Marechal Waldemar Levy Cardoso

04 dez 1900 – 13 mai 2009

 

Detentor do Bastão de Comando da Força Expedicionária Brasileira

Decano da Ordem dos Velhos Artilheiros

Sócio Honorário - Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e patrono de cadeira da Delegacia da AHIMTB de Sorocaba e região

  

Israel Blajberg (*)

 A vida do já saudoso Marechal LEVY foi marcada pela luta incessante em prol da liberdade e da democracia

 Desde que saiu da Escola Militar, passando pelas glorias alcançadas na FEB, até idade tão avançada manteve elevada vibração, ardor e patriotismo, ele que foi o Detentor do Bastão de Comando da Força Expedicionária Brasileira,  lutando na Itália para que pudéssemos viver em um Mundo Livre.

 Comemorando hoje a Lei Áurea, o simbolismo do dia de hoje é sem dúvida a Liberdade pela qual ele lutou,  que foi tambem a dos hebreus saindo da escravidão do Egito.

 Pois o calendário judaico nos mostra que o Marechal nos deixou durante a contagem dos 49 dias (Omer) que separam a Páscoa Judaica (Pessach) da Festa das Primícias (Shavuot), quando se recorda a jornada do Povo de Israel, o Exodo para o Sinai, onde Moises recebeu as Tabuas da Lei.

 Segundo as ensinamentos da Cabalá, existem 7 atributos divinos (Sefirot) espelhados em 7 atributos emocionais da alma

 São 49 passos, um para cada dia da jornada para o Monte Sinai, a chamada Contagem do Omer.

 Sendo a combinação de hoje, o 34º. Dia - 13 de maio - "Receptividade e Humildade", verificamos que eram algumas das virtudes do Marechal Levy, que a todos encantava a sua volta.

 Que a memória da sua rica existência sirva de exemplo e guia para as futuras gerações.Que a sua alma faça parte da corrente da vida eterna.

 (X) Israel Blajberg e acadêmico da AHIMTB e seu Delegado nop Rio de Janeiro e autor do livro Os soldados que vieram de longe focalizando os descendentes de judeus que lutaram nas Forças Armadas do Brasil na 2ª Guerra Mundial e entre eles o Marechal Levy Cardoso.

 


   


Fotos:

 

04 de dezembro de 2006 – 106 Anos do Marechal e Dia da Padroeira da Artilharia

 

Era uma tradição o comparecimento do Marechal ao Forte de Copacabana no Dia de Santa Bárbara, que coincide com a reunião da Ordem dos Velhos Artilheiros, da qual era o Decano.

 

O Almoço Festivo reune Artilheiros da Ativa e da Reserva, em torno do carismático e respeitado Marechal, que residia nas proximidades, na Rua Toneleros.  Sua presença conferia um clima todo especial ao evento.

 

No Cassino dos Oficiais, o Marechal Levy recebeu o Bastão de Comando da FEB, como mais antigo ex-combatente, e da janela comandou uma Salva Festiva disparada por peças do 8º. Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista.

 

A foto o mostra pensativo, contemplando os obuses em posição, certamente recordando antigas manobras, quando ele mesmo comandava a Ordem de Fogo para as suas Baterias.

 

Depois do “Parabéns” o Marechal apagou as velas e agradeceu emocionado, encerrando-se a festa com a Canção da Artilharia.

 


 

(*) iblaj@telecom.uff.br