RELATÓRIO ATIVIDADES CEL CLAUDIO MOREIRA BENTO NO RIO GRANDE COMO PRESIDENTE DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA E TRADIÇÕES DO RGS E DA ACADEMIA CANGUÇUENSE DE HISTÓRIA (PERÍODO 19 A 17/SETEMBRO)

 

Dia 10, em Canguçu – No Clube Harmonia presidiu sessão da Academia Canguçuense de História (ACANDHIS) comemorativa de seu 17º aniversário que foi registrada em Ata da ACANDHIS pela sua secretária. Professora Alliete Martins Ribeiro. Leitura precedida de momento espiritual realizada pela acadêmica Irmã Cecília Rigo apresentado carta chamada Desiderata , que preparou os espírito para as evocações que se seguiram.

Seqüência:

 

  1. Criação da Comenda do Cerro da Liberdade (justificativas, regulamento, comissão de outorga e recebimento da 1ª Comenda e leitura de poesia sobre o Cerro da Liberdade de Marlene Barbosa Coelho, pela confreira prof Èlida de Àvila Canez com a ajuda da acadêmica Irmã Cecília Rigo
  2.  

  3. Comemoração do centenário de falecimento do Ten Cel GN Leão Silveira Terres, intendente de Canguçu, com expressiva presença de familiares. Falou representante da família.
  4.  

  5. Homenagem póstuma ao Dr. Gastão Duarte Pureza, dentista canguçuense de grande projeção nacional.
  6.  

  7. Homenagem póstuma a Waldemar Frederico Bosembecker, filho de coração d Canguçu.
  8. Os discursos foram guardados nos Arquivo da ACANDHIS

     

  9. Condecoração com a Medalha do Mérito Farroupilha do IHTRGS os seguintes tradicionalistas, com justificativas lidas e arquivadas na documentação da seção.
  10. Aramado Eciquo Peres

    Cairo Moreira Moreira

     

  11. Almoço de confraternização do ACANDHIS com descendentes familiares do Ten Cel Leão Silveira Terres

 

7- Na Casa da Cultura inauguração de placa alusiva aos 100 anos da morte do Ten Cel Leão Silveira Terres, oportunidade em que mencionamos aos professores presentes que o Dr Walter Jobim que visitara Canguçu, como governador, havia sido aluno do canguçuense e patrono de cadeira na ACANDHIS, professor André Leão Puente . E que de Walter Jobim e de seus colegas reconhecidos de seu valor, recebera um busto na praça da Matriz em Porto Alegre o que nos motivara a elaborar no Diario Popular artigo Um canguçuense na praça da Matriz em 4 abr 1972.

 

Dias 12 e 13 em Pelotas – Visita a familiares e ao Museu da Baronesa guiado pelo historiador Flavo Azambuja Kremer acadêmico da ACANDHIS e entrevista a jornalista do Diárío Popular sobre a Revolução Farroupilha

 

Dia 14 de setembro – Em Rio Grande no 6º GAC Marques de Tamandaré às 14 horas Sessão da AHIMTB que obedeceu a seguinte seqüência.

 

  1. Apresentação de nosso arquivo de slides e fotos relacionados com a fundação de Rio Grande, sua dominação por espanhóis de 1763/1776 e sua expulsão em 1776, com vistas a uma exposição local de posters, para divulgação escolar e popular do evento
  2.  

  3. Posse do Dr. João Marinônio Carneiro Lajes como correspondente da AHIMTB e membro da IHTRGS, sendo recebido pelo TC Augusto César de Oliveira, delegado de Honra da delegacia local da AHIMTB e comandante do 6º GAC e que vem realizando naquela unidade obra notável e estreitando os laços com a comunidade riograndina ..
  4.  

  5. Condecoração com a Medalha do Mérito Farroupilha, com leitura das respectivas justificativas, com ênfase no trabalho do Dr Marinônio de coleta e preservação de fontes históricas sobre a Revolução Farroupilha na Biblioteca Rio Grandense e Flávio no Armazém Literário Cel Cláudio Moreira Bento em Pelotas.

- Dr. João Marinônio Carneiro Lajes (Biblioteca Sul Grandense).

- Flávio Azambuja Kremer (hoje o maior historiador vivo da cidade de Pelotas).

 

O TC Augusto César levou o Cel Bento ao Cassino para almoço e jantar em 14 set, com oficiais comandantes da 6ª DE , 2 Bda C Mec , 8 Bda Inf Mtz , AD/6 e Brigada Anti Aérea presentes aos exercícios de tiro Anti Aéreo pelo Grupo Conde e Caxias de Caxias do Sul E a noite o Cel Bento foi hospedado numa pousada, cedida ao 6º GAC.Foi uma dia e noites de muita chuva.

 

No dia 15 de setembro – pela manhã, o Cel Bento teve frustrado mais uma vez o seu objetivo de visitar o Museu da Cidade do Rio Grande que estava fechado para reformas.

Visitou então o Atelier do escultor Jobbe para conhecer o seu projeto de estátua eqüestre do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, que havia sido encomendado por um Prefeito que veio a falecer.

O Cel Bento em solidariedade ao escultor enviou ao TC Augusto César para arquivo na Delegacia de Rio Grande, para o Sr. Gobbe e para o novo Delegado Dr. João Lajes seu trabalho sobre Pinto Bandeira publicado na sua História do Comando Militar do Sul.

Ao meio dia o Cel Bento viajou de ônibus para Porto Alegre, onde se hospedou no Hotel da GBOEx e tomava café no HOT/3ª RM, que estava lotado .

 

Dia 16 de setembro em Porto Alegre – pela manhã, visitou os comandantes da 6ª DE, 3ª RM e CMS dizendo dos planos que a AHIMTB estava desenvolvendo e que a passagem aérea havia sido paga por ele.

Ao final da manhã realizou sessão de condecorações e diplomação no Salão Nobre do CMPA.

E Pelotas O Diario Popular publicava seu artigo de página inteira abordando a participação do Exército na eclosão da Revolução Farroupilha através das seguintes unidades do Exército que guarneciam a província. Fato inédito até então não abordado

 

 

 

 

 

Dia 17 de setembro – pela manhã visita a familiares e também foi visitado pelo acadêmico Flávio Camargo sobre assuntos da AHIMTB., com o qual foi acertada a posse como acadêmico do professor Paulo Fagundes Vicentini, professor de Relações Internacionais na cadeira Barão do Rio Branco , sendo o professor Flávio solicitado a fazer a oração para o receber .

A tarde foi transportado ao Aeroporto pelo acadêmico Dr. Eduardo Cunha Muller que consultou a possibilidade da AHIMTB colocar o seu brasão em duas obras a serem lançadas e mesmo prefaciá-las. E mais considerar para a Medalha do Mérito Farroupilha dois propostos seus

 

 

Cel Cláudio Moreira Bento

Presidente das AHIMTB,ACANDHIS e IHTRGS