente americano ao Rio Grando do Sul.Coincidentemente sua luta para tornar-se independente do México e ser anexado aos EUA iniciou em 19 set 1835,data do combate da Azenha em Porto Alegre terminou em 1846,pouco depois da Paz de Ponche Verde, com a anexação do Texas aos EUA.O cinema tem explorado exaustivamente o tema sobre a derrota texana em El Alamo seguida da derrota mexicana do general Santana em San Jacinto.Se São Gabriel fosse nos EUA sua História geraria uma temática enorme para filmes.Mas um dia talvez São Gabriel e seu patrimônio histórico militar terrestre sejam explorados pelo cinema.Aguardemos !!!

Não poderia A AHIMTB terminar sua saudação sem cumprimentar efusivamente os integrantes do 6 O BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE pela clarinada que deram com a edição de A Caserna de Bravos que esperamos se constitua num ponto de inflexão aqui para o culto das História e das Tradiçòes Militares Terrestres do Brasil que vinham sendo descuradas .Ao ten cel Malan, filho e neto de historiadores militares terrestres, cuja espada cinge ao cinto ,votos de que encontre tempo para resgatar ainda mais a História da Caserna de Bravos com auxílio de seus comandados e da castrense comunidade gabrielense !

O culto aos heróis não deve limitar-se em exaltar-lhes e admirar-lhes os feitos,mas sobretudo emitar-lhes nas virtudes,aprender-lhes as lições adquiridas,por vezes a duras penas. Só assim do culto dos heróis nestas dimensões se renovarão os brasileiros e com eles a Pátria brasileira .

REFORMA DO PRÉDIO DA ESCOLA PREPARATÖRIA E TÁTICA DO RIO PARDO

Por louvável iniciativa da comunidade rio-pardense esta adiantada a reforma do prédio que abrigou a Escola Preparatória e Tática do Rio Pardo onde estudaram entre outros Getúlio Vargas ,Mascarenhas de Moraes,Bertoldo Klinger e Paula Cidade .Prédio onde em 1910 foi criado o atual 4 o Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá -MG com uma Bateria do Regimento Mallet.O prédio abrigará a Casa de Cultura de Rio Pardo .

POSSE DO HISTORIADOR CEL NILTON FREIXINHO NA CIDADE DOS CADETES.

O cel Freixinho tomou posse na cadeira que tem por patrono o cel MARIO CLEMENTINO, JOVEM TURCO ligado à fundação da Revista a Defesa Nacional ,projeto o qual como secretário do Clube Militar foi o maior estusiasta ,segundo o JOVEM TURCO líder do grupo, o mal Leitão Estevão de Carvalho.O cel Freixinho apresentou trabalho primoroso .Foi saudado por cadete do Curso de Artilharia de que foi comandante nos anos 50 .O cadete o saudou na qualidade de porta voz da AHIMTB .A notícia de sua posse no Boletim do Presidente do Clube Militar gerou diversos telefonemas ao cel Freixinho de parte de alunos de História Militar do cel Mario Clementino ,hoje octogenários, apoiando o resgate da memória coberta pela pátina do tempo, desde esquecido soldado e escritor de tanta projeção cultural. A Academia se sente feliz pela lembrança do resgate do autor dos 2 primeiros editoriais de A Defasa Nacional e do nome desta benemérita Revista

A JUVENTUDE MILITAR NA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE

A AHIMTB vem intensificandoa a participação da Juventude Militar em seus trabalhos como seus porta vozes, com apoio em experiência da presidência colhida em Pernambuco em 1971 onde jovens universitários de Ciências Sociais e cadetes da AMAN participaram da operação O Projeto Rondom nos Guararapes do que resultou um livro por eles publicado.

Assim a AHIMTB recorre a participação de cadetes em Resende ,as alunas da Fundação Osório no Rio e, em São Gabriel contou com a perticipação estusiamada e vibrante de 8 aspirantes de ambos os sexos de Medicina e Odontologia, estagiários naquela guarnição.

A HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL NAS FACULDADES DE HISTÓRIA

Nos paises desenvolvidos universitários de História pesquisam e estudam a História Militar ,conhecimento imprecindível àos futuros as estadistas civis por, ser segundo Clemenceau "os problemas de Defesa são muito relevantes para serem confiados só aos generais "A recíproca é verdadeira ! É tarefa de parceria ! Jovens assim orientados não se alienam e não tratarão preconceituosamente a palavra militar como entre nós expressão SOCIEDADE CIVIL ao invéz de SOCIEDADE CIDADÃ ,não excludente dos militares como parcela armada da Sociedade cidadã .Assim a AHIMTB estuda desenvolver em parceria com as Faculdades D.Bosco , AMAN e MEC cursos de extensão de História Militar Terrestre do Brasil para professores civis de Faculdades de História para introduzí-la nas mesmas ondem dizem estra ausente .

Endereço de O GUARARAPES .Caixa Postal 81.698 -Resende-RJ .CEP 27.501-970

Por favor diga se esta recebendo o jornal !!!! Obrigado !!!!

 

COLABORAÇÃO -SOLICITAÇÃO- A AHIMTB não cobra taxas de seus sócios .Vive de apoios vários que são registrados em LIVRO DE OURO n o 1 e de doações em dinheiro que são registradas em LIVRO DE OURO n o 2 e depositadas em CC no Banco do Brasil e tudo sob fiscalização de um Conselho Fiscal presidido pelo gen Ex LUIZ PIRES URURAY NETO.O custeio da AHIMTB para estar presente por correspondência em todo o território brasileiro ,implica em gastos .Solicita-se em especial aos leitores sócios acadêmicos ,se possível ,uma colaboração financeira de pessoas ou entidades de seu conhecimento ,dispostas a apoiar financeiramente a AHIMTB que sonha inclusive com sede própia em Resende. Solicita-se o envio de colaborações em cheques nominais a ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERESTRE DO BRASIL para o endereço Claudio Moreira Bento-Rua Florença 266 Jardim das Rosas .27.580-000 Itatiaia -RJ TELE/FAX 0243/542988.(atendendo das 7.00 as 21 horas).

 

COLABORAÇÃO -SOLICITAÇÃO- A AHIMTB não cobra taxas de seus sócios .Vive de apoios vários que são registrados em LIVRO DE OURO n o 1 e de doações em dinheiro que são registradas em LIVRO DE OURO n o 2 e depositadas em CC no Banco do Brasil e tudo sob fiscalização de um Conselho Fiscal presidido pelo gen Ex LUIZ PIRES URURAY NETO.O custeio da AHIMTB para estar presente por correspondência em todo o território brasileiro ,implica em gastos .Solicita-se em especial aos leitores sócios acadêmicos ,se possível ,uma colaboração financeira de pessoas ou entidades de seu conhecimento ,dispostas a apoiar financeiramente a AHIMTB que sonha inclusive com sede própia em Resende. Solicita-se o envio de colaborações em cheques nominais a ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERESTRE DO BRASIL para o endereço Claudio Moreira Bento-Rua Florença 266 Jardim das Rosas .27.580-000 Itatiaia -RJ TELE/FAX 0243/542988.(atendendo das 7.00 as 21 horas).

 

COLABORAÇÃO -SOLICITAÇÃO- A AHIMTB não cobra taxas de seus sócios .Vive de apoios vários que são registrados em LIVRO DE OURO n o 1 e de doações em dinheiro que são registradas em LIVRO DE OURO n o 2 e depositadas em CC no Banco do Brasil e tudo sob fiscalização de um Conselho Fiscal presidido pelo gen Ex LUIZ PIRES URURAY NETO.O custeio da AHIMTB para estar presente por correspondência em todo o território brasileiro ,implica em gastos .Solicita-se em especial aos leitores sócios acadêmicos ,se possível ,uma colaboração financeira de pessoas ou entidades de seu conhecimento ,dispostas a apoiar financeiramente a AHIMTB que sonha inclusive com sede própia em Resende. Solicita-se o envio de colaborações em cheques nominais a ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERESTRE DO BRASIL para o endereço Claudio Moreira Bento-Rua Florença 266 Jardim das Rosas .27.580-000 Itatiaia -RJ TELE/FAX 0243/542988.(atendendo das 7.00 as 21 horas).

 

COLABORAÇÃO -SOLICITAÇÃO- A AHIMTB não cobra taxas de seus sócios .Vive de apoios vários que são registrados em LIVRO DE OURO n o 1 e de doações em dinheiro que são registradas em LIVRO DE OURO n o 2 e depositadas em CC no Banco do Brasil e tudo sob fiscalização de um Conselho Fiscal presidido pelo gen Ex LUIZ PIRES URURAY NETO.O custeio da AHIMTB para estar presente por correspondência em todo o território brasileiro ,implica em gastos .Solicita-se em especial aos leitores sócios acadêmicos ,se possível ,uma colaboração financeira de pessoas ou entidades de seu conhecimento ,dispostas a apoiar financeiramente a AHIMTB que sonha inclusive com sede própia em Resende. Solicita-se o envio de colaborações em cheques nominais a ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERESTRE DO BRASIL para o endereço Claudio Moreira Bento-Rua Florença 266 Jardim das Rosas .27.580-000 Itatiaia -RJ TELE/FAX 0243/542988.(atendendo das 7.00 as 21 horas).

COLABORAÇÃO -SOLICITAÇÃO- A AHIMTB não cobra taxas de seus sócios .Vive de apoios vários que são registrados em LIVRO DE OURO n o 1 e de doações em dinheiro que são registradas em LIVRO DE OURO n o 2 e depositadas em CC no Banco do Brasil e tudo sob fiscalização de um Conselho Fiscal presidido pelo gen Ex LUIZ PIRES URURAY NETO.O custeio da AHIMTB para estar presente por correspondência em todo o território brasileiro ,implica em gastos .Solicita-se em especial aos leitores sócios acadêmicos ,se possível ,uma colaboração financeira de pessoas ou entidades de seu conhecimento ,dispostas a apoiar financeiramente a AHIMTB que sonha inclusive com sede própia em Resende. Solicita-se o envio de colaborações em cheques nominais a ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERESTRE DO BRASIL para o endereço Claudio Moreira Bento-Rua Florença 266 Jardim das Rosas .27.580-000 Itatiaia -RJ TELE/FAX 0243/542988.(atendendo das 7.00 as 21 horas).

 


 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."