MEDALHA DO MÉRITO HISTÓRICO MILITAR

TERRESTRE DA AHIMTB


Agraciados


medafolheto.jpg (110019 bytes)  Convite  Modelo de Diploma

Clique nas pequenas figuras e fotos para ampliá-las


 

MEDALHA GRAU COMENDADOR

 

Cel ARIVALDO SILVEIRA FONTES 

Pelo estímulo, solidariedade, apoio histórico e financeiro à causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, propiciando, com a ajuda do SENAI, que presidiu, a edição dos Estatutos da AHIMTB, do primeiro volume das Orações de Posse e de Recepção de acadêmicos, além de proporcionar apoio à AHIMTB para realizar sete sessões de posse na Fundação Osório durante a sua presidência.

 

Gen CARLOS DE MEIRA MATTOS

Pelo estímulo, solidariedade e apoio como historiador à causa da AHIMTB. Veterano da FEB e da Missão de Paz em São Domingos, teve papel destacado na preservação da memória histórica daqueles eventos, através de publicações como as Memórias do Marechal João Batista Mascarenhas de Morais, seu patrono na AHIMTB e de quem é também o biógrafo. Prefaciou obra lançada pela AHIMTB sob o título Inspirações Geopolíticas das Ações do Brasil no Prata e suas Projeções no Rio Grande do Sul, 1680-1906. Enfim, seu nome é uma legenda na Historiografia Militar Terrestre do Brasil, como soldado valoroso que fez e escreveu História Militar Terrestre do Brasil.

 

Gen Bda CLAUDIMAR MAGALHÃES NUNES

Pelo apoio, solidariedade, apoio histórico e administrativo como comandante da AMAN à AHIMTB, que é abrigada por instalações cedidas pela AMAN, além de apoio administrativo de recursos que recebe do DEP para apoiar as atividades da mesma, além de prestigiar com sua presença eventos promovidos pela AHIMTB, como os lançamentos das obras Caxias e a Unidade Nacional, Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário, As Batalhas dos Guararapes, Os 60 anos da AMAN em Resende, que apresentou, e Amazônia Brasileira - Conquista, Consolidação, Manutenção, História Militar Terrestre da Amazônia, que posfaciou.

 

Gen Ex CLÓVIS JACY BURMANN

Pelo apoio, solidariedade, estímulo moral e financeiro como Presidente da FHE­POUPEX às atividades da AHIMTB, relacionadas com o desenvolvimento da História do Exército na Região Sul, tendo inclusive elaborado as orelhas do livro 6ª Divisão de Exército - Divisão Voluntários da Pátria. Pode-se afirmar que, não fora o apoio financeiro da FHE-POUPEX através de seu presidente, dificilmente a AHIMTB teria realizado o que se propôs nestes 8 anos de existência, alem de haver editado as obras As Batalhas do Guararapes - descrição e análise militar, no 10° Aniversário do Dia do Exército; Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário e Amazônia Brasileira ­ Conquista, Consolidação, Manutenção - História Militar Terrestre da Amazônia (1616-2003).

 

Gen Div DOMINGOS VENTURA PINTO JÚNIOR 

Pelo apoio, solidariedade e estímulo à causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e à História do Exército durante a sua longa, útil e dinâmica vida de soldado vibrante, traduzida pelas seguintes obras de sua lavra: História da Polícia do Exército: Vida Militar do General Zenóbio da Costa; O General Zenóbio da Costa e sua Atuação e A Conquista de Monte Castelo e La Serra. Merece destaque seu memorável discurso de posse na cadeira Marechal João Batista Mascarenhas de Morais, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, no 1° BPE, que comandou e que tem por patrono o Marechal Zenóbio da Costa. Merece destaque ainda sua posição como atual Presidente do Conselho Nacional da Associação dos Ex­Combatentes do Brasil, em substituição ao heróico e falecido acadêmico emérito General Plínio Pitaluga.

 

Gen Ex FRANCISCO ROBERTO DE ALBUQUERQUE

Pelo apoio, solidariedade, estímulo moral e financeiro à causa da AHIMTB como seu Presidente de Honra e Comandante do Exército, no Bicentenário do Duque de Caxias, patrono do Exército e da Academia. Apoio, solidariedade e estímulo revelados através de gentis, estimulantes e constantes mensagens escritas, enviadas à AHIMTB, pela satisfação revelada em receber as funções de 1° Presidente de Honra da AHIMTB, em cerimônia realizada em seu Gabinete e pela insígnia correspondente recebida, que fez incluir em seu currículum vitae, para a satisfação de todos os integrantes da AHIMTB. E mais, por considerar a Academia de História Militar Terrestre do Brasil, através de seu Centro de Comunicação Social (CComSex) como integrante honorária da estrutura de Comunicação Social do Exército.

 

Cel GERMANO SEIDL VIDAL 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio intelectual e financeiro às atividades fim e meio da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, a qual integra com orgulho, como acadêmico emérito depois de ser o 2° ocupante de cadeira Marechal Mascarenhas de Morais, seu comandante na FEB. O acadêmico emérito tem colaborado com a Revista Eletrônica da AHIMTB e é autor do notável livro A Guerra Proscrita e mantém site com este título que assinala já milhares de consultas. A documentação de sua posse na cadeira Marechal Mascarenhas de Morais é primorosa e exemplar.

 

Gen Ex GLEUBER VIEIRA

Pelo estímulo, solidariedade e apoio intelectual e financeiro às atividades fim e meio da Academia de História Militar Terrestre do Brasil de que foi o 1° Presidente de Honra como comandante do Exército e agora como seu membro acadêmico. A sua ação como Chefe da DEP e do EME e depois como Comandante do Exército se deve a valorização e ampliação do ensino de História Militar no Exército, além de tornar realidade e publicadas as histórias orais da FEB na 2ª Guerra Mundial e da Contra­revolução de 1964, para assegurar a identidade do Exército nestas ações contemporâneas, hoje violentadas pelas estratégias adversas alternadas de Silêncio e Deformação da História das Forças Armadas do Brasil.

 

Almirante HELIO LEONCIO MARTINS 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio intelectual e financeiro às atividades fim e meio da Academia de História Militar Terrestre do Brasil que o elegeu seu patrono de cadeira como o historiador do Corpo de Fuzileiros Navais, sem considerar ser ele o maior historiador vivo da nossa Marinha de Guerra e continuar a sua luta neste sentido aos 90 anos de vida utilíssima, onde destaca-se o fato de haver sido combatente na 2ª Guerra Mundial como tripulante do caça minas da Força Naval do Nordeste e haver sido o primeiro comandante de navio aeródromo Minas Gerais. A consideração que dispensa a Academia de História Militar Terrestre do Brasil está bem expressa em carta sua, publicada no Guararapes 41.

 

Cel JARBAS GONÇALVES PASSARINHO

Pelo estímulo, solidariedade e apoio intelectual e financeiro, este generoso, às atividades fim e meio da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, que o consagrou por seu excepcional brilho intelectual no Exército como seu patrono em vida de cadeira. Ressalte-se ser o Cel Jarbas Passarinho uma rara voz nacional, que merece respeito geral pelo seu equilíbrio e experiência como integrante destacado dos governos da Revolução de 1964, a enfrentar a esmagadora onda de desinformação nacional de Silêncio alternado por Deformação da História Política Contemporânea, relacionada com a Contra- Revolução de 1964 . E assim atua sem uma visão maniqueísta, analisando os fatos com autocrítica sensata e sábia.

 

Cel JARDRO DE ALCÂNTARA AVELLAR 

Pelo estímulo, solidariedade, apoio histórico com trabalhos de sua lavra e financeiro, generoso, e por vezes salvador, as atividades meio e fim da Academia de História Militar Terrestre do Brasil que o elegeu por seu passado de educador e historiador seu acadêmico emérito. Seu reconhecimento a validade da Academia de História Militar Terrestre do Brasil se traduziu em homenagem pública que lhe prestou no Colégio Palas (Deusa da Sabedoria) na Tijuca, ao lado de professores deste educandário. Ao Cel Jardro como Presidente da Comissão para tratar de condecorações da AHIMTB se deve a criação e regularização da Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil, com apoio em sua experiência como autoridade no assunto.

 

Gen Ex JONAS DE MORAIS CORREA NETO

Pelo estímulo, solidariedade e atuação em pról da causa da História Militar Terrestre do Brasil para a qual tanto tem contribuído ao longo de sua vida com artigos, conferências e intervenções em entidades históricas e organizações militares. A ele se deve como Secretário do Exército a denominação de Arquivo Histórico do Exército e, no Instituto de História e Geografia Militar do Brasil, a criação do NEPHIM, Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Militar do Brasil, ao presidi-Io seguindo tradição deixada por seu ilustre pai, General Jonas Correa, patrono de cadeira que ocupou, em cerimônia no Colégio Militar do Rio de Janeiro, organização militar intensamente ligada a vida militar de ambos. Em todos os seus comandos ou chefias, como o Secretário Geral do Exército, 6ª Divisão do Exército, Comando Militar do Sudeste e como Ministro Chefe do Estado- Maior das Forças Armadas, sempre estimulou o estudo e a divulgação da História Militar e o Culto das Tradições do nosso Exército.

 

Gen Ex TÁCITO THEÓPHILO GASPAR DE OLIVEIRA

Pelo estímulo, solidariedade e apoio como historiador a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e, no Ceará, onde figura como acadêmico emérito que inaugurou a cadeira General Augusto Tasso Fragoso e Delegado de Honra da Delegacia da AHIMTB Cel José Aurélio S. Câmara. Colaborou com uma memória para a edição da obra 8ª Brigada de Infantaria Motorizada -Brigada Manoel Marque de Souza, editada pela AHIMTB, da qual foi comandante. Ex-combatente da FEB ligado a seu chefe deste então coube-lhe a honra de ajudar a vesti-Io com a farda de Marechal do Exército Brasileiro, com a qual foi sepultado. Como dirigente da SUDENE prestou valioso apoio a construção do Parque Nacional dos Guararapes em 1971 e a edição da obra O Projeto Rondon nos Montes Guararapes, traduzindo pesquisa sobre as Batalhas dos Guararapes realizada por universitários civis e cadetes em apoio a construção do Parque Guararapes.

 


 

MEDALHA GRAU OFICIAL

Cel AMERINO RAPOSO FIlHO 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, onde inaugurou a cadeira de outro destacado pensador militar brasileiro o Cel João Baptista Magalhães. Tem sido notável como veterano da FEB a sua contribuição a História Militar Crítica Terrestre do Brasil com suas obras, entre outras, A Manobra na Guerra e Caxias, inspirador da Doutrina Militar Terrestre Brasileira. Estudioso de Estratégia se dedica profundamente ao assunto no Centro de Estudos Brasileiros de Estratégia (CEBRES), no qual tem merecido a sua atenção a problemática relativa a preservação da Soberania Brasileira na nossa Amazônia.

 

Gen Div ARNALDO SERAFIM

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e administrativo a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, como acadêmico emérito que inaugurou a cadeira General Francisco de Paula Cidade, e como seu dinâmico e combativo 2ª Vice Presidente e Delegado da Delegacia Marechal José Pessoa no Distrito Federal. De longa data se dedica as atividades relacionadas a História e Tradições do Exército, como no comando da 4ª Bda C Mec em Mato Grosso do Sul, o estímulo ao culto dos heróis de Dourados e na Diretoria de Assuntos Culturais, como Presidente da Comissão do Exército para as comemorações dos centenários da República e da Bandeira Nacional, atividade e realizações documentadas na publicação Cadernos das Comemorações de Centenário da República e da Bandeira aditados em parceria pela BIBLlEX/SENAI, do qual elaborou o significativo e histórico prefácio. O Bicentenário do Duque de Caxias no âmbito de sua Delegacia em Brasília, foi marcante, cabendo-lhe o expressivo e histórico prefácio da obra Caxias e a Unidade Nacional editada sob a égide da AHIMTB.

 

Capitão-de-Fragata CARLOS NORBERTO STUMPF BENTO 

Pelo apoio a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil como "webdesigner" e administrador do "site" desta Academia já beirando 30,000 visitas e pela elaboração das capas das seguintes obras editadas pela AHIMTB, História da 8ª Bda Inf Mtz - Brigada Manoel Marques de Souza 1°; 6ª Divisão do Exército – Divisão Voluntários da Pátria; 3ª Bda Cav Mec - Brigada Patrício Correia da Câmara; 6ª Bda Inf Bld - Brigada Niederauer; 2ª Bda C Mec - Brigada Charrua; Caxias e a Unidade Nacional; Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário; As Batalhas dos Guararapes - análise e descrição militar; Os 60 anos da AMAN em Resende e Amazônia Brasileira - Conquista, Consolidação, Manutenção - História Militar Terrestre da Amazônia. Por tudo foi titulado pela AHIMTB, como seu Grande Colaborador. Participou do Concurso de Sites sobre as Batalhas dos Guararapes, promovido pelo Exército, tendo obtido o 2° lugar.

 

Cel PMSP EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, da qual é seu acadêmico especial cadeira General Miguel Costa, o comandante da Coluna Miguel Costa/Prestes e não Coluna Prestes, além de ser Delegado da Delegacia Cel Pedro Dias Campos na PMSP, por ele instalada primorosamente na Associação de Oficiais da Reserva da Polícia Militar de São Paulo que presidiu por longo e profícuo período. Autor de várias obras sobre a História da Polícia Militar de São Paulo, onde sobressai seu livro Raízes do Espírito Militar Paulista que resgata a História das tropas de São Paulo de 1ª, 2ª e 3ª linhas e as que deram origem a Polícia Militar de São Paulo.

 

Professor FLAVIO A. DE OLIVEIRA CAMARGO

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e com trabalho intelectual intenso e valioso, a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil que o consagrou como seu acadêmico que inaugurou a cadeira General Emílio Fernandes de Souza Docca. Ao acadêmico Professor Flávio Camargo a AHIMTB está a dever a diagramação e edição das obras publicadas sob sua égide: Caxias e a Unidade Nacional; As Batalhas dos Guararapes - análise e descrição militar; Amazônia Brasileira ­Conquista, Consolidação, Manutenção (História Militar Terrestre da Amazônia) das quais é o autor das abas ou orelhas e, Os 175 anos da Batalha do Passo do Rosário, que prefaciou e desenhou a capa. São de sua lavra os desenhos das medalhas do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil.

 

Veterano da FEB JOSÉ CONRADO DE SOUZA

Pelo apoio, estímulo e apoio histórico e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil da qual é, como veterano da FEB, seu acadêmico emérito, cabendo-lhe como acadêmico inaugurar a cadeira Gen Bda Antônio Rocha Almeida, autor de preciosas obras de História Militar e o responsável pela pesquisa da notável galeria de comandantes da 3ª Região Militar. José Conrado de Souza é veterano da FEB e desde então atuou no meio civil sem esquecer e se orgulhar daquela Força da qual preside e lidera, de longa data, a seção de Veteranos da FEB em Porto Alegre onde mantêm unidos e coesos em torno de sua liderança os veteranos e familiares. Autor dos livros O Pracinha Conrado, O Museu da Campanha da FEB e acaba de prefaciar e reeditar a obra As Forças Armadas e a Marinha Mercante do Brasil na 2ª Guerra Mundial. É autor e patrocinador da idéia dos distintivos da Academia para seus membros usarem em seus automóveis e divulgarem.

 

Cel LUIZ ERNANI CAMINHA GIORGIS

Pelo apoio, estimulo, apoio histórico e com trabalho valioso e devoção notável, a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, na qual ocupa a cadeira General Antônio Rocha Almeida e as funções de 3° vice presidente e de seu Delegado da Delegacia General Rinaldo Pereira da Câmara no Rio Grande do Sul. A ele se deve a valiosa colaboração, como coordenador e revisor das obras sobre o Exército na Região Sul, publicadas sobre a égide da AHIMTB e parcerias como co-autor das obras 3ª Bda C Mec - Brigada Patrício Correa da Câmara; 8ª Bda Inf Mtz - Brigada Manoel Marques de Souza 1°; 6ª Bda Inf Bld - Brigada Cel Niederauer e mais prefácio de As Batalhas dos Guararapes - análise e descrição militar. A presença do Cel Caminha na conjuntura de martírio a que é submetida a historiografia Militar Terrestre do Brasil, pelas estratégias adversas alternadas de silêncio e deformação, geradoras de indiferença em áreas que deveriam a cultuar, têm sido uma esperança de melhores dias para a historiografia militar terrestre brasileira que a AHIMTB tem desenvolvido com tenacidade ultrapassando obstáculos que se apresentam em seu caminho.

 

Cel MANOEL SORIANO NETO

Pelo grande estímulo, solidariedade e apoio histórico notável a causa da Academia de História Militar Terrestre, para a qual tem colaborado com subsídios biográficos para levantar o perfil biográfico de antigos comandantes das Grandes Unidades para as obras editadas pela AHIMTB, como as 6ª DE - Divisão Voluntários da Pátria; 8ª Bda Inf Mtz - Brigada Manoel Marques de Souza 12; 3ª Bda C Mec ­Brigada Patrício Correia da Câmara; 6ª Bda Inf Mtz - Brigada Cel Niederauer; 2ª Bda C Mec - Brigada Charrua; História do CML e História da 3ª RM. Notável tem sido a atuação do Cel Soriano para reforçar o culto das Tradições no Exército instruindo ou sugerindo, criteriosamente, nomes expressivos para denominações históricas de unidades, com ênfase para unidades do Exército em Pernambuco, onde despertou, nos Guararapes, o espírito de Exército e da Nacionalidade Brasil Historiador atento a defesa dos interesses do Brasil na Amazônia sobre os quais alerta seus admiradores e ex cadetes que confiam em seus critérios. É um dos notáveis historiógrafos militares terrestres do Brasil contemporâneos.

 

Cel MANOEL SORIANO NETO

Pelo grande estímulo, solidariedade e apoio histórico notável a causa da Academia de História Militar Terrestre, para a qual tem colaborado com subsídios biográficos para levantar o perfil biográfico de antigos comandantes das Grandes Unidades para as obras editadas pela AHIMTB, como as 6ª DE - Divisão Voluntários da Pátria; 8ª Bda Inf Mtz - Brigada Manoel Marques de Souza 12; 3ª Bda C Mec ­Brigada Patrício Correia da Câmara; 6ª Bda Inf Mtz - Brigada Cel Niederauer; 2ª Bda C Mec - Brigada Charrua; História do CML e História da 3ª RM. Notável tem sido a atuação do Cel Soriano para reforçar o culto das Tradições no Exército instruindo ou sugerindo, criteriosamente, nomes expressivos para denominações históricas de unidades, com ênfase para unidades do Exército em Pernambuco, onde despertou, nos Guararapes, o espírito de Exército e da Nacionalidade Brasil Historiador atento a defesa dos interesses do Brasil na Amazônia sobre os quais alerta seus admiradores e ex cadetes que confiam em seus critérios. É um dos notáveis historiógrafos militares terrestres do Brasil contemporâneos.

 

Cel NILTON FREIXINHO 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil na qual inaugurou a cadeira que tem por patrono o "jovem turco" Cel Mário Clementino, o autor do primeiro editorial em 1913 da Revista A Defesa Nacional. Personagem esquecida que resgatou, de modo notável, sob a patina do tempo que encobria a sua útil vida e obra notável em prol do fortalecimento em seu tempo da Defesa Nacional Tem sido notável o estímulo do Cel Freixinho à Diretoria da Academia e o orgulho que manifesta em pertencer a seus quadros e a exaltar a sua importância. Historiador e pensador militar e político fecundo, acaba de enriquecer a bibliografia da História do Brasil, com repercussões em sua História Militar, as alentadas e valiosas obras de História crítica do Brasil: O Poder Permanente da História, apresentado por Austregésilo de Athayde "como original e do nível dos estudos que se fazem nos melhores centros universitários da Europa e EUA"; Brasil os Difíceis Caminhos da Integridade, que serve de modelo de História Militar crítica das lutas que o Brasil enfrentou para preservar a sua Integridade ao longo do processo histórico e 500 anos e, 500 anos depois de Gabriel Soares de Souza, um modelo de História crítica de estudo do passado, para entender o presente e projetar o futuro, no caso a ameaça do destino de grandeza Brasil pelo seu retardo econômico, tecnológico e industrial para enfrentar a cobiça manifestada por potências altamente industrializadas."

 

Gen Div PAULO CEZAR DE CASTRO 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil que integra como acadêmico ocupante da cadeira General Estevão Leitão de Carvalho, ex comandante da ECEME e cuja posse tive lugar nesta escola de Altos Estudos Militares, ao tempo em que a comandou. Ali aprovou plano de pesquisa com vistas às comemorações em 2005 do centenário desta Escola, além de haver convocado a AHIMTB para elaborar as seguintes publicações: Brasil Conflitos Externos, Brasil Lutas Externas, além de estudar separadamente estes eventos na Amazônia - o que deu origem obra Amazônia Brasileira - Conquista, Consolidação, Manutenção (História Militar Terrestre da Amazônia 1616-2003). Notável foi o seu empenho como Chefe da Diretoria de Ensino Assistêncial em introduzir nos Colégios Militares Clubes de História e a divulgar e comemorar como Comandante da 4ª RM / 4ª DE o Bicentenário de Caxias.

 

Gen RAIMUNDO MAXIMIANO NEGRÃO TORRES

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil da qual é acadêmico ocupante de cadeira Cel Genserico Vasconcellos, historiador militar crítico da Guerra contra Oribe e Rosas 1851/52 na ECEME, como seu instrutor ao tempo da Missão Militar Francesa nesta escola de Altos Estudos Militares e, além o seu Delegado da Delegacia Gen Luiz Carlos Pereira Tourinho no Paraná, onde tem colaborado no programa História do Exército na Região Sul ,ao fornecer subsídios sobre a História da 5ª RM/5ª DI, Heróis da Lapa e suas GU ,em desenvolvimento pela AHIMTB. O acadêmico tem sido uma voz coerente e respeitável em defesa da Contra Revolução de 1964 e suas conseqüências, dentro do critério de ser a História Verdade Justiça, movimento que de longa data vem sendo alvo de uma manipulação da História sem precedentes, com apoio consciente e inconsciente da Mídia em geral, salvo raras exceções e sem o direito de resposta para o desenvolvimento democrático um projeto Verdade que se impõe. Dentro deste contexto merece destaque sua obra recente O Fascínio dos Anos de Chumbo.

 

Cel WALTER ALBANO FRESSATTl

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico, financeiro e editorial na Revista da Sociedade de Amigos da 2ª Divisão de Exército (SASDE) da causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil da qual é acadêmico, ocupante da cadeira General Alfonso de Carvalho, autor de biografias sobre o Duque de Caxias e Barão do Rio Branco e editor da extinta revista Nação Armada. O Coronel Fressatti é o Delegado da Delegacia da AHIMTB General Bertoldo Klinger, jovem "turco" e um dos 13 fundadores de Revista A Defesa Nacional, há 91 anos. Ao Coronel Fressatti se deve a edição da expressiva Revista da SASDE já com 92 números onde ele registra o hoje das organizações militares da 2~ Divisão de Exército, que será a história do amanhã da mesma além de nela reservar um espaço para a divulgação da AHIMTB.

 

 

 


 

MEDALHA GRAU CAVALEIRO

 

Professor ADILSON CESAR 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico, editorial e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, como seu sócio correspondente e agora como seu acadêmico ocupante da cadeira Cel Diogo de Morais de Arouche Lara, paulista paulistano que foi o primeiro historiador militar terrestre do Brasil na condição de nação como Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarve. É além, o seu Delegado da Delegacia Aluízio de Almeida em Sorocaba, homenagem ao maior historiador militar da Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e Minas Gerais, pacificadas pelo Duque de Caxias, patrono da AHIMTB. No acadêmico Adilson César a História Militar Terrestre do Brasil tem sempre encontrado apoio e divulgação em publicações do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, que acaba de agraciar a AHIMTB com o Colar Cruz dos Alvarenga e dos Heróis Anônimos em cerimônia na AMAN.


Cel ALCEU VILELA PAIVA

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico, administrativo e financeiro a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, como presidente de seu Conselho Fiscal e como acadêmico ocupante de cadeira Professor General Liberato Bittencourt, inaugurada pelo falecido acadêmico Cel Geraldo Levasseur França o desenhista do Brasão da AHIMTB. No acadêmico Cel Alceu a AHIMTB encontrou sempre pronto apoio seu como engenheiro para melhor preparar a instalação de sua sede administrativa. Como Presidente do Conselho Fiscal tem prestado preciosa orientação a Diretoria Executiva. É de sua lavra a publicação da AHIMTB focalizando o Dr. Tácito Vianna Rodrigues, o maior resendense do século XX, que acompanhou a excursão do Cel José Pessoa ao Itatiaia em 7 de setembro de 1931, para de lá extrair uma pedra para servir de Pedra Fundamental da AMAN.

 

Ten Cel ANTONIO GONÇALVES DE MEIRA

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico, financeiro e de divulgação da causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, onde ocupa como acadêmico a cadeira Cel Neomil Portella Ferreira Alves o grande idealizador e editor do Mensário Letras em Marcha, lamentavelmente, desativado depois de sua morte. O acadêmico Antônio Gonçalves Meira presta excelentes serviços a divulgação da História Militar Terrestre do Brasil, através de seus escritos e muito apreciadas crônicas no Mensário Ombro a Ombro, por ele idealizado junto com o falecido editor do mesmo, o Cel Pedro Shirmer.

 

Sgt Ajudante (Portugal) ANTONIO ELEUTÉRIO SUCENA DO CARMO

Pelo estímulo, solidariedade notável e apoio histórico a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, como o seu primeiro correspondente estrangeiro e em Portugal. Ao Sargento Ajudante Antônio Eleutério do Exército de Portugal muito está a dever a História Militar Terrestre do Brasil pelos seus belos escritos sobre assuntos de nossas Forças Armadas publicadas em revistas militares de Portugal e França e em especial artigos sobre nossa Amazônia, assunto para o qual forneceu valiosos subsídios desconhecidos no Brasil, aproveitados pela obra editada pela AHIMTB, Amazônia Brasileira - Conquista, Consolidação, Manutenção (História Militar Terrestre da Amazônia 1616-2003). Revistas preciosas das quais manda exemplares a AHIMTB .além de livros de interesse da mesma.

 

Sub Ten ALVINO MELQUIDES BRUGALLI

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico, financeiro e de divulgação em Caxias do Sul, a partir do 3° Grupo de Artilharia Antiaérea - Grupo Conde de Caxias da causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil ,onde ocupa a cadeira especial Cel Art Arcy da Rocha Nóbrega, o primeiro comandante da citada unidade e do qual é biógrafo e também delegado da Delegacia da AHIMTB local Gen Morivalde Calvet Fagundes, autor de obra contemporânea notável sobre a Revolução Farroupilha. Alvino Brugalli é o historiador militar da Guarnição do Exército em Caxias do Sul, com valiosos livros editados e prestou valioso concurso para tornar realidade a confecção da Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre, em Caxias do Sul.

 

Engenheiro CHRISTOVÃO A VILA PIRES JUNIOR

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e, de trabalho prestado a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, onde ocupa a cadeira Gen Francisco de Paula Azevedo Pondé, grande historiador militar terrestre brasileiro da área da Indústria Bélica. Cadeira que divide com seu filho, na condição de acadêmico Luis Felipe de Avila, descendentes do Barão da Torre(de Garcia D‘ Avila). Christovão tem sido o diligente coordenador da Delegacia da AHIMTB no Rio de Janeiro Marechal João Batista de Mattos e atualmente é o seu Delegado. Notável tem sido a sua contribuição a História Militar Terrestre do Brasil com seus estudos e divulgação da História da Torre de Garcia D' Ávila na Bahia, berço de seus heróicos ancestrais.

 

JOSÉ EBER BENTIN DA SILVA

Pelo estímulo, solidariedade e apoio em subsídios históricos, a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil da qual é seu correspondente em Campo Grande- MS, onde integra a Delegacia da AHIMTB Gen Méd João Severiano da Fonseca, autor de notáveis trabalhos históricos sobre a História de Mato Grosso. José Eber tem desenvolvido notável obra de instalação de museus e salas históricas em unidade do Exército no Rio Grande do Sul, como o demonstra seu rico currículo. Tem colaborado muito com subsídios no desenvolvimento pela AHIMTB na História da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Charrua, e possui bom arquivo bibliográfico sobre História Militar do Rio Grande do Sul.

 

Cel JOSÉ SPANGENBERG CHAVES 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio moral, histórico, financeiro e com subsídios históricos de valor ,a causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil onde ocupa a cadeira Cel Jonathas Rego Monteiro, consagrado historiador militar terrestre brasileiro que organizou o Arquivo do Exército e hoje Arquivo Histórico do Exército, e autor dos clássicos: A Colônia do Sacramento, Dominação Espanhola do Rio Grande do Sul e As primeiras reduções jesuíticas no Rio Grande do Sul, etc. O Cel Spangemberg tem sido um estimulador da Diretoria Executiva da AHIMTB e foi co-autor com o Presidente da AHIMTB, do artigo" A importância da História Militar Crítica no desenvolvimento da Doutrina do Exército dos EUA" na antiga Revista de Cultura Militar do Estado- Maior do Exército no 2° semestre de 1972.

 

Cel LUIZ CARLOS CARNEIRO DE PAULA 

Pelo estímulo, solidariedade e apoio histórico e de divulgação da causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil da qual é acadêmico ocupante da cadeira General Flamarion Barreto, o grande mestre de História Militar de várias gerações que cursaram a Escola de Comando e Estado- Maior do Exército. O acadêmico Cel Carneiro tem sempre assistido a Academia com valiosos e inteligentes subsídios. Atualmente, como editor das revistas do Exército e A Defesa Nacional tem abrigado a colaboração da AHIMTB, seguindo uma tradição que deixou saudades do Cel Virgílio da Veiga. De longa igual que seu patrono de cadeira o General Flamarion o acadêmico coronel Carneiro contribui no Clube Militar na preparação de candidatos a concurso a Escola de Estado- Maior. do Exército.

 

MARCELO PEIXOTO DA SILVA 

Pelo estímulo, notável solidariedade e apoio histórico, financeiro e administrativo à causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, da qual é seu acadêmico da cadeira especial Ten Cel José de Mirales, espanhol, considerado o primeiro historiador militar do Brasil. Marcelo integra a Comissão de Concessão de Medalhas da AHIMTB para a qual contribuiu com projetos de medalhas estudadas e considerados pela Comissão. A ele se deve a elaboração da Bandeira da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, exposta pela primeira vez no Clube Militar no lançamento pela AHIMTB da obra Caxias e a Unidade Nacional.

 

Sub Ten OSORIO SANTANA FIGUEIREDO

Pelo estímulo, solidariedade e apoio financeiro e histórico à causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, da qual é acadêmico ocupante da cadeira General João Borges, autor dos clássicos de História Militar Terrestre do Brasil: Brigadeiro José da Silva Paes e a fundação do Rio Grande, O Povoamento do Rio Grande do Sul e Cristóvão Pereira etc. Osório Santana Figueiredo foi parceiro na obra editada pela AHIMTB 6ª Divisão Voluntários da Pátria, ao nela publicar síntese de todos estes Corpos de Voluntários da Pátria e autor das abas ou orelhas da História da 3ª Bda C Mec - Brigada Patrício Correia Câmara. É autor das obras A Caserna de Bravos, São Gabriel- A Terra dos Marechais, São Gabriel desde o Princípio, de interesse da História Militar Terrestre: e Caxias, no Bicentenário de Caxias e sob a égide da AHIMTB.

 

Cel PAULO AYRTON DE ARAUJO

Pelo estímulo, solidariedade e apoio financeiro e histórico que lhe é possível, por circunstâncias familiares,na causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, como seu acadêmico ocupante da cadeira Marechal Tristão Alencar de Araripe, historiador militar terrestre contemporâneo e amigo do Gen Augusto Tasso Fragoso de quem é biógrafo e ex-comandante da ECEME, além de Delegado da AHIMTB, na Delegacia Cel José Aurélio da Câmara, historiador militar cearense e inclusive do heróico General Tibúrcio e da Escola Militar do Ceará. Paulo Ayrton presidiu o Instituto Histórico e Geográfico do Ceará onde em sua revista sempre acolheu e divulgou trabalhos de História Militar Terrestre.

 

Cel RUY DUARTE

Pelo estímulo, solidariedade e divulgação da causa da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, depois de curto período como seu correspondente no Palácio Duque de Caxias e agora como acadêmico ocupante da cadeira General Waldemiro Pimentel, inaugurada pelo acadêmico emérito Cel Jardro Alcântara Avellar. O Cel Ruy Duarte edita há mais de 15 anos a Coluna Polainas e Charlateira do mensário Ombro a Ombro e agora também no Jornal do Grupo Inconfidência, onde divulga sua coluna social da família militar brasileira e registra fatos de relevo da atividade militar terrestre do Brasil que se constituirá a História do Amanhã e suas conseqüências, além de preciosa fonte histórica a concorrer com seus subsídios ao desenvolvimento de História Militar do Brasil.


 

Confraternização após a cerimônia.