A MEMÓRIA MILITAR EM FOCO

Cel Cláudio Moreira Bento

Presidente da AHIMTB

            

 
A figura acima ilustra
os 7 números da Coleção “Causos”, Crônicas e Outras... - Historietas Militares.

 

        Até pouco tempo a divulgação coletiva da Memória do Exército era restrita as revistas do Exército, Defesa Nacional, do Clube Militar, etc. que possuíam limites de espaço disponíveis.

            Em 1972 o Estado-Maior do Exército, através de sua Comissão de História (CHEB) publicou a obra coletiva História do Exército Brasileiro – Perfil Militar de um Povo, fruto de pesquisas de 99 alunos da Escola de Estado-Maior do Exército e que foram revisadas e consolidadas por 26 historiadores convidados. A nós foi confiado o capítulo Guerras Holandesas, com historiador adjunto da Presidência da CHEB o Cel. Francisco Ruas Santos.

            Hoje se dispõe, com a revolução da Informática, de condições ideais para a divulgação coletiva, por crescente número de integrantes do Exército, da Memória da Instituição.

            Como novidade mais exemplar é o Projeto Memória Oral do Exército que colheu a memória de grande número de depoentes e que foram divulgadas através da Biblioteca do Exército: A Memória Oral da FEB, a da Contra-Revolução Democrática de 1964 e a do Projeto Rondon, integrando informações importantes que poderiam se perder e essências para o historiador do futuro, como contraditório a interpretações ideológicas adversas dominantes. Projeto sob a Coordenação Geral do Gen Aricildes de Morais Motta e coordenado pelo acadêmico da AHIMTB Gen Geraldo Luiz Nery da Silva.

            Outra vertente tem sido o Projeto História do Exército na Região Sul, que temos desenvolvido desde 1994, resgatando as histórias das grandes Unidades da área e nelas a história das mesmas, a síntese de seus comandantes e as histórias de suas OM pela da Academia de História Militar Terrestre (AHIMTB) e agora com o reforço do Instituto de História e Tradições do RGS. E já foram editados cerca de 17 livros. Esperamos que um dia este projeto se estenda a todas as GU do Exército.

            E têm surgido várias revistas  e informativos de OM bem ilustrados onde destaco a Revista da  SASDE como exemplo. Ela  vem atuando faz 16 anos sob a firme e persistente atuação do acadêmico da AHIMTB e Presidente da SASDE, o Cel Walter Albano Fressatti. Revista que registra o hoje da história da 2ª Divisão de Exército de amanhã.

            E têm surgido sites diversos abordando e divulgando a memória militar do Exército, ultrapassando a barreira imposta, inconscientemente ou conscientemente pela Mídia Nacional. Entre eles destaco os sites www.ahimtb.org e o www.militar.com.br.

            Neste conjunto quero destacar o surgimento faz 7 anos da Coleção Memória Militar – “Causos”, Crônicas e Outras...- Historietas Militares, já no seu 7º número e que cresce a cada ano que passa.

            Coleção Militar fruto do elogiável esforço de uma benemérita equipe que constitui o seu Conselho Editorial e integrado pelos coronéis José de Alencar Dantas do Amaral – Presidente, Carlos Alberto dos Santos Abel – Editor, Edmundo de Trigo Cecílio, José Luiz Araújo Soares, Murillo Gurjão, Rodolfo H. Donner e Walter Gomes de Brito Fernandes. A maior parte integrante da Turma Aspirante Mega da AMAN a que também pertenço.

Já colaboraram com valiosos “causos, crônicas e outras” mais de 120 oficiais que enfrentaram segundo Fernando Sabino, na idéia de seu presidente Coronel Amaral o obstáculo de “enfrentar o papel em branco tentando realizar suas vocações, o que é um risco, uma aventura que o escritor se mete”.

O Conselheiro Cel Edmundo de Trigo Cecílio invoca o poeta Oscar Wilde que dizia: “A memória é um diário que todos carregamos conosco”.

A citada Coleção exorta militares do Exército para nela dividirem  as suas memórias com os demais que apreciam o prazer de recordar a vida para a alegria dos leitores, em número crescente, da Coleção Memória Militar. Pois creio que recordar é viver.

E assim procedendo cada cronista está contribuindo para preservar, enriquecer, cultuar, divulgar a História, as Tradições e os Valores morais, culturais e históricos do nosso Exército em acordo com o seu objetivo atual nº 1.

“Pesquisar, preservar, cultuar e divulgar a História, as Tradições e os Valores morais, culturais e Históricos do Exército.”

Uma grande obra de Memória Militar coletiva que acaba de ser lançada é A Guerra dos Gaúchos que conta a história dos conflitos armados no Rio Grande do Sul. Organizada pelo historiador Gunter Axt que conta com a colaboração de 27 historiadores, sendo que dela participam seis historiadores da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) citados em ordem alfabética: Ten Cel Antonio Gonçalves Meira, César Pires Machado, o autor, o  Almirante Hélio Leôncio Martins, o Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis e Miguel do Espírito Santo. É uma obra de peso, com 514 páginas, em papel coche e fartamente ilustrada que está sendo vendida por R$ 135,00 cada Porto Alegre e patrocinada pela Gerdau, Ipiranga, BRDE e Lei de Incentivo a Cultura.

Hoje a Fundação Cultural do Exército dispõe em seu site de uma Antologia Militar onde a produção da AHIMTB está presente com levantamento levado a efeito pelo Cel Cândido Nunes da Silva Filho. Antologia que reúne a vasta bibliografia de obras de interesse do Exército, que se constitui um valioso Instrumento de Trabalho do historiador do Exército.