PALAVRAS FINAIS NA SESSÃO COMEMORATIVA DO 10 º ANIVERSÀRIO DA AHIMTB
NA INSTALAÇÃO DA SUA DELEGACIA GEN EDMUNDO DE MACEDO SORAES E SILVA EM VOLTA REDONDA E REGIÃO, EM 8 DE MAI DE 2006

Cel Cláudio Moreira Bento
Presidente da AHIMTB

 

Hoje, depois de 10 anos de fundada, a Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) comemorou o seu 10º aniversário em Volta Redonda ,a Cidade do Aço, em cerimônia de instalação de sua Delegacia Gen Edmundo de Macedo Soares e Silva ,este já Patrono da cadeira em nossa Academia e o responsável técnico, salvo melhor juízo, pela construção e instalação da antiga Companhia Siderúrgica Nacional. Usina que veio a se constituir em ponto de inflexão do Brasil agrícola monocultor para um Brasil Industrial e, em última análise, como a mãe da industrialização do Brasil . Usina ao que sabemos conseguida com os EUA em troco de nossa seção de bases aéreas no Amapá, em Belém e em Natal para tornar possível o salto da Vitória dos Estados Unidos, da América, para a África e dali passara para a Europa e ali eliminar a ameaça nazi facista e assegurar assim a Liberdade e Democracia Mundial. Contribuição esta estratégica fundamental do Brasil para a Vitória Aliada na 2ª Guerra Mundial, que hoje aqui se comemorou 61 anos
Convivemos largo tempo com o General Edmundo como confrades historiadores nos Institutos Histórico e Geográfico Brasileiro e no de História e Geografia Militar do Brasil de que ele foi presidente e fui seu auxiliar e com ele mantendo conversas enriquecedoras .Recordo que certa feita deixei meu gorro em sua mesa .E ao retornar observei ele pensativo e como o meu gorro na cabeça e ao ver-me falou .Oh que saudades do meu tempo de coronel na CSM!. Sua última aparição pública foi em 1988 no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro onde presidiu seção de que eu era o orador, tendo como tema O Exército e a Abolição. Lembro que ao Gen Edmundo cruzar por um grupo com quem eu palestrava, mencionei com convicção ,Vocês conhecem um monumento ambulante? . Face a resposta negativa apontei para o Gen Edmundo e falei ! Ali vai um monumento andante!. Mais tarde conversei com ele na época de incidentes aqui em Volta Redonda que inclusive jogaram o seu busto no chão. Ele ficou muito chocado e triste e não entendeu a razão. Ao falecer fui o único a comparecer no cemitério fardado como coronel do Exército, fato de que muito orgulho. Preocupado com o silêncio que tem cercado a sua grande obra para o desenvolvimento nacional, produzimos uma plaqueta intitulada O centenário do Gen Edmundo Macedo Soares e Silva 1901/1989 (O pai da moderna siderurgia do Brasil, com a construção da CSN em Volta Redonda de 1941/46 ).E a nossa Academia de História Militar a publicou em 17 de julho de 2001 . no aniversario desta Cidade do Aço. Trabalho que também foi publicado no Noticiário do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Felicito o nosso Delegado Cel Mauro César Consentino pela magnífica apresentação da vida e obra do patrono desta Delegacia Gen Edmundo de Macedo Soares e Silva . Delegacia que passará a dividir junto com a ANFEB estas magníficas instalações cedidas pela Prefeitura de Volta Redonda . Cidade cuja construção e progresso muito a esta a dever a um dos maiores brasileiros de sua geração, o Gen Edmundo de Macedo Soares e Silva. Confirmar e obra de simples verificação e raciocínio .
Lembro que o General Macedo Soares como tenente instrutor do Curso de Engenharia da Escola Militar do Realengo participou ali da Revolução de 1922. Em decorrência foi preso e remetido para ilha grande em improvisado presídio ao lado da vila de Abrão , cujas ruínas ali permanecem .De lá conseguiu fugir e esconder-se defronte o Palácio do Catete. Dali conseguiu fugir para a Europa..E lá estudou Metalurgia bem como observou na Itália uma fabrica de granadas de Artilharia. Estes seus conhecimentos foram providenciais para o Brasil e para o Exército. Aqui ele recebeu do governo do Presidente Getúlio Vargas a estratégica missão de construir e de tornar realidade a cidade e a usina siderúrgica de Volta Redonda e para o Exército ele construiu e dirigiu a moderna fábrica de granadas de Artilharia no Andaraí.
Agradecemos o apoio dado a esta iniciativa pelo sr Prefeito de Volta Redonda Dr COTHARDO LOPES NETTO e o Cel NELCY PEREIRA GUIMARÃES nosso Delegado de Honra,dos quais esperamos como ato de justiça na voz da História que juntos em apoio ano nosso Delegado Cel Mauro César Consentino dividam a honrosa missão cívica de dar continuidade aos alevantados objetivos da Delegacia Gen Edmundo Macedo Soares e Silva e esta ao culto e divulgação de sua imortal obra relacionada com a cidade Volta Redonda.


Cel Cláudio Moreira Bento
Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil

Volta Redonda, 8 de maio de 2006