INFORMATIVO GUARARAPES- 2010              

 


 

Fundada em 1o de março de 1996

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

Número comemorativo do 14º ano de existência da AHIMTB,
em 1º de março de 2010

 

Ano 2010                                            Mês: Jan/Mar                                       nº66

    

ORGANIZAÇÃO, EM 2010, DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL, FUNDADA EM RESENDE - RJ, EM 1o DE MARÇO DE 1996

       A Academia de História Militar Terrestre do Brasil foi fundada em Resende em 1o de março de 1996, data do aniversário do término da Guerra do Paraguai e do início do ensino militar na Academia Militar das Agulhas Negras. em Resende, e  destinada a desenvolver a História das Forças Terrestres do Brasil: Exército , Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Forças Auxiliares e outras forças que as antecederam desde o Descobrimento.

        A novel entidade, com sede e foro em Resende, mas de amplitude nacional, tem como patrono o Duque de Caxias e, como patronos de cadeiras, historiadores militares terrestres assinalados, por vezes também ilustres chefes militares como os marechais Cândido Mariano Rondon, José Pessoa, Leitão de Carvalho, Tasso Fragoso, Mascarenhas de Moraes e Humberto de Alencar Castelo Branco.  

          Foram consagrados em vida, como patronos de cadeiras, em razão de notáveis serviços prestados à História Militar Terrestre do Brasil, os generais Aurélio de Lyra Tavares, Jonas de Moraes Correia Filho, Francisco de Paula Azevedo Pondé, Severino Sombra, Humberto Peregrino (falecidos), o Almirante Hélio Leôncio Martins e o coronéis Francisco Ruas Santos (falecido), Jarbas Passarinho e Hélio Moro Mariante, este da Brigada Militar, RS (falecido), e o Cel PMSP Edilberto de Oliveira Melo. Figuram como patronos de cadeiras os civis Barão do Rio Branco, Pedro Calmon, Eugênio Vilhena de Moraes, Gustavo Barroso, José Antônio de Mello Neto, Arthur Ferreira Filho e Dante de Laytano, pelas contribuições assinaladas à História Militar Terrestre do Brasil.

       A cerimônia de fundação teve lugar na Associação Educacional D. Bosco (AEDB), de Resende, que amparou os primeiros passos da novel entidade que tem, no momento, como 1o Presidente de Honra, empossado o Gen Ex Enzo Martins Peri, como 2o vice-presidente, já empossado, o Gen Ex Rui Monarca da Silveira, chefe do DCEEx, e 3o Presidente de Honra, empossado, o Gen Bda Edson Leal Pujol, comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

          Entre os fatores da escolha de Resende para sede da AHIMTB ressaltam ser a AMAN a maior consumidora de assuntos de História Militar, disciplina que ministra curricularmente a seus cadetes através de sua cadeira de História Militar, o único núcleo contínuo e dinâmico de estudo e ensino de História Militar Crítica no Brasil.

         A Diretoria da Academia (AHIMTB) está assim constituída, através de suas funções elegíveis: Presidente - Cel Cláudio Moreira Bento, 1º Vice-presidente - Gen Div Arnaldo Serafim, 2º vice - Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, e 3º vice - Professor e Ten  R/2 Art Israel Blajberg. Conselho Fiscal: os coronéis e acadêmicos Alceu Paiva, Hélios Malebranche Fréres e Edgar Monteiro da Fonseca Filho.

          A primeira posse como acadêmico foi a do Gen Carlos de Meira Mattos, na cadeira Marechal J. B. Mascarenhas de Moraes. Antigo comandante da Escola Militar em Realengo .A ambos muito se deve à preservação e divulgação  da Memória da Força Expedicionária Brasileira. Hoje, o Gen Carlos de Meira Mattos é patrono de cadeira especial.

        A segunda posse como acadêmico foi a do Gen Plínio Pitaluga (falecido em 17 Dez 2002), na cadeira Gen Raul Silveira de Mello.

        A Academia, em seu início, participou ativamente do 13o Simpósio de História do Vale do Paraíba, tendo por tema central A História Militar do Vale do Paraíba, que foi realizado nos dias 3-5 de julho de 1996 nas Faculdades D. Bosco, Academia Militar das Agulhas Negras e Centro de Recuperação de Itatiaia E de 23-25 de setembro de 1997 em Seminário Comemorativo da Guerra de Canudos, na Câmara Federal, e também em 25 de setembro, na Globo News sobre o mesmo tema, sempre defendendo a participação das Forças Terrestres no Trágico Episódio que, via de regra, vinha sendo tratado como de responsabilidade do Exército e Polícias Militares quando, em realidade, a responsabilidade moral e política foi da Sociedade da época que ordenou a destruição de Canudos.

       A Academia possui, como órgão de divulgação, o seu Informativo O GUARARAPES, já em seu 65º número. Ele é artesanal e dirigido a especialistas no assunto e à autoridades com responsabilidade  de Estado pelo  desenvolvimento deste assunto de importância estratégica, por gerador da perspectiva e identidade históricas das Forças Terrestres do Brasil e, principalmente, por sua potencialidade para contribuir para o desenvolvimento de suas doutrinas militares. Todos os seus números estão disponíveis no site da AHIMTB: www.ahimtb.org.br, em “Informativo”, que inclui um índice.

ALTERAÇÃO IMPORTANTE NA REDAÇÂO E ELABORAÇÃO DO INFORMATIVO O GUARARAPES

        Face ao aumento de compromissos da AHIMTB, a redação e elaboração de O GUARARAPES passou a ser da responsabilidade da Delegacia onde ocorreu a posse e do acadêmico empossado. E será distribuído pela Delegacia responsável enviando exemplar por e.mail para a sede da AHIMTB, para esta o colocar em seu site, e um exemplar impresso para ser arquivado, para que ao final do semestre ou do ano sejam encadernados e assim integrarem o Arquivo de posses, permitindo que se possa resgatar a História da AHIMTB, ano a ano, como vem sendo feito. Cada Guararapes Especial levará a data em que ocorreu o evento e ordenado seu arquivamento na seqüência crescente de datas. As posses só serão confirmadas depois de cada acadêmico e respectiva Delegacia a que estiver subordinado derem entrada na AHIMTB com O GUARARAPES de sua responsabilidade.

A Academia desenvolve seu trabalho em duas dimensões:

1 - A clássica: como instrumento de aprendizagem em Arte Militar, com vistas ao melhor desempenho constitucional das Forças Terrestres e de seus integrantes, com apoio em suas experiências passadas, etc.  

2 – E numa nova dimensão da História Militar que visa isolar os mecanismos geradores de confrontos bélicos externos e internos para que, colocados à disposição das lideranças civis, estas evitem futuros confrontos bélicos, com todo o seu rosário de graves conseqüências para a Sociedade Brasileira.

               A AHIMTB procura estudar com ênfase as experiências de guerras de resistência ou de guerrilhas, como a estratégia do fraco contra forte, com vistas no momento  à sua aplicação na defesa da Amazônia. Guerras de Resistência assim denominadas: Guerra Brasílica, contra as invasões holandesas no Nordeste (1624/54); Guerra à Gaúcha, contra os espanhóis no Sul (1763/77), Guerra do Amazonas, como a conduzida por Pedro Teixeira contra invasores do Baixo Vale do Amazonas; A Guerra do Mato, desenvolvida por quilombolas e portugueses em Palmares, Alagoas: e mais as resistências de Plácido de Castro no Acre e do General Cabralzinho, no Amapá, contra tropas estrangeiras que tentaram conquistá-las, etc.

   

A Academia tem dado especial atenção à Juventude Militar masculina e feminina vinculadas às Forças Terrestres Brasileiras, com vistas a promover encontro delas com as  velhas gerações e com as atuais, de historiadores militares terrestres e soldados terrestres e, além disso, tentar despertar no turbilhão da hora presente, início do insondável 3o milênio, novas gerações de historiadores militares terrestres críticos, especialidade hoje em vias de extinção por falta de interesse e apoio e sobretudo estímulo editorial. Constatar é obra de simples raciocínio e verificação!  

  

É assunto que merece, salvo melhor juízo, séria reflexão de parte de lideranças das Forças Terrestres com responsabilidade funcional de desenvolver a identidade e a perspectiva históricas das mesmas e, mais a de desenvolveram as suas doutrinas militares, expressivamente nacionalizadas, calcadas na criatividade de seus quadros e em suas experiências históricas bem sucedidas. No desempenho de sua proposta ela vem realizando, há 14 anos, sessões solenes junto à juventude militar terrestre brasileira, a par de posses de novos acadêmicos do Exército, Fuzileiros Navais, Infantaria da Aeronáutica, Polícias e Bombeiros Militares e historiadores militares civis, os quais vem progressivamente mobilizando e integrando em sua cruzada cultural. E o quadro a seguir demonstra a sua evolução, que inclui a preservação de todas as cerimônias de posses encadernadas em ordem cronológica com capas com cores diferentes a cada ano, e mais o seu site com cerca de 20.000 mil consultas por mês.

A SEDE ADMINISTRATIVA E O CENTRO DE INFORMAÇÕES DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL NA AMAN

A AHIMTB está instalada, com a sua modesta sede administrativa nacional e seu Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil, na área que pleiteou e conseguiu obter de seu 3o Presidente de Honra e comandante da AMAN, Gen Bda Mauro José Moreira Cupertino, ao lado da Casa do Cadete Laranjeira do 4º ano. Área ampliada em 2005 com mais uma sala cedida pelo então comandante da AMAN, Gen Bda Marco Antonio de Farias, o que permitiu a AHIMTB melhor se organizar, depois de 10 anos de atividade intensa. Isto, em razão da distância das Faculdades D. Bosco dos consulentes potenciais e da Presidência. Atualmente ela divide esta sala com a FHE-POUPEX, que a tem apoiado sempre, para nela funcionar um posto avançado de seu escritório no interior da AMAN, para atender seus sócios com dificuldades de locomoção para adentrar na AMAN.

Consiste de três salas, com três sanitários e dois lavatórios, pertencentes à AMAN, mas fora do seu Portão das Armas, situada na transição das comunidades acadêmica e resendense, sendo de fácil acesso, junto ao alojamento de oficiais solteiros e cadetes laranjeiras (designação originária da Praia Vermelha, de cadetes que, em suas horas de folga, permanecem em Resende). Nela, a AMAN procedeu os reparos necessários e a dotou de ramal telefônico.

A AHIMTB adquiriu móveis fundamentais para dar início à sua organização os quais foram complementados por móveis usados, doados pela Agência Resende do Banco do Brasil. Dispõe no momento de três computadores, sendo que o primeiro lhe foi doado pelo antigo DEP, e mais dois doados (com seus periféricos) pela Fundação Cultural do Exército.

 

O acervo do Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil consiste em:

- Obras: preferencialmente de seus patronos e sócios, que tratem de lutas externas e internas no Brasil, e de referência sobre as Forças Terrestres do Brasil, sobre Uniformes, Fortificações, Condecorações, Canções Militares e outros assuntos relevantes, de acordo com o Sistema de Classificação de Assuntos de História Militar Terrestre do Brasil do Estado-Maior do Exército, bem como de entidades culturais das Forças Terrestres e sociais a ela ligadas: FHE POUPEX,  GBOEx, CAPEMI, COIFA, etc.

- Instrumentos de Trabalho do Historiador Militar Terrestre Brasileiro.

- Coleções encadernadas das posses de acadêmicos, documentos recebidos e expedidos anualmente e do Informativo O Guararapes (originais).

- Arquivo de artigos produzidos por seus sócios ou por eles enviados ao Centro ou obtidos pela AHIMTB, sendo que cada sócio possui sua pasta.

- Documentos de registros das atividades da AHIMTB: Livros de Ouro (de doações financeiras de sócios e de outros apoios recebidos), de Diplomas e Insígnias, de Presenças em sessões solenes, balancetes, cadastro de sócios.

- História da AMAN e antecessoras, e de outras do Exército, incluindo Colégios Militares e Fundação Osório, onde a AHIMTB atuou bastante, na Presidência do falecido acadêmico emérito Cel Arivaldo Silveira Fontes

- Apreciável acervo sobre a História de Resende e pequeno de Itatiaia e Porto Real.

- Abriga pequeno acervo Bibliográfico do Centro de Tradições Gaúchas da AMAN – o Galpão da Saudade.

A concepção do Centro de Informações é singela e se constitui basicamente num centro de referências que, se ali não obtidas, remetem o consulente a outros acervos de História Militar Terrestre do Brasil. O centro é de fácil operação, sem exigir mais do que uma pessoa para operá-lo.

As necessidades de auditórios em Resende são atendidas pela AMAN, AEDB e ACIAR.

As necessidades de obras de referência serão listadas e solicitadas aos acadêmicos e correspondentes mediante listas elaboradas e o envio das mesmas previamente combinadas.

A AHIMTB já possui apreciável acervo à disposição nos sites www.ahimtb.org.br e www.militar.com.br. Neste, em História Militar Terrestre, o que constitui a Revista Eletrônica da AHIMTB. . O Google fornece muitas indicações listando o nome da AHIMTB ou de seu presidente. Em razão de corte de ajuda que vinha recebendo do atual DCEEX  há 4 anos a AHIMTB, em 2005, teve de se reorganizar e cortar despesas a fundo, contando basicamente com uma ajuda da FHE- POUPEX no valor de 1.400 reais mensais e contribuições de sócios, do Exercito que as autorizaram para desconto em folha. Em conseqüência, a AHIMTB se limitou a explorar a Internet em suas comunicações com seus membros e disponibilizando suas informações nos citados sites.

 


 

 

               A ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

E SEUS MEMBROS DE DIVERSAS CATEGORIAS, EM 20 DE MARÇO DE 2010

 

PATRONO DA ACADEMIA:  Marechal do Exército LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA – o DUQUE DE CAXIAS -

ACADÊMICOS EMÉRITOS (Em ordem alfabética pelo primeiro nome)

Gen ALBERTO MARTINS DA SILVA 1º ocupante da cadeira 31

Sub Tenente ALVINO BRUGALLI 1º ocupante cadeira Gen Morivalde Calvet Fagundes

  FEB – Cel AMERINO RAPOSO FILHO, 1º ocupante da cadeira 18

  Cel ANTÔNIO CARLOS ESTEVES, 1º ocupante da cadeira 35

  Pres. IHGB Prof ARNO WHELING, 1º ocupante da cadeira 2

  Cel ARIVALDO SILVEIRA FONTES ,1º ocupante da cadeira 12

  Alte Esqd ARLINDO VIANNA FILHO, 1º ocupante da cadeira Alte Hélio Leôncio Martins

 1o VICE da AHIMTB Gen ARNALDO SERAFIM, 1º ocupante da cadeira 14

  Cel BMRJ ASDRUBAL DA SILVA ORTIZ, 1 º ocupante da cadeira Maj Engº João  

                  Batista de Morais Antas

   Dr CARLOS EDUARDO CONTAR  2º ocupante da cadeira 28

 FEB- Gen CARLOS DE MEIRA MATTOS, 1º ocupante da cadeira 19 (falecido)

 FEB Cel CELSO ROSA, 2º ocupante da cadeira 1

 Pres  AHIMTB Cel CLÁUDIO MOREIRA BENTO ,1º ocupante da cadeira 22

 ENG MIL CHRISTOVÃO DE AVILA PIRES JUNIOR 1º ocupante cadeira 32

 Cel DAVIS RIBEIRO DE SENA 1º ocupante cadeira 10 (A AHIMTB sem noticias)

 CEL DINIS ESTEVES 1º ocupante da cadeira 50

 Gen EDIVAL PONCIANO DE CARVALHO 1º ocupante cadeira 49

 Dr. EDUARDO CUNHA MÜLLER,  2º ocupante da cadeira 40

 FEB- Cel ELBER DE MELLO HENRIQUES, 1º ocupante da cadeira 17(falecido)

 DR FLÁVIO CAMARGO,  1º ocupante da cadeira 11

 DR FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO 1º ocupante cadeira Antonio     

 Gonçalves de Mello Neto.

 Gen Ex FREDERICO SODRÉ DE CASTRO 2º ocupante da cadeira 14

 FEB- Cel GERMANO SEIDL VIDAL, 2º ocupante da cadeira 19 (falecido em 2008)

 Gen Ex GILBERTO BARBOSA FIGUEIREDO  3º ocupante da cadeira  22

 Gen Ex GLEUBER VIEIRA, 2º ocupante da cadeira 22

Gen HELIO IBIAPINA LIMA,  2º ocupante da cadeira 17

Cap PMSP HELIO TENORIO DOS SANTOS 2º ocupante da cadeira Gen Miguel Costa

 Cel PMSP  HERMES CRUZ 1º ocupante cadeira Cel PM Pedro Dias de Campos

Jornalista HERNANI DONATO, 1º ocupante da cadeira 9

Cel JARDRO ALCÂNTARA DE AVELLAR, 1º ocupante da cadeira 39 (falecido em 2007)

Cel JOÃO RIBEIRO DA SILVA 1º ocupante cadeira 43 ( afastado a pedido por doença)

 Gen Ex JONAS DE MORAIS CORREA NETO, 1º ocupante da cadeira 34

 Gen JOSÉ CARLOS ALBANO DO AMARANTE, 1º ocupante da cadeira 21

FEB- Veterano JOSÉ CONRADO DE SOUZA, 1º  ocupante da cadeira 4 (falecido)

Cel JOSÉ DE SÁ MARTINS, 1º ocupante da cadeira 8

FEB- Cel J.V.PORTELLA FERREIRA ALVES, 1º ocupante da cadeira 6 ( falecido em 2010)  Cel LUIZ CARLOS CARNEIRO DE PAULA, 1º ocupante da cadeira 45

 2º Vice da AHIMTB Cel LUIZ ERNANI CAMINHA GIORGIS, 1º ocupante da cadeira 4

 Gen Ex  LUIZ GONZAGA SHOROEDER LESSA, 3º ocupante da cadeira 17                  

 Maj LUIZ PRATES CARRION, 1º ocupante da cadeira 7) falecido em 2009)

 Prof MARIO GARDELIN 1º ocupante cadeira Cel Arthur Ferreira Filho

 C Alte MAX JUSTO GUEDES 2º ocupante da cadeira Alte Hélio Leôncio Martins

 Cel Bombeiro Militar MILTON ANTÔNIO PADUAN 1º ocupante cadeira C Bombeiros DF

 Cel NILTON FREIXINHO, 1º ocupante da cadeira 24

 Sub Ten OSORIO SANTA FIGUEIREDO 1º ocupante cadeira 13

 Cel PAULO AYRTON DE ARAÚJO, 1º ocupante cadeira 2

 Cel PAULO DARTAGNAM MARQUES AMORIM, 1° ocupante da cadeira 47

 Prof.  PAULO FAGUNDES VIZENTINI, 2º ocupante da cadeira 6

 Prof PEDRO CARLOS DA SILVA TELLES 2º ocupante da cadeira 25

 Cel PEDRO PAULO C. ESTIGARRÍBIA, 1º ocupante cadeira Alcebíades Miranda Jr.

 FEB Gen PLÍNIO PITALUGA, 1º  ocupante da cadeira 28( falecido)_

 Gen RAIMUNDO M. NEGRÃO TORRES, 1º ocupante da cadeira 15 (falecido)

 Cel RUBEM ROSADAS, 2º ocupante da cadeira  46 ( falecido em 2010)

 Gen DIV RUBENS SILVEIRA BROCHADO 2º ocupante da cadeira  27

 Cel RUY COLARES MACHADO 3º ocupante da cadeira 4 ( falecido 2010)

 FEB -Gen Ex TÁCITO THEOPHILO G. DE OLIVEIRA, 1º ocupante da cadeira 5

 Cel TIAGO CASTRO DE CASTRO 2º ocupante da cadeira 5

 Ten Cel WALDIR JANSEN DE MELLO 1º ocupante da cadeira 16

 Cel WALTER ALBANO FRESSATTI 1º ocupante da cadeira 36

 Cel PMRJ ViDAL  S. BARROS 1º ocupante cadeira Cap PMRJ Albino Monteiro.

 

Nota importante: Trata-se a elevação a acadêmico emérito de promoção, mas com a continuação de vinculação com a Cadeira de que foi Titular. A condição de Acadêmico Emérito é Honraria acima da de Acadêmico. Esta providência visa dinamizar a AHIMTB.

 

DELEGACIAS DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

1- Delegacia Marechal José Pessoa, do Distrito Federal. Delegado Gen Div Arnaldo Serafim, acadêmico emérito e 1o vice presidente da AHIMTB. Funciona em Sala a ela destinada no Colégio Militar de Brasília junto a museiu do CMB.

2- Delegacia Marechal João Batista de Mattos, do Rio de Janeiro. Delegado Eng e Ten R/2 Israel Blajberg. Funciona em princípio em sala no BNDES. A AHIMTB vem pleiteando junto ao DCEEx sediá-la em dependência do Museu Militar Conde de Linhares para o auxiliar em informações sobre História do Expercito.

3- Delegacia Gen  Rinaldo Pereira da Câmara, do Rio Grande do Sul. Delegado acadêmico emérito e 2º vice presidente da AHIMTB Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis. Funciona em Sala junto ao Museu do CMPA.

4-     Delegacia Cel José Aurélio S. Câmara, do Ceará. Delegado Acadêmico emérito Cel Paulo

Ayrton de Araújo. Funciona no Instituto do Ceará, em princípio.

5- Delegacia Cel PM Pedro Dias de Campos, da Polícia Militar de São Paulo. Delegado Acadêmico Emérito e patrono de cadeira Especial Cel PMSP Edilberto de Oliveira Mello. Funciona na Associação de Oficias da Reserva da Polícia Militar de São Paulo.

6-Delegacia Gen Luiz Carlos Pereira Tourinho, do Paraná. Delegado Gen José Chuquer Rodrigues. Abrigada no Colégio Militar de Curitiba junto ao acadêmico Major Professor Armando Martins.

7-Delegacia Marechal Mário Travassos, de Campinas. Delegado correspondente da AHIMTB Gen Div Nialdo de 0. Bastos. Funciona junto à EsPCEx.

8-Delegacia Gen Bertoldo Klinger, em São Paulo. Delegado Acadêmico emérito Cel Walter  

 Albano Fressatti. Funcionou junto a SASDE, no QG da 2ª DE..

9-  Delegacia Gen Morivalde Calvet Fagundes, de Caxias do Sul. Delegado Acadêmico emérito  

ST Alvino Melquides Brugalli (funciona no NPOR do GAAAé).

10- Delegacia Fernando Luiz Osório, Pelotas. Delegado Sócio Correspondente Cairo Moreira  Pinheiro. Funciona na residência do Delegado, com apoio do Regimento Tuiuti..

11-Delegacia Gen Antônio Souza Junior, em Belo Horizonte. Delegado correspondente Cel

 Luiz Carlos Loureiro.

       12- Delegacia de Santa Maria. Delegado Sócio correspondente Maj Adriano Wessiley Borges de Lima. Funciona no CMSM.

13- Delegacia Ten Brig Ar Nelson Freire Levanere Wanderley, de Santos Dumont-MG.  

   Delegado Correspondente Prof Cleber Almeida de Oliveira.  Funciona no Esqd C Mec.

14-Delegacia Aluísio de Almeida, em Sorocaba-SP. Delegado acadêmico Prof Adilson César.

  Funciona na CSM e IHGG de Sorocaba

 15-Delegacia Gen Bda Médico João Severiano da Fonseca, em Campo Grande. Delegado acadêmico emérito Dr. Carlos Eduardo Contar. Não tem contatado com a AHIMTB

 16- Delegacia Gen Emilio Fernandes Souza Docca, em São Borja, RS. Delegado Acadêmico

  Cel Reinaldo Goulart Correia. Funciona no escritório da FHE-POUPEX.

    17- Delegacia Marechal Cândido Mariano Rondon, em Santo Ângelo. Delegado Cel

     Cláudio Dorneles. Funciona no 1º B Com, na Sala Marechal Rondon.  

    18- Delegacia Marechal Fernando Setembrino de Carvalho, de Uruguaiana. Delegado

     acadêmico ST historiador e artista plástico Carlos Fonttes. Funciona no QG da 2ª BdaCMec.

    19- Delegacia historiador Armelin Guimarães, em Itajubá. Delegado: o Historiador socio   

     correspondente Cabo Michel  Dias do Rosa. Funciona no Museu Marechal Juarez Távora

     do 4º BE Cmb.

     20- Delegacia Cel Honorário Antônio Carlos Lopes, de Rio Grande. Delegado Dr. João  

      Marinônio Carneiro Lages. Funciona no Museu Militar do 6º GAC.

     21-Delegacia Dr Fernando Luiz Osório, de Bagé. Delegada sócia correspondente Sonia Villar

                22- Delegacia Cel Antônio Esteves. Delegado Cel Estevão Alves Correia Neto. Funciona na AEDB em Resende.

        O dinamismo e funcionamento de cada Delegacia é função do seu Delegado entregar ou não “ A sua mensagem a Garcia.”

 

PATRONOS DE CADEIRAS E ACADÊMICOS TITULARES

CADEIRAS

PATRONO DE CADEIRAS

ACADÊMICOS

01

Gen ADAILTON PIRASSINUNGA

Cel Edgar Monteiro da  Fonseca Filho

02

Cap ALFREDO PRETEXTATO MACIEL

Cel Ernesto Caruso

03

Gen ANTÔNIO SOUZA JUNIOR

Gen Div Carlos Patrício de Freitas     

04

Gen ANTÔNIO ROCHA ALMEIDA

Cel Ivo Benfato (x)

05

Gen AUGUSTO TASSO FRAGOSO

Gen Div Marco Antônio de  Farias(x)

06

BARÃO DO RIO BRANCO

Emb Marco Henrique C. Torres(x)

07

Cel DEOCLÉCIO DE P. ANTUNES

 Cel Cláudio Dorneles

08

Gen DIONÍZIO CERQUEIRA

Prof Francisco Fernando Monteoliva Doratioto(X)

09

Cel DIOGO DE M. AROUCHE LARA

 Prof Adilson Cesar

10

Cel EMÍLIO CARLOS JOURDAN

Gen José Batista dse Queiroz(x)

11

Gen EMÍLIO F. SOUZA DOCCA

Cel Prof Altino Berthier Brasil(x)

12

Gen ESTEVÃO LEITÃO DE CARVALHO

Gen Ex Paulo Cesar de Castro

13

Gen JOÃO BORGES FORTES

Sub Ten Evilacio  B.Saldanha(x)

14

Gen  FRANCISCO PAULA CIDADE

Cel Edu C. de Castro Lucas(x)

15

Cel GENSERICO VASCONCELLOS

Gen José  Chuquer Rodrigues

16

TC HENRIQUE OSCAR WIEDERSPHAN

Major Prof Armando Martins

17

Mal HUMBERTO CASTELLO BRANCO

 Gen Luiz Eduardo Rocha Paiva

18

Cel JOÃO BAPTISTA MAGALHÃES

Cel Juvêncio Saldanha Lemos

19

Mal JOÃO BAPTISTA M. DE MORAES

Cel Roberto Mascarenhas de Morais

20

Cel JONATHAS RÊGO MONTEIRO

Cel José Spangenberg Chaves

21

Mal JOSÉ BERNADINO BORMANN

Vaga

22

Mal JOSÉ PESSÔA

Gen Bda Edson Leal Pujol (x)

23

Gen LIBERATO BITTENCOURT

Cel Alceu Vilela  Paiva

24

Cel MÁRIO CLEMENTINO

Ten R/2 Art Israel Blajberg

25

Prof PEDRO CALMON

 Eng Heloi José Fernandes Monteiro (x)

26

Gen PEDRO CORDOLINO DE AZEVEDO

 Ten Cel Alberto Claudio Weirich                   

27

Gen RIOGRANDINO COSTA E SILVA

Maj Ândrei Clauhs

28

Gen RAUL SILVEIRA DE MELLO

Vaga

29

Mal TRISTÃO DE ALENCAR ARARIPE

Cel César Augusto Araripe de Almeida Lacerda(x)

30

VISCONDE DE TAUNAY

Gen Ex Renato Tibau da Costa

31

Gen AURÉLIO DE LYRA TAVARES

 Ten R/2 Eng Luiz Alberto da Costa Fernandes (D. Beto)

32

Gen FRANCISCO DE PAULA AZEVEDO PONDÉ

Vaga

33

Cel FRANCISCO RUAS SANTOS

Cel Manoel Soriano Neto

34

Gen JONAS CORREIA

Gen Geraldo Luiz Néri da Silva

35

Gen SEVERINO SOMBRA

 Prof Júlio César Fidélis Soares

36

Gen AFFONSO DE CARVALHO

Cel Alcides Thomaz de Aquino Filho(x)

37

Gen ALFREDO SOUTO MALAN

Cel Carlos José Sampaio Malan 

38

Cel NEOMIL PORTELLA F. ALVES

Cel Antônio Gonçalves Meira

39

Gen WALDEMIRO PIMENTEL

Cel Nylson Reis Boiteux

40

Gen VALENTIM BENÍCIO

 Cel Prof Ernani Medaglia Muniz  Tavares(x)

41

Dr EUGÊNIO VILHENA DE MORAIS

Cel Hiram Reis e Silva

42

Gen PAULO QUEIROZ DUARTE

Cel Manoel Cândido de Andrade Neto

43

Cel ANÍBAL BARRETO

Vaga

44

GUSTAVO BARROSO

Cel Gelio Fregapani(x)

45

Gen FLAMARION BARRETO

Cel Darzan Neto da Silva

46

GEN MOACYR LOPES RESENDE

Cel Ernildo Heitor Agostini Filho(x)

47

Gen UMBERTO PEREGRINO

Cel Carlos Roberto Peres (X)

48

Gen JOÃO PEREIRA DE OLIVEIRA

Cel José Fernando Maia Pedrosa

49

Gen EDMUNDO DE MACEDO SOARES

Vaga

50

Cel JARBAS PASSARINH0

Gen Walmir Fonseca .Azevedo Pereira(x)

 

( x ) Cadeiras a serem ocupadas e confirmadas com a posse em 2010. A POSSE É CONFIRMADA COM A ENTREGA PELO ACADÊMICO DA SUA SAUDAÇÃO DE RECEPÇÃO E SEU ELOGIO AO PATRONO.

 

 

CADEIRAS         ESPECIAIS

 

 

 

 

Especial

 

Maj PM MIGUEL PEREIRA

Ten Cel PMRS André Woloszyn

   BM RS

Especial

CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

VAGA

CFN

 Especial

Pintor ALCEBÍADES MIRANDA Jr.

Sgt Carlos Fonttes(x)

Pintor Mil

Especial

Cel PM PEDRO DIAS CAMPOS

Cel PMSP Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada

PMSP

 Especial

Cel PM PAULO RENÉ DE ANDRADE

Cel PM Carlos Alberto  Carvalhaes)

PMMG

 Especial

POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL

Cap PM Alberto A Gamarra

PMMS

 Especial

Alte HÉLIO LEÔNCIO MARTINS (em vida)

Vaga

CFN

 Especial

Cap ALBINO MONTEIRO

VAGA

 PMRJ

 Especial

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

Cel PMCE João X. de Holanda

PMCE (x)

 Especial

Cel PMRS HÉLIO M. MARIANTE

Cap Aroldo Medina

BMRS

         Especial

Gen MIGUEL COSTA

Cel PMSP Luis Eduardo Pesce de Arruda

PMSP

         Especial

JOSÉ ANTÔNIO GONSALVES DE MELLO

Cel Cláudio Skora Rosty

PE

         Especial

CEL HUMBERTO CORREIA

Gen Walmir A. Schneider Filho (x)

 

         Especial

SARGENTO ANTÔNIO MANUEL DO ESPÍRITO SANTO Músico

Sgt Mus José Alves de Souza do Regimento Tuiuti

 

         Especial

l

 

Cel Médico PMMG JUSCELINO DE OLIVEIRA KUBITSCHEK

Cel PMMG Affonso Heliodoro dos Santos

PMMG

         Especial

Ten Cel JOSÉ MIRALES

Marcelo Peixoto da Silva

 

Especial

Cel ARCY DA ROCHA NÓBREGA

Juarez Nunes da Silva (x)

 

         Especial

Maj Eng João Batista de Morais Antas

ST BM Antônio Mattos

CBMRJ

         Especial

POLICIA MILITAR DE BRASÍLIA

Cel PM João Coelho Vitola

PMDF

        Especial

BOMBEIROS MILITARES DO DF

Vaga

 

Especial

ARTHUR FERREIRA FILHO

Dr Frederico Euclides Aranha (X)

 

Especial

DANTE DE LAYTANO

Agro Cesar Pires Machado (x)

 

Especial

Maj Enf ELZA CANSANÇÃO

MEDEIROS

Professora Carmen Lúcia Rigoni (x)

 

Especial

Dr. GETÚLIO DORNELES VARGAS

Cel Reinaldo Goulart Correa(x)

 

Especial

CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Alt Esqd FN Marcelo Gaia Cardoso Tosta

CFN

Especial

CONDE DE PORTO ALEGRE

Carmen Lúcia Ferreira da Silva -jornalista

 

Especial

MESTRE DE CAMPO ANTÔNIO DIAS CARDOSO

Sgt Ajudante Antônio Sucena do Carmo(X)

Portu-

gal

Especial

Major APOLO MIGUEL REZEK

Ten R/2 Art Sérgio Roberto Monteiro

 

Especial

Gen CARLOS DE MEIRA MATTOS

Cel Hiran Freitas Câmara

TEMAS

Especial

General MARCONDES SALGADO

Cel PMSP Paulo Tenório Marques da Rocha

PMSP

         Especial

       

         Especial

 

         Especial

 

        Especial

 

        Especial

Marechal CÂNDIDO MARIANO RONDON

Cel PMSP EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO

BARÃO HOMEM DE MELLO

 

Ten Cel JOÃO CEZIMBRA JACQUES

 

BARÃO DE MELGAÇO -Almirante  AUGUSTO JOÃO M. LEVERGER

Cel Sérgio Mário Pasquali(x)

Ten PMSP Sérgio Cepeda Aguiar

Alda Bernardes de Faria e Silva (X)

Cel Leonardo Roberto C. de Araújo (x)

Cel Estevão Alves Correia Neto(x)

 

         

Nota: As cadeiras especiais passam a ser denominadas com o nome da entidade que é homenageada ou pelo nome ou titulo da personalidade:

Exemplos: Cadeira Especial Corpo de Fuzileiros Navais, Cadeira Especial Dr. Getúlio Vargas, Cadeira Especial Conde de Porto Alegre, Cadeira Especial Historiadora Militar Brasileira.Os nomes assinados com um (x) significam previsão de posse em 2010.

 

 

PRESIDENTES DE HONRA

Empossado e Diplomado

Presidente

       COMANDANTE DO EXÉRCITO

Gen Ex ENZO MARTINS PERI (x)

SIM

Presidente

CHEFE DO DCEEx

Gen Ex  RUI MONARCA DA SILVEIRA

SIM

Presidente

Cmt DA AMAN

Gen Bda EDSON LEAL PUJOL

                       SIM

 

 

 

Foram presidentes de Honra:

1º Presidente de Honra: Ministro do Exército Zenildo Zoroastro de Lucena, Comandantes do Exército: Gen Ex Gleuber Vieira e Gen Ex Francisco Roberto de Albuquerque.

2º Presidente de Honra: Chefes do DEP: Gen Ex Frederico Sodré de Castro, Gen Ex Gilberto Barbosa Figueiredo, Gen Ex Sérgio Ernesto Alves Conforto, Gen Ex Ivan de Mendonça Bastos e Gen Ex Paulo Cesar de Castro.

3º Presidente de Honra: Cmts da AMAN: Gen Bda Ivan de Mendonça Bastos, Gen Bda Mauro Moreira Cupertino, Gen Div Domingos Carlos de Campos Curado, Gen Bda Reinaldo Cayres Minatti, Gen Bda Claudimar Magalhães Nunes, Gen Bda Marco Antonio de Farias e Gen Bda Gerson Menandro Garcia de Freitas.

______________________________________________________________________

 

MEMBROS FALECIDOS: Patronos de cadeira em vida: Generais AURÉLIO DE LYRA TAVARES, FRANCISCO DE AZEVEDO PONDÉ, JONAS CORREIA, SEVERINO SOMBRA, UMBERTO PEREGRINO. Presidentes do Conselho Fiscal: Gen Ex LUIZ PIRES URUARAY NETO, Gen JOSE MORETZSOHN, acadêmico, Gen JOÃO CARLOS ROTA, acadêmico, Cel CECIL WALL BARBOSA DE CARVALHO, acadêmico (Cad 1), Gen HANS GERD HALTENBURG, acadêmico, (Cad 18), MÁRIO REGO MONTEIRO, acadêmico (Cad 20), Cel GERALDO LEVASSEUR FRANÇA, acadêmico (Cad 23), Prof. ANTÔNIO PIMENTEL WINZ acadêmico (Cad 41), Cel TELMO LUIZ MORÉ, acadêmico, (Cad 50) e CMG DINO WILLY COZZA, acadêmico (Cadeira CFN). Gen RAIMUNDO M. NEGRÃO TORRES, acadêmico, (Cad 15), CEL HUMBERTO CORREIA, acadêmico (Cad Especial Eletrônica do Exército), Cel PM JOSÉ LUIZ SILVEIRA, acadêmico (cad Esp Maj PMRS Miguel Pereira), Cel CELSO ROSA, (acadêmico emérito (Cad 1), CEL MÁRIO JOSE DE MENEZES, acadêmico (Cad 27), Cel JARDRO ALCÂNTARA DE AVELLAR (acadêmico emérito cad 39), HAMILTON CARAMASCHI acadêmico (cad  44), Cel RUI DUARTE, acadêmico (cad 39), CEL  ARIVALDO SILVEIRA FONTES (Acadêmico Emérito, ocupou cadeira 12),  Vet FEB CONRADO JOSÉ DE SOUZA (Acadêmico Emérito, ocupou a cadeira 3), Gen  CARLOS DE MEIRA MATTOS (Acadêmico emérito, ocupou a cadeira 19), Cel NEI PAULO PANIZZUTTI, acadêmico, (cad 1), Cel GERMANO SEIDL VIDAL (acadêmico emérito, ocupou a cadeira 19), Cel LUIZ CASTELLIANO DE LUCENA (Acadêmico emérito, ocupou a cadeira 46).Cel RUI COLARES ocupou a cadeira 4  CEL J.V PORTELLA FERREIRA ALVES ocupou a cadeira 6. CEL RUBEM ROSADAS ocupou a cadeira 46. Major Farm LUIZ PRATES CARRION ocupou a cadeira 27.Correspondentes: IVO CAGGIANI, ARNALDO LUIZ CASSOL e HELOÍSA ASSUMPÇÃO DO NASCIMENTO (Pelotas). Maj ANGELO PIRES MOREIRA (Pelotas). ACYR VAZ GUIMARÃES (MS), Prof. ODILON NOGUEIRA DE MATTOS, PUC/Campinas.. Desembargador WILSON VEADO, Belo Horizonte.

 

ACADÊMICOS SENIORS

HENRIQUE VASCONCELLOS CRUZ, ocupa, como titular, a cadeira 12

LUIZ FELIPE DE AVILA, ocupa com o pai a cadeira 32

GRANDES COLABORADORES

MINISTÉRIO DA DEFESA, em 2002.(x)  DEPARTAMENTO DE CULTURA E ENSINO do EB (x) (2001-2002-2003). FHE–POUPEX.(x). GBOEx (x). Comandante CMG CARLOS STUMPF BENTO (criação e manutenção do site na INTERNET www.ahimtb.org.br, e elaboração das capas das histórias da 6a DE, 8a Bda Inf Mtz, 3a Bda C Mec, 6a Bda Inf Bld, AD/6, 1ª Bda C MEC, 2a Bda C Mec e Escolas do Exército em Rio Pardo 1859/1911, Caxias e a Unidade Nacional, General Osório o maior herói e líder popular brasileiro, História do Casarão da Várzea, 2010- 200 anos da criação da Academia Real Militar a AMAN e Bicentenário do Brigadeiro Antônio de Sampaio etc . Cel NELSON AFFONSO DA COSTA (falecido) (doação de ar condicionado e apoio administrativo no custeio da AHIMTB). COIFA(x). Cel FLÁVIO DE ARRUDA ALVES (Grande apoio à Academia em seu início como Diretor do CRI)(x). ANACLETO RIBEIRO(x) (Gravação gratuita de todas as insígnias de sócios da AHIMTB), ADELAIDE MULLER (web site no PRAN da coluna Caserna). Professora MARIA VERÕNICA DE ABREU (Digitação da maioria da obras editadas pela AHIMTB desde 1996) e Ten JOSÉ PEREIRA FILHO (organização e legalização de toda a documentação administrativa da AHIMTB em seu início, como secretário).

COLABORADORES EMÉRITOS

1 - FACULDADES D. BOSCO 1996 AP

2 - CRI/CENTRO SARGENTO MAX WOLFF - 1966

3 - FUNDAÇÃO OSÓRIO – 1996 AP

4 – COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA 1998 AP,

5 - 6º BECmb - SÃO GABRIEL – 1997. AP,

6 - COMANDO GERAL DOS FUZILEIROS NAVAIS – 1997 AP,

7 - COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO – 1997 AP

8 - HELIBRAS - ITAJUBA - 1998 ( * )

9 - AVIBRAS - 1998 ( * )

10 – ASSOCIAÇÃO DE OFICIAS DA RESERVA DA PMSP AP

11 - GBOEx -1998 (*)

12-  Banco do Brasil -Agência Resende 1998 (*)

13- CLUBE MILITAR  1998 AP

14-COLEGIO MILITAR DE BRASÍLIA 1998 AP

15-COLÉGIO MILITAR  E CPOR DE BELO HORIZONTE 1998 AP

16- COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE 1998 AP

17-ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS 1998 e 1999 AP

18- ACADEMIA MILITAR DA PMMG 1998 AP

19 -CPOR DE SÃO PAULO 1998 AP

20 -ACADEMIA MILITAR DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO 1998 AP

21 - RESENET Provedora - Resende RJ l998 (x)

22- INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA 1999(x) AP

23 –COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE, 1999 AP

24- ESCOLA NAVAL, 1999 AP

25- Contra Almirante CARLOS AFONSO PIERANTONI GAMBÔA, 1999 Cmt EN

26- COLËGIO MILITAR DE CURITIBA, 1999  AP

27-COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA, 1999  AP

28 – INSTITUTO DO CEARÁ, 1999(x)

29- REGIMENTO DRAGÕES DE BRASÍLIA, AP

30-BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL, DF AP

31-POLICIA MILITAR DO DISTRITO MILITAR, AP

32-CORPO DE BOMBEIRO MILITAR –DF, AP

33-INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAFICO DO DF, AP

34- CENTRO DE GUERRA ELETRÔNICA –DF, CIGE, AP

35- 6a Divisão de Exército- Divisão Voluntários da Pátria, AP

36- 8a Bda Inf Mtz- Brigada Manoel Marques de Souza I,  AP

37-3a Bda C Mec – Brigada Patrício Corrêa da Câmara, AP

38-6ª Bda Inf Bld – Brigada Niederauer, AP

39-MOACYR DE SOUZA FILHO(x) Impressão em xerox de vários números de O 

Guararapes.

40-Dr. FRANCISCO DE OLIVEIRA BARREIROS (assistência dentária grátis a secretária 

da AHIMTB e ao Guarda Mirim.

41-Cel HERGÍLIO CLÁUDIO DA SILVA (Doação de sua biblioteca à AHIMTB).

42-ADELAIDE MULLER, Divulgação da AHIMTB no Portal Agulhas Negras

43-11º Grupo de Artilharia Anti Aérea –DF, AP

44-Museu Caramaschi –DF, AP

45-COTER (Comando de Operações Terrestres)-DF, AP

46- JOVIANO P. da Natividade – SENAI, DF

47- ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (EsSA) – MG,  AP

48- ARQUIVO HISTÓRICO DO EXÉRCITO- RJ, AP

49-1º RCG - DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA, BRASÍLIA, AP

50- Academia de Polícia Militar –DF, AP

51-Academia de Bombeiro Militar –DF, AP

49-3º  GAAAé, Grupo Conde de Caxias –Caxias do Sul, AP

50- Academia de Bombeiro Militar D.Pedro II, Rio, AP

51- CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, AP

52- ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DA ESCOLA POLITÉCNICA –RIO, AP

53- MUSEU DO EXÉRCITO FORTE DE COPACABANA,  AP

54 –MUSEU DO EXÉRCITO NO ANTIGO CPOR –RJ,  AP

55- CPOR/RJ, AP

56- MUSEU NAVAL – Rio, AP Homenagem aos 200 anos do CFN         

57-ESCOLA DE COMANDO E ESTADO MAIOR, AP

58-ESCOLA PREPARATÓRIA DE CAMPINAS – Campinas, SP, AP

59- 3ª DIVISÃO DE EXERCITO, Lançamento de sua História, AP

60- CÍRCULO MILITAR DE SÃO PAULO, AP

61- REGIMENTO DE CA VALARIA 9 DE JULHO DA POLICIA MILITAR DE SÃO PAULO  AP

62- 29º Regimento de Infantaria Blindado AP

Ver outros no registro de diplomas

NOTA- nos colaboradores eméritos seguidos das letras AP, significa que foram locais onde a AHIMTB realizou cerimônias de posses de sócios ou palestras.

 

CORRESPONDENTES

Cel JOSÉ CARLOS LOUREIRO. TC CLÁUDIO BELEM DE OLIVEIRA (Fortaleza). Cap ROBSON PAPANDREA (Fortaleza), Gen NIALDO DE OLIVEIRA BASTOS – EsPCEx- Campinas. JOSÉ EBER BENTIM DA SILVA, em Santa Maria.   Cmt  ALFREDO CANELAS GUILHERME DA SILVA (x) www.militar.com.br. CAIRO MOREIRA PINHEIRO, Pelotas; FLÁVIO AZAMBUJA KREMER, Pelotas. MAJOR ADRIANO WESSILEY BORGES DE LIMA, em Santa Maria, JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA BRUNO, no IHGSP; CANDIDO CASTELIANO DE LUCENA, em João Pessoa. MARIETINHA LEÃO DE AQUINO Rio de Janeiro. Prof CARLOS LIMA DA SILVA Itatiaia. Cabo MICHEL DIAS DO ROSA, Itajubá. Sonia Villar, Bagé. Ten NASCIMENTO DA PMSP

 

COLABORADORES

LUIZ PAULO BONFIM, JONAS PLINIO DO NASCIMENTO, Pelotas; RICARDO BERGAMINI, FABIANA INTORNE, Jornal TRADIÇÃO, Jornal Grupo Inconfidência, Letras em Marcha, Coluna Polainas e Charlateiras de Ombro a Ombro, Gráfica Drumond.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Cel CLÁUDIO MOREIRA BENTO. 1ºVice: Gen Div  GEN ARNALDO SERAFIM. 2º Vice: Cel LUIZ ERNANI CAMINHA GIORGIS , 3º Vice: Professor Ten R/2 ART ISRAEL BLAJBERG.

Presidente Conselho Fiscal: Cel ALCEU PAIVA e Conselheiros fiscais: Coronéis HÉLIOS MALLEBRANCHE FRERES e Cel EDGAR MONTEIRO DA FONSECA FILHO.

Apoio Administrativo

Acadêmicos Oficiais da AMAN

Ligação com Cadeira e Clube de História, Coordenação, Secretaria,

Coronéis ALBERTO CLAUDIO WEIRICH, CLAUDIO DORNELES, CARLOS ROBERTO PERES e ERNILDO HEITOR AGOSTINI FILHO

Tesoureiro: LUIZ RENATO BRAGAGNOLO

Máster ligação da AHIMTB com o Centro de Pagamento do Exército: Cel NERY ORNELLES

Comissão de Relações Públicas: D. ALDA BERNARDES DE FARIA E SILVA, Cel LAURO AMORIM e D. OLGA AMORIM.

Comissão Assessora de Concessão de medalhas do Mérito Histórico Militar Terrestre:

Presidente:  Dr. FLÁVIO CAMARGO, secretários:  MARCELO PEIXOTO e ST ALVINO  BRUGALLI . Consultores:  GEN ARNALDO SERAFIM, CEL LUIZ ERNANI CAMINHA GIORGIS,  PROF.  ISRAEL  BLAJBERG E CEL MANOEL SORIANO FILHO.

 

   SOBRE O FUTURO DA AHIMTB, A PRESIDÊNCIA DA AHIMTB, EM AUDIÊNCIA COM O COMANDANTE DA AMAN DEBATEU OS ASSUNTOS ABAIXO TRANSCRITOS

 

 

AUDIÊNCIA EM 14 JULHO DE 2010 DO PRESIDENTE DA AHIMTB CEL CLÁUDIO MOREIRA BENTO COM O 3º PRESIDENTE DE HONRA DA AHIMTB E COMANDANTE DA AMAN Gen Bda EDSON LEAL PUJOL

ASSUNTO

1- PERMANÊNCIA DA SEDE DA AHIMTB NA AMAN

- O PRESIDENTE PRESIDE HÁ 14 ANOS A AHIMTB. HÁ 40 ANOS SE DEDICA À HISTÓRIA DO EXÉRCITO, E ESTÁ QUASE COM 80 ANOS, E ACUMULOU NA SEDE DA AHIMTB NA AMAN VALIOSO, E TALVEZ O MAIOR ACERVO ORDENADO DE HISTÓRIA DO EXERCITO, AO QUAL SE SOMA O ACERVO PRESERVADO DOS 14 ANOS DA AHIMTB. ACERVO QUE PRECISA SER PRESERVADO E DESENVOLVIDO, SALVO MELHOR JUIZO.

- A AMAN É A MAIOR USUÁRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA MILITAR PARA A FORMAÇÃO DA OFICIALIDADE DO EXÉRCITO DO FUTURO E MUITO SE BENEFICIARIA COM A INCORPORAÇÂO DESTE ACERVO REUNIDO DURANTE 40 ANOS.

 - A AHIMTB SE INSTALOU EM RESENDE FUNDAMENTALMENTE PARA COOPERAR COM A CADEIRA DE HISTÓRIA, COMO FOI PREVISTO EM SEUS ESTATUTOS, MAS ATÉ AGORA NÂO HOUVE NENHUM AVANÇO SIGNIFICATIVO NESTA LIGAÇÃO.

     2-  SUGESTÃO PARA A AHIMTB PERMANECER EM RESENDE  INTEGRADA À AMAN

a) INTEGRAR A AHIMTB COM A CADEIRA DE HISTÓRIA MILITAR E COM O CLUBE DE HISTÒRIA.

b) MANTER EM RESENDE UM FORTE GRUPO DE ACADÊMICOS COM OFICIAIS PROFESSORES E OFICIAIS INSTRUTORES DA ATIVA E DA RESERVA. OFICIAIS INSTRUTORES, A PARTIR DO COMANDANTE DA AMAN, DESDE QUE INTERESSADOS NA PRODUÇÂO DE SUBSÍDIOS DE HISTÓRIA CRÍTICA DO EXERCITO, VÁLIDOS PARA O ENSINO DE ARTE E CIÊNCIA MILITAR BRASILEIRA, AOS QUADROS DO EXÉRCITO E PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA DOUTRINA MILITAR BRASILEIRA GENUINA COMO A SONHOU O DUQUE DE CAXIAS, PATRONO DA AHIMTB, EM 1861. É POSSIVEL CONSEGUIR-SE 18 MEMBROS EM RESENDE.

c) DOTAR A AHIMTB DE VERBAS ANUAIS SOB O CONTROLE DA AMAN, PARA QUE ELA NÂO VENHA A SER SUSTENTADA COMO ATÉ AGORA COM DOAÇÕES DE SEUS SÓCIOS QUE SE DISPUSERAM A TAL.

d) DOTÁ-LA DE FUNCIONÁRIOS EFETIVOS PARA EXECUTAREM E DESENVOLVEREM SUAS TAREFAS BUROCRÁTICAS, POIS ATÉ O MOMENTO ELAS TEM SIDO EXECUTADAS COM SACRIFÍCIOS POR SEU PRESIDENTE E SECRETÁRIAS IMPROVISADAS SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO E POR ESTA RAZÂO MUDADAS COM FREQUÊNCIA, POR SEGURANÇA.

e) MELHOR SISTEMA DE APROVEITAMENTO PELO ENSINO DE HISTÓRIA DO EXÉRCITO EM SUAS  ESCOLAS, DE ACADÊMICOS CONFERENCISTAS DA AHIMTB DA ATIVA E DA RESERVA, ESPALHADOS POR DIVERSAS GUARNIÇÕES QUE DETÉM OU ADQUIRIRAM CONHECIMENTOS PRECIOSOS DE HISTÒRIA MILITAR TERRESTRE E DE ARTE MILITAR BRASILEIRA E NÂO TEM OPORTUNIDADE DE COOPERAR  NOS PROGRAMAS RÍGIDOS DE INSTRUÇÂO DAS ESCOLAS PARA PODER  TRANSMITIR CONHECIMENTOS AOS SEUS INSTRUENDOS.

f) MELHOR APROVEITAMENTO PELOS CADETES DO ACERVO DA AHIMTB PARA SUAS PESQUISAS, COMO OCORREU ATÉ A MODERNIZAÇÂO DO ENSINO, PARA O QUAL A AHIMTB E ALGUNS DE SEUS INTEGRANTES COM LARGA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA MILITAR CRÍTICA NÂO FORAM CONSULTADOS.

g) MELHOR APROVEITAMENTO PELOS CADETES, EM ESPECIAL, DE BIBLIOGRAFIA PRODUZIDA PELA AHIMTB COMO A DO PROJETO HISTÓRIA DO EXERCITO NA REGIÂO SUL, COM APOIO DA FHE-POUPEx E EM GRANDE PARTE ACUMULADA SEM APROVEITAMENTO DESEJÁVEL COMO O DE SER DISTRIBUÍDO COMO PREMIAÇÕES. APROVEITAMENTO INCLUSIVE DAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NO SITE DA AHIMTB www.ahimtb.org.br

NO CASO DE NÂO ACEITAÇÂO PELO EXERCITO DESTAS SUGESTÔES, DE UM AMPARO MAIS EFETIVO E OFICIAL DA AHIMTB É DE SE ESPERAR QUE ESTA EXPERIÊNCIA VALIOSA DE 14 ANOS, COMO JÁ FOI PROVADO, SEJA PERDIDA. BEM COMO O TRABALHO DA ENORME QUANTIDADE DE CÉREBROS, EM GRANDE PARTE NA RESERVA OU REFORMADOS, QUE TRABALHAM GRATUITAMENTE PELO IDEAL DE CONSTRUÇÂO DE UM EXÉRCITO MODERNO E FORTE QUE TIRE PROVEITO DAS LIÇÔES DE 5 SÉCULOS DE HISTÓRIA MILITAR BRASILEIRA. ESTA EM GRANDE PARTE RESPONSAVEL PELA CONQUISTA E MANUTENÇÂO DE SUAS DIMENSÕES DE PAÍS CONTINENTE.

h) ANTES DE CONCLUIR ESTA EXPOSIÇÂO, EM NOME DA AHIMTB CONVIDO O GEN BDA EDSON LEAL PUJOL COMANDANTE DA AMAN E DESTACADO ALUNO DE HISTÓRIA MILITAR COMO CADETE, A ASSUMIR COMO ACADÊMICO, NOS 200 ANOS DA AMAN, A CADEIRA QUE TEM COMO PATRONO O MARECHAL JOSÉ PESSOA, O IDEALIZADOR DA AMAN.

Era o que tínhamos que expor na tentativa de que o trabalho de 14 anos desenvolvido pelos integrantes da AHIMTB, que tenho a consciência ser relevante, original  e diria até heróico, não venha a ser perdido. Daí expormos a posição da AHIMTB a V.Excia na idéia de saber se o que ela aqui sugere é o que o Exército deseja e lhe interessa que continue.

Pela AHIMTB:

Cel Cláudio Moreira Bento

Presidente

   

Foto no Gabinete do Comandante da AMAN, na tarde de 14 de julho de 2010, depois da histórica audiência sobre o futuro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, vendo-se, da esquerda para a direita, tendo por fundo pintura do Duque de Caxias, patrono do Exército e da AHIMTB e o escrínio contendo a sua espada ofertada pelo povo, a que é apresentada nas cerimônias de entrega do Espadim aos cadetes, o acadêmico Cel Eng EM R/1 Carlos Ribeiro Peres, assessor cultural do Comandante da AMAN, ocupante da cadeira Gen Umberto Peregrino e coordenador da obra institucional em andamento sobre os 200 anos da AMAN e presente na Audiência, o acadêmico emérito Cel Eng EM Cláudio Moreira Bento, presidente da AHIMTB e o Gen Bda Edson Leal Pujol comandante da AMAN, 3º Presidente de Honra da AHIMTB e seu acadêmico, o qual aceitou convite para ocupar a cadeira Marechal José Pessoa, nos 200 anos da AMAN, em substituição ao Gen Ex R/1 Gilberto Barbosa Figueiredo, elevado a acadêmico emérito, Nesta reunião, o General Pujol entregou a Apresentação  de sua autoria, do livro do Cel Bento, 2010- 200 anos da criação da Academia Real Militar à Academia Militar das Agulhas Negras, um retrospecto da formação de oficiais do Exército no Brasil desde 1792, com a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, destinada à formação, para o Brasil Colônia, de oficiais de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e de engenheiros militares e civis, e que se consagrou como a pioneira do ensino militar acadêmico nas Américas e do ensino Superior Civil no Brasil. Obra cujas abas são de autoria do Gen Ex Ref Clóvis Jacy Burmann, Presidente da POUPEx, patrocinadora da obra. Prefácio do acadêmico emérito Cel Inf EM R/1 Luiz Ernani Caminha Giorgis, 2º vice-presidente da AHIMTB e seu Delegado no Rio Grande do Sul, e Posfácio do acadêmico Ten Art R/2 Eng Israel Blajberg, 3º vice-presidente da AHIMTB e seu Delegado no Rio de Janeiro, e que estabelece ligações da formação no Largo de São Francisco onde estudou, de oficiais do Exército e, a seguir, de engenheiros.

 


   

A ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL E O BICENTENÀRIO DO BRIGADEIRO ANTONIO DE SAMPAIO, O PATRONO DA INFANTARIA

A AHIMTB DESENVOLVEU AS SEGUINTES ATIVIDADES

1- Edição do livro Bicentenário do Brigadeiro António de Sampaio, patrono da Infantaria, de autoria do Presidente Cel Cláudio Moreira Bento, abas de autoria do Gen Div Marco Antônio de Farias e prefácio e Posfácio de autoria dos historiadores acadêmicos da AHIMTB, com curso de Infantaria e Estado- Maior Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis e Cel Manoel Soriano Neto, ambos ex-instrutores de História Militar na AMAN. Obra sob a égide da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB), Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS) e Academia Canguçuense de História ( ACANDHIS). Entidades fundadas e presididas pelo Cel Claudio Moreira Bento. Livro patrocinada pela FHE-POUPEx.

2-Distribuição pela AHIMTB, pelo correio, do citado livro a diversas autoridades do Exército, a seus acadêmicos e às OM de Infantaria nível Batalhão.

3- Palestra sobre o Brigadeiro Sampaio e com lançamento do livro citado nos seguintes locais:

- No Batalhão Sampaio, no aniversário, em 2010, da conquista de Monte Castelo, junto com a posse como 2º Presidente de Honra da AHIMTB do Gen Ex Rui Monarca da Silveira, Chefe do DCEEx  e do Gen Ex Rui Alves Catão, comandante do Comando Militar do Leste, como Delegado de Honra da Delegacia da AHIMTB do Rio de Janeiro, Delegacia Marechal João Batista de Matos.

- No CPOR/RJ, lançamento do livro e referência ao Brigadeiro Sampaio pelo Presidente da AHIMTB, junto com a posse, como acadêmico, do Ten R/2 Art Sérgio Roberto Monteiro, Presidente do CNOR, na cadeira especial Major Apolo Miguel Rezk.

´- Palestra do Presidente da AHIMTB e lançamento do livro no Curso de Infantaria da AMAN, no Teatro General Médici.

- Palestra do Presidente e lançamento do livro sobre Sampaio no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília. Reunião organizada pela Delegacia da AHIMTB em Brasília - Delegacia Marechal José Pessoa, que tem por Delegado o historiador militar Gen Div Arnaldo Serafim, sendo empossados acadêmicos o Gen Luiz Eduardo Rocha Paiva na cadeira Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e mais o Prof. Aquilino Bouzan na cadeira Especial Marechal Gastão de Orleans, o Conde D’Eu. Cerimônia detalhada no O Guararapes especiais A e B de 6 de maio de 2010.

- Palestra do Presidente sobre o Brigadeiro Sampaio e lançamento de 300 livros no Colégio Militar de Brasília em 7 de maio de 2010, para alunos encarregados de elaborar pesquisa sobre o Brigadeiro Sampaio.com vistas a despertar mais vocações militares.

- Palestra do Presidente e lançamento de livro sobre o Brigadeiro Antônio de Sampaio na Brigada de Aviação em Taubaté, para oficiais de Infantaria que lá servem.

- Palestra do Presidente e lançamento de livro sobre o Brigadeiro Antônio de Sampaio no QG do Comando Militar do Sudeste no Simpósio organizado pelo 4º BIL.

- Presença do Presidente no CPOR/SP onde deixou a pedodo de seu  comandante 10 livros sobre o Brigadeiro Antônio de Sampaio.

- Lançamento do livro Brigadeiro Antonio de Sampaio e palestras do presidente e dos acadêmicos historiadores militares Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis e Cel Juvêncio Saldanha Lemos, também ex- instrutor de História Militar na AMAN, em Simpósio do Comando Militar do Sul em 19 de maio de 2010, organizado pelo Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, Delegado da Delegacia da AHIMTB em Porto Alegre, Delegacia Gen Rinaldo Pereira da Câmara, sediada no Colégio Militar de Porto Alegre.

- Palestra e lançamento do livro sobre o Brigadeiro Sampaio em Canguçu- RS em 21 de maio de 2010, em cerimônia organizada pela Academia Canguçuense de História, em ligação com a 8ª Bda Inf Mtz e 9º Btl Inf Mtz - Batalhão Tuiuti, no Teatro Municipal, em local onde existiu cadeia que foi usada como PC pelo Capitão Antônio de Sampaio de 1845/49, no comando da 8ª Cia/4º Btl de Fuzileiros, unidade formadora em 1908 do atual Batalhão Tuiuti. Comemoração que contou com a presença dos comandantes da 8ª Bda Inf Mtz e do Batalhão Tuiutí e que junto com a Prefeitura, Academia Canguçuense de História e Rádio Liberdade afixaram placa alusiva no hall do Teatro, alusiva à presença no local do então Capitão Antônio de Sampaio, bem como

a circunstância de ali haver conhecido dama natural do local, Júlia dos Santos Miranda, com a qual contraiu casamento. Com a presença do Presidente da ACANDHIS, de representante do Prefeito e dos comandantes da 8ª Bda Inf Mtz e Batalhão Tuiutí, foi lançada a pedra fundamental da ACANDHIS, em espaço entre a Casa da Cultura e o Teatro. Evento perenizado em Power Point.

- Palestra e lançamento de livro sobre o Brigadeiro Antônio de Sampaio, em 22 de maio de 2010 em Pelotas, na 8ª Bda Inf Mtz, para alunos do NPOR/do Batalhão Tuiutí, no Auditório do MERCOSUL.

- Participação da AHIMTB nas comemorações em Santa Maria, em 23 de maio de 2010, do Bicentenário do Brigadeiro Antônio de Sampaio na área da 3º Divisão de Exército - Divisão Encouraçada, herdeira das tradições da 3ª Divisão de Sampaio em Tuiutí e na qual Sampaio figura como o seu primeiro comandante. Festa organizada pelo 29ª Batalhão de Infantaria Blindado, no qual realizaram palestras o Presidente Cel Bento e o 2º vice-presidente Cel Caminha, e foi lançado o livro, à noite, depois de formatura em homenagem ao Brigadeiro Sampaio nos exatos 200 anos de seu centenário.

- Foi cancelada a participação prevista da AHIMTB em Fortaleza, pela Comissão Organizadora do Bicentenário, nos 180 anos do ingresso de Sampaio no Exército, em razão dos 200 exemplares para lá enviados pela AHIMTB por solicitação do General Lima Verde terem sido extraviados pela empresa de Transportes TNT Mercúrio, detentora de IS0s e que se orgulha de possuir sistema avançado de localização de cargas, mas sem sucesso, suspeitando-se, até prova em contrário, de sabotagem. A AHIMTB está tentando localizar sua sede e tentar ressarcimento moral e financeiro.  

- A AHIMTB enviou para o Cel Inf Sérgio Duarte, nos EUA, artigo em português e inglês sobre o Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, na tentativa de serem os mesmos divulgados pela Military Review. Artigos que colocou em português nos sites da AHIMTB www.ahimtb.org.br  em Revista Eletrônica no site Militar e artigo solicitado pela Revista do Exército.

Assim a AHIMTB se orgulha de haver feito o máximo a seu alcance para responder à convocação feita pelo seu Presidente de Honra Gen Ex Enzo Martins Peri, comandante do Exército, para corresponder à sua Diretriz para a Comemoração do Bicentenário do Brigadeiro Antônio de Sampaio, o Patrono da Infantaria. E se orgulha de haver revelado a única fotografia existente do Brigadeiro Sampaio e as circunstâncias em que ele foi fotografado, depois da analisar foto que lhe foi fornecida pelo Ten Cel A. Nasser, Comandante do Regimento Avaí. E dela deixou um banner no Curso de Infantaria da AMAN e na Academia Canguçuense de História.

A AHIMTB alem do Informativo O Guararapes e do site www.ahimtb.org.br possui mais os seguintes elementos

Diploma , insígnia metálica e carteira de sócio e distintivo de lapela  e o de plástico para uso no para brisa do automóvel do sócio

Instituiu em 2003 no Bicentenário do Duque de Caxias a Medalha do MÉRITO HISTÓRICO MLITAR TERRESTRE DO BRASIL nos graus de CAVALEIRO ,OFICIAL e COMENDADOR que são outorgados anualmente a destaques diversos no desenvolvimento da Historia Militar Terrestre do Brasil,e aprovada para o uso nos uniformes do Exercito e seus detentores estão registrados nos Informativos O Guararapes . A sua instituição muito se esta a dever ao trabalho do historiador militar acadêmico Emérito Dr Flavio Camargo, professor da UFRGS também responsável pela edição de dos primeiros exemplares dos livros do Projeto História do Exército na Região Sul

 A AHIMTB é também editora graças ao empenho do acadêmico Ten R/3 Art Israel Blajberg.

  Ela possui sua bandeira que estende a frente das mesas diretoras da cerimônias que promove e preside o que se deve a iniciativa de seu acadêmico Marcelo Peixoto, que idealizou e mandou confeccionar as suas expensas dois exemplares .

  As carteiras de sócios foram idealizadas e doadas a AHIMTB pelo falecido acadêmico Cel Jardro de Alcantar Avellar . Os distintivos da AHIMTB de para brisas de  carro foram mandados confeccionar pelo falecido acadêmico Veterano da FEB Conrado Jose  de Souza.

O Brasão da AHIMTB foi desenhado pelo falecido acadêmico e também artista plástico Cel Geraldo Levasseur França segundo concepção da Presidência e sugestões do falecido acadêmico Gen Plínio Pitaluga, tambem artista plástico amador.  no tocante a inscrição do brasão e da espada de campanha do Duque de Caxias que figura no brasão como sendo a maior espada brasileira da qual os espadins dos cadetes são cópia fiel em escala.

A contribuição dos acadêmicos do Exército para desconto em folha foi sugestão do acadêmico Cel Ernesto Caruso e efetivava dos que consultados a autorizaram com o apoio pelo Chefe da SEF Gen Ex Fernando Galvão e controlo como Máster do Cel Neri Dorneles. Nem todos os acadêmicos autorizaram desconto em folha sendo que alguns decidiram enviar direto . O mesmo em relação aos acadêmicos civis e pertencentes a outras forças . Modalidade de dificílimo controle . Daí a imperiosa necessidade de um apoio cultural regular do Exército ou através da FHE-POUPEx .Pois a última permite uma prestação de contas de um uso  mais flexível de recursos para atender necessidades que os recursos do Exército são de emprego rígido.

 

 

Sede Administrativa e Centro de Informações de História Militar Terrestre do Brasil: Academia Militar das Agulhas Negras, Av. Getúlio Vargas, 442 – B, Campos Elíseos, Resende –RJ, CEP 27.542-140, Telefone:  0xx/24/3388-4788.

E-mail:  ahimtbrasil@resenet.com.br. Endereço do Presidente: Cel Cláudio Moreira Bento, Rua Florença, 266 , Bairro Jardim das Rosas 27.580-000ITATIAIA, RJ Fone 0/21/24/3354-2988.     E-mail: bentocm@resenet.com.br. bento1931@gmail.com

   O presente Informativo foi redigido pelo Presidente da AHIMTB também jornalista  e revisado por seus vice-presidentes.

                                OBRAS PUBLICADAS PELA AHIMTB EM 2010

 

 

1.      Alceu Vilela Paiva 2-Alcides Tomas de Aquino Filho, 3-Altino Berthier Brasil, 4-Antônio Gonçalves Meira,5.Armando Martins Filho, 6-Amerino  Raposo Filho , 7-  Arnaldo Serafim, 8- Carlos José Sampaio Malan, 9-Cláudio Moreira Bento, 10,Cláudio Alfredo Cunha Dornelles, 11-Edgar Monteiro da Fonseca Filho, 12-Ernesto Gomes Caruso, 13-Flávio Martins Pinto, 14-Geraldo Luiz Nery da Silva, 15-Geraldo Lauro Marques, 16-Gilberto Barbosa de Figueiredo, 17-Hélio Malebranches Olbrisch Freres. 18-Ivo Benfatto

19-João Carlos Fontes. 20-Jonas de Morais Corrêa Neto. 21-Juvêncio Saldanha Lemos, 22-José Carlos Albano do Amarante, 23 -José de Sá Martins, 24,José Fernando Maya Pedrosa, 25-José Chuquer Rodrigues, 26- Luiz Ernâni Caminha Giorgis, 27-Luiz Gonzaga Schoroeder Lessa, 28-Manoel Candido de Andrade Neto,29- Mauro Cezar Consentino, 30-Paulo César de Castro 31-Paulo Dartasnham Marques de Amorim, 32-Reinaldo Goulart Correa, 33- Roberto Silva Mascarenhas de Moraes 34-Renato Cesar Tibau da Costa 35-Ruy Collares Machado 36-Rubem Barbosa Rosadas, 37-Waldir Jansen de Mello

A RELAÇÂO ACIMA DOS SOCIOS DA AHIMTB DO EXERCITO QUE RESPONDERAM AO APELO PARA CONTRIBUIREM COM DESCONTO EM FOLHA, A FORMA QUE MAIS AJUDA A ADMINISTRAÇÂO DA AHIMTB, QUE A DE ENVIO DE DINHEIRO FORA DESTA MODALIDADE DE DIFCÍLIMO CONTROLE. E OS SOCIOS QUE ENVIARAM RECURSOS DIRETOS SEUS NOMES E QUANTIAS SÃO REGISTRADOS EM LIVRO PRÓPRIO FISCALIZADO PELO CONSELHO FISCAL E A MAIORIA NÃO ENVIOU A CONTRIBUIÇÃO DIRETA ESTE ANO.

 

 

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."