INFORMATIVO GUARARAPES- 2009              

 


 

Fundada em 1o de março de 1996

 

O GUARARAPES

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

CGC 01.149.526/0001-09

HOMENAGEM E TESTEMUNHO SOBRE O CEL PROF ANTONIO ESTEVES, O FUNDADOR DO ENSINO SUPERIOR CIVIL EM RESENDE EM 1965 E 4º PRESIDENTE DE HONRA VITALICIO DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTE DO BRASIL (AHIMTB),FALECIDO EM 12 DE DEZEMBRO DE 2OO9.

 

15 DEZ 2009        ESPECIAL

    

Cel Professor Antônio Esteves (1924 -2009)

 

  Cel Claudio Moreira Bento (X)

 

( Fonte: Capa livro de Virginia Calais Luz que não se apaga)

    O Coronel Professor Antonio Esteves, o fundador do Ensino Superior Civil em Resende e região , e antigo professor e fundador da Cadeira de Economia na AMAN, faleceu em São Paulo aos 85 anos,dia 12 de dezembro dia de N.S de Guadalupe, depois de prestar, como educador de escol, relevantes serviços  educacionais e culturais ao Exército e a Resende e região

     Ele foi o introdutor do Ensino Superior Civil em Resende em 1965, ao fundar a Associação Educacional D. Bosco,( AEDB)  no Colégio D. Bosco. A sede própria atual da AEDB  ele construiu e a instalou em 1965. E desde então com muita persistência e devoção a concluiu faltando somente o Ginásio coberto. Que por certo será batizado como Ginásio de Esportes Cel  Prof Antônio Esteves, o que hora tomo a liberdade de sugerir,

      E com ele cooperaram no início da AEDB os falecidos acadêmicos da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, e seus amigos, os saudosos  coronéis   Geraldo Levasseur França e Cecil Wall Barbosa de Carvalho,já falecidos. E mais o acadêmico Cel Alceu Vilela Paiva, como engenheiro projetista das instalações da AEDB, e o seu irmão Alcir Vilela Paiva, bancário do Banco do Brasil, no controle da parte financeira. E foi relevante na concretização das construções da AEDB, o prefeito de Resende José Marcos Pineschi, hoje com 87 anos muito doente e acamado, residente em Porto Real.

      Muito contribuiu a partir de 1980 como tesoureiro,o Cel Néri Dornelles, que além de professor, é  hoje Conselheiro  da AEDB e também um grande colaborador da AHIMTB.

      Foi muito expressiva nestes 40 anos de existência da AEDB  a projeção estratégica educacional e cultural do Cel Esteves e de sua AEDB no desenvolvimento educacional e cultural de Resende e região, por intermédio de seus alunos formados pela AEDB em 40 anos de atividades.

     Destaco na atuação do Cel Esteves a receptividade e apoio cultural que ele sempre dispensou as minhas atividades e iniciativas como historiador.

     Ao chegarmos em Resende, em 1978, o Cel Esteves nos apoiou na fundação na AEDB, da Delegacia da Academia Brasileira de História – Delegacia Barão Homem de Melo, o 1º  biógrafo do General Andrade Neves

     Delegacia que evoluiu,em 1992, para a Academia Resendense de História,(ARDHIS) hoje acolhida pelo Cel Esteves nas instalações da AEDB e sob a presidência do gaúcho de Cruz Alta , Prof Dr. Marcos Cotrim Barcelos, neto da ilustre resendense D. Graciema Cotrim falecida centenária. Academia da qualo Cel Esteve era acadêmico da cadeira D, Antonina Freire cuja obra social ele muito admirava.

      A partir de 1996 encontramos apoio do Cel Esteves para fundarmos em Resende a Academia de História Militar Terrestre do Brasil(AHIMTB), no contexto do movimentado e memorável   encontro em Resende e Itatiaia, do Instituto de Estudos Valeparaibanos e que teve como tema a Presença Militar no Vale do Paraíba.

      Nele atuamos como o 2º Vice Presidente do IEV ,como coordenador da parte científica  e seu filho,Cel  Prof Antonio Carlos como 3º Vice-Presidente  e  que foi responsável pela coordenação impecável da parte Logística, cujo apoio foi prestado pela AEDB e em cujas instalações tiveram lugar  memoráveis conferências. Disto resultou uma alentada documentação reunida em volume encadernado do qual foram reproduzidos vários exemplares a pedido de interessados.

      Foi o primeiro e talvez o único  levantamento da Presença Militar num Vale de um rio brasileiro .

      E as primeiras posses de acadêmicos da AHIMTB foram feitas na AEDB e com o seu apoio logístico. Nela foram empossados os seguintes heróis da nossa FEB,

     Os generais Carlos de Meira Mattos e Plínio Pitaluga, já falecidos e o general Tasso Theophilo Gaspar de Oliveira e, o herói de Monte Castelo, o coronel Cecil Wall Barbosa de Carvalho, parceiro do Cel Esteves na concretização da AEDB e no seu desenvolvimento.

      E a AHIMTB com apoio do Cel Antonio Esteves passou a ter a sede política na AEDB e a administrativa em instalações cedidas pela AMAN por seu ilustre comandante o General José Mauro Moreira Cupertino para ficar próxima dos consulentes cadetes e da comunidade resendense.de cuja História ela possui, talvez, o maior acervo bibliográfico.

      Em reconhecimento ao apoio do Cel Esteves a AHIMTB ele passou, em vida  a ser o 4º Presidente de Honra da AHIMTB, em caráter vitalício. ao lado dos 1º, 2º e 3º presidentes de Honra.  O comandante do Exército, o Chefe do Departamento de Cultura, Patrimônio e Ensino e do comandante da AMAN.

     Em data mais recente, na sua AEDB, o Cel Antonio Esteves foi agraciado como Comendador do Me´rito Militar Terrestre do Brasil da AHIMTB. Condecoração criada pela AHIMTB em 2002 no Bicentenário do Duque de Caxias. o Patrono da AHIMTB e do Exército Brasileiro.

            Com nossa  atividade de historiador militar ,beirando  40 anos, acumulei  expressiva biblioteca. E os livros sem  ligação com a História do Exército, da AMAN,,  de Resende e Itatiaia doamos à Biblioteca da AEDB, hoje a maior biblioteca de Resende, depois da AMAN.

      Livros para contribuir na formação dos alunos da AEDB, em razão de concordarmos com esta  característica de livro definida pelo Padre Antonio Vieira.

“ O livro é um mudo que fala. É um surdo que responde. É um cego que guia. É um morto que vive.”

      Livros que constituirão uma homenagem a seus autores na AEDB, fieis também a esta definição que ouvimos de um genealogista na Academia  Barra-mansense de História, ao lã sermos empossado como acadêmico na cadeira Marechal Floriano Peixoto que faleceu em 1895 em Barra Mansa,na divisa    Barra Mansa- Resende.

De que o homem tem 3 mortes.

A primeira, a dar o último suspiro.

A segunda, ao baixar a sepultura

A terceira e definitiva, a última vez que seu

nome for lembrado ou pronunciado”.

      Existe outra afirmação ” A de que um homem será eterno enquanto sua obra permanecer ou for lembrada”.

        E a eternidade do nome do Cel Antonio Esteves será assegurada pelas duas biografias sobre sua utilíssima vida e obra.

     A do professor Ercílio Galhardo. O Repto de um Professor.    E a da acadêmica da ARDHIS, jornalista e atriz Virginia Calais. Luz que não se apaga – A trajetória de um educador.

    Obras biográficas notáveis que se apoiaram no tocante a AMAN onde o Cel Antônio Esteves foi professor de Economia , cadeira por ele inaugurada.e em meu livro 1994- O Jubileu de Ouro da AMAN em  Resende, ampliado em 2004. como o livro Os 60 anos da AMAN em Resende.

    E o presente artigo homenagem e testemunho sobre atividades educacionais e culturais  do Cel António Esteves, espero que complete a citadas biografias,  bem como o importante testemunho do padre André  da Igreja Santa Terezinha na manha de 14 de dezembro

     Cerimônia tocante a que assisti junto com sua família do Cel Esteves testemunhando o padre André ser o Cel Esteves católico de fé robusta,  caridoso e solidário com a sua igreja.

      O Cel Antonio Esteves como fundador da cadeira de Economia da AMAN e fundador do Ensino Superior Civil em Resende, passa a integrar esta histórica  equipe de militares com grandes serviços prestados Resende e em especial a educação local  onde são luzes do desenvolvimento educacional de Resende que jamais  irão se apagar na lembrança dos resendenses de nascimento e de coração beneficiários de sua atividade cultural e educacional.

  1- O Conde de Resende , o fundador no Brasil do ensino militar acadêmico nas Américas e do ensino superior Civil no Brasil ao criar, em 1792 , no Rioa a Real Academia de Artilharia Fortificação e Desenho, raiz histórica da AMAN  e o criador de  Resende em 1801 que viria a ser batizada com o nome de seu título, por eleição de seus moradores quando já deixara o Brasil. Ele é o meu patrono de cadeira na Academia Resendense de História e hoje como ato de justiça na voz da História é nome da maior condecoração de Resende concedida pelos resendenses através de seus representantes na Câmara de Resende, local onde, no aniversário de Resende  e a seu convite abordamos a real biografia,do até então injustiçado personagem.

 2- O Marechal Jose Pessoa, o idealizador da Academia  Militar das Agulhas Negras, a maior academia militar da América do Sul e que ele escolheu Resende para ser a sua sede e aqui unindo as duas criações do Conde de Resende, a AMAN e a cidade de Resende. Ele foi consagrado como nome de duas ruas de Resende e como patrono de cadeira da ACANDHIS hoje ocupada pelo historiador e professor da AEDB Júlio César Fidelis Soares. .

3- O Gen Bda Aristóteles de Souza Dantas ,o primeiro general a comandar a AMAN que teve a iniciativa de criar o primeiro ginásio publico em Resende , o Souza Dantas, para tornar possível o desenvolvimento educacional de resendenses sem recursos para estudarem fora, o que até então era possível só a filhos de famílias abastadas..

.      A AEDB idealizada e concretizada pelo Cel Antõnio Esteves possibilitou  a resendenses e de cidades vizinhas com poucos recursos ou trabalhando, estudarem e se formarem.

 

          Principalmente por esta razão o Cel Antònio Esteves se torna na memória de Resende uma luz , ou estrela brilhante, , inapagável, usando o inspirado  titulo da acadêmica Virginia Calais em seu livro..  

 

 

Detalhes da ultima atividade da AHIMTB na AEDB consistente em uma palestra   em Power Point e lançamento de nosso livro O General Osório o maior herói e líder popular brasileiro. Acima do brasão da AEDB a frase SEJAM BEM-VINDOS que traduz a maneira como nestes 13 anos de existência da AHIMTB ela  foi recebida na AEDB( Fonte: Fotos de Ocimar funcionário da AEDB))

"Para alimentar o cérebro de um Exército na paz, para prepará-lo para a eventualidade indesejável de uma guerra, não existe livro mais fecundo em meditações e lições do que o da História Militar."